Terça-feira 3 Shawwal 1441 - 26 Maio 2020
Portuguese

A virtude de dizer tasbih cem vezes todos os dias

Pergunta

Quão sólido é o hadith, segundo o qual o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Algum dentre vós é incapaz de ganhar mil hasanaat [boas ações] todos os dias?” Um dos que estavam sentados com ele perguntou: “Como é que um de nós ganharia mil hasanaat?” Ele respondeu: “Ao dizer cem tasbih (frases que glorificam Allah); mil hasanaat serão registradas para ele, ou mil pecados serão apagados de seu registro.” Segundo outro relato: “... mil hasanaat serão registradas para ele, ou mil más ações serão apagadas de seu registro.” Se uma pessoa fizer mais, a recompensa será aumentada, o que significa que se uma pessoa repetir tasbih mil vezes, dez mil hasanaat serão registradas para ela?

Texto da resposta

Todos os louvores são para Allah.

O hadith mencionado é sahih; foi narrado por Muslim em seu Sahih (2698) de Mus'ab ibn Sa'd ibn Abi Waqqaas: Meu pai me disse: Estávamos com o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) e ele disse: “É muito difícil para qualquer um de vós ganhar mil hasanaat (boas ações) todos os dias?” Um daqueles que estavam sentados com ele perguntou-lhe: “Como um de nós poderia ganhar mil hasanaat?” Ele disse: "Se disser cem tasbih, mil hasanaat serão registradas para ele, ou mil más ações serão apagadas para ele."

An-Nawawi disse em al-Adhkaar (p. 53): O imam al-Haafiz Abu 'Abdillah al-Humaidi disse: É assim que aparece no livro do Muslim em todos os relatos: “ou mil más ações serão apagadas para ele.” Al-Barqaani disse: Foi narrado por Shu'bah, Abu 'Awaanah e Yahia al-Qattaan, através de Mussa, em Muslim; eles disseram: "e mil más ações serão apagadas para ele". Fim da citação.

'Abdullah ibn Ahmad ibn Hanbal disse: Meu pai disse: Ibn Numair também disse: "ou mil más ações serão apagadas para ele." Ya'laa também disse: "ou mil más ações serão apagadas para ele." Consulte: Musnad Ahmad, edição ar-Risaalah (3/133).

At-Tirmidhi narrou como “e mil más ações serão apagadas para ele” e disse: [Isto é] hasan sahih.

Al-Qaari disse em Mirqaat al-Mafaatih (4/1594): Porque uma boa ação traz uma recompensa dez vezes maior, e esta é a multiplicação mínima prometida no Alcorão, nos seguintes versículos (interpretação do significado):

"Quem chega com a boa ação terá dez vezes seu equivalente"

[al-An’am 6:160]

"E Allah multiplica a recompensa a quem quer"

[al-Baqarah 2:261].

Boas ações feitas no Haram [Makkah] trazem uma recompensa de cem mil vezes. "Ou mil más ações serão apagadas para ele", menor ou maior esta recompensa, não importa, isto está sujeito à vontade de Allah, exaltado seja. Fim da citação.

Com base nisso, quem recitar tasbih mais de cem vezes também receberá uma recompensa múltipla por qualquer ação extra que praticar, porque cada boa ação traz uma recompensa dez vezes maior. Portanto, quem glorificar a Allah mil vezes alcançará dez mil hasanaat, e assim por diante. A generosidade de Allah é imensa.

Semelhante a este hadith é o relato narrado por al-Bukhari (3293) e Muslim (2691) de Abu Hurairah (que Allah esteja satisfeito com ele), segundo o qual o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Quem quer que diga: 'Laa ilaaha ill-Allah wahdahu laa sharika lah, lahu'l-mulk wa lahu'l-hamd wa huwa 'ala kulli shai'in qadir’ (Não existe divindade senão Allah, sozinho, sem parceiro ou associado, d’Ele é o domínio, para Ele o louvor e Ele tem poder sobre todas as coisas), cem vezes em um dia, será o equivalente a libertar dez escravos, e cem boas ações serão registradas para ele, e cem más ações serão apagadas para ele, e lhe servirá de proteção contra shaitan durante todo o dia até a noite chegar, e ninguém fará nada melhor do que o que ele fez, exceto alguém que faça além disso.”

Muslim (2692) também narrou que Abu Hurairah disse: O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Quem diz pela manhã e à noite: 'Subhaan Allaah wa bi hamdihi’ (Glória e louvor para Allah), cem vezes, ninguém chegará no Dia da Ressurreição com nada melhor do que o que ele fez, exceto alguém que tenha dito algo parecido, ou mais do que isso.”

Assim, ele afirmou que quem faz mais do que isso tem feito melhor do que aquele que se limitou a cem vezes, desta forma, pode-se recitar esse dhikr duzentas vezes por dia, ou trezentas vezes, ou o que Allah quiser para este Seu servo. Quem fizer mais, o que está com Allah (quanto à recompensa) será maior, e a recompensa de Allah é imensa.

Para mais informações, consulte a resposta à pergunta nº 220345.

E Allah sabe melhor.

Enviar comentário