Sexta-feira 10 Shawwal 1445 - 19 Abril 2024
Portuguese

O sangramento pós-parto (nifaas) parou, depois ela viu algumas gotas de sangue; qual o parecer sobre seu jejum neste caso

Pergunta

Tive bebê no mês de Sha’baan, depois fiquei doente, e o sangue do nifaas durou apenas três dias, então parou, portanto fiz ghusl e rezei. Não veio sangue até o final de Sha’baan e o início do Ramadan, e após uma semana de Ramadan o médico me prescreveu um antibiótico, de forma que eu estava jejuando, mas não havia sangue algum durante o dia; apenas algumas gotas apareceram antes do Maghrib. E assim foi durante o resto do mês de Ramadan e eu não sabia se estava ou não purificada, mas jejuei todo o mês. Devo ou não repetir o jejum?

Texto da resposta

Todos os louvores são para Allah.

Em primeiro lugar:

Não existe duração mínima para o nifaas. Se o nifaas (sangramento pós-parto) da mulher termina depois que ela deu à luz, mesmo depois de poucos dias, ela então deve fazer o ghusl, rezar e jejuar.

O Shaikh Ibn ‘Uthaimin (que Allah tenha misericórdia dele) disse:

Quando uma mulher torna-se pura [ou seja, o sangramento para], mesmo que seja apenas um dia ou poucos dias depois de dar à luz, ela, então, está taahira (pura) e deve rezar; seu jejum é válido e é permitido que seu marido tenha relações sexuais com ela.

Fim da citação de Fataawa Nur ‘aala ad-Darb de Ibn ‘Uthaimin.

Pode ser determinado se uma mulher se tornou pura – após menstruação ou nifaas (sangramento pós-parto) – por um dos dois sinais:

1. Emissão da descarga branca.

2. Secura completa, de modo que não haja vestígios de sangue ou corrimento amarelado ou acastanhado.

Estas poucas gotas de sangue que apareceram depois de se tornar totalmente pura do nifaas não são consideradas como parte dele. Com base nisso, a mulher deve orar e jejuar nesse caso.

Em Fataawa al-Lajnah ad-Daa'imah (vol. 2, 4/259), diz:

Sua esposa deu à luz no nono dia do Ramadan, e nove dias após o parto a hemorragia parou, então ela fez ghusl e começou a orar e jejuar, mas percebeu quando chegou a noite que, havia algumas gotas de sangue, mas não viu nada assim durante o dia. Qual é o parecer sobre isso e sua oração e jejum são válidos?

Resposta: Se esta mulher viu uma completa cessação do sangramento ou a secreção branca, então a oração e o jejum são válidos, porque ela está sob a mesma regra que as mulheres que estão taahira (puras, ou seja, não estão menstruando ou sangrando do pós-parto). O que ela vê de algumas gotas de sangue durante a noite não é considerado como nifaas e não é descrito como sangue, por isso não está sob o parecer do nifaas. Fim da citação.

Shaikh Ibn 'Uthaimin (que Allah tenha misericórdia dele) foi perguntado:

Há uma mulher que, depois de dois meses de nifaas e depois de ficar pura, começou a encontrar algumas pequenas gotas de sangue. Ela deve parar de jejuar e de rezar? Ou o que ela deveria fazer?

Resposta: Se esta mulher se tornou pura e definitivamente viu o tuhr indicando que a menstruação ou nifaas tinham terminado – refiro-me à emissão da secreção branca, que é bem conhecida pelas mulheres – então, qualquer coisa que apareça depois do tuhr, de corrimento amarronzado ou amarelado , ou manchas de sangue, ou umidade, nada disso é menstruação, por isso não a impede de rezar e de jejuar, e isso não impede que o marido tenha relações sexuais com sua esposa, porque não é menstruação. Umm At Atiyyah disse: Nós costumávamos considerar a secreção amarelada e acastanhada como não tendo qualquer significado. Narrado por al-Bukhari. Abu Dawud acrescentou: …depois do tuhr. Seu isnad é sahih.

Com base nisso, dizemos: qualquer coisa daquela natureza que aconteça depois que o tuhr ocorreu definitivamente não importa, e não impede a mulher de orar, jejuar ou ter intimidade com o marido. Mas ela não deve se apressar até ver o tuhr, porque em algumas mulheres, quando o sangramento para, correm para fazer ghusl antes de ver o tuhr. Por isso, as mulheres dos Sahaabah mandavam seus pedaços de tecido – quer dizer, o algodão em que havia sangue – para Umm al-Mu'minin 'Aisha (que Allah esteja satisfeito com ela), e ela dizia àquelas: não vos apresseis, até que vejais a descarga branca. Fim da citação.

E Allah sabe melhor.

A Fonte: Islam Q&A