Todos os louvores são para Allah.
Enganar o cliente e dizer a ele que o preço do item é de cinquenta reais, e que o preço foi reduzido para trinta por razão de uma ocasião especial, como o Eid, por exemplo, embora não tenha havido redução alguma, é claramente uma mentira.
Mentir é haram, e é ainda pior no caso de vendas. Não há nada de bom em qualquer lucro que o vendedor obtenha mentindo, e isso trará muito prejuízo para quem faz isso, esteja ele ciente disso ou não.
Se a advertência contra mentir ao vender afirmasse apenas que apaga a bênção [da transação], isso seria suficiente.
Foi narrado de Hakim ibn Hizam (que Allah esteja satisfeito com ele): O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “As duas partes em uma transação têm a opção (de cancelá-la) até que deixem o local. Se as pessoas forem honestas e revelarem quaisquer defeitos, sua transação será abençoada para elas, mas se elas esconderem defeitos e mentirem, a bênção será apagada”. Narrado por al-Bukhari (1973) e Muslim (1532).
Honestidade e transparência estão entre os meios mais importantes de trazer bênção em provisão e riqueza, e a mentira e ocultação de defeitos estão entre as maiores causas da remoção da bênção e da perda.
Se o vendedor não gosta disso para si mesmo, então como ele pode gostar disso para seus irmãos muçulmanos? Isso indica que ele está com a fé em falta. O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Nenhum de vós realmente crê até que ame para seu irmão o que ama para si mesmo.” Narrado por al-Bukhari (13) e Muslim (45).
E ele (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Quem quiser ser libertado do Inferno e entrar no Paraíso, que morra crendo em Allah e no Último Dia, e que trate as pessoas como gostaria de ser tratado.” Narrado por Muslim (1844).
Portanto, quem faz isso que se acautele, pois o castigo de Allah, Exaltado seja, lhe aguarda.
E Allah sabe mais.