Todos os louvores são para Allah.
Essas são coisas que uma pessoa geralmente enfrenta quando procura chamar os outros para o bem. Aquele que quer chamar as pessoas para Allah e ensiná-las o bem deve se esforçar para ser paciente e gentil e seguir o caminho da sabedoria.
Se alguns desses colegas querem aprender, e outros não, então o que se deve fazer é persistir em apresentar suas lições àqueles que querem aprender, e que não parem de praticar o bem.
Mas, se você perceber que alguns deles são invejosos ou despeitados, então o que é apropriado para o professor do bem é ser paciente e ignorar a ignorância deles, como é característico dos servos do Misericordioso.
Allah, exaltado seja, diz (interpretação do significado): E os servos dO Misericordioso são os que andam, mansamente, sobre a terra, e, quando os ignorantes se dirigem a eles, dizem: "salam!" "Paz!" [al-Furqan 25:63].
E você deve responder aos maus tratos com gentileza; talvez isso mude o que está em seus corações e frustrará os esquemas do Shaitan e seus esforços para enganar as pessoas.
Mas se todos rejeitarem suas exortações, então a abordagem sábia não é força-las a eles, porque isso geralmente não leva a nenhum benefício; ao contrário, isso os levará a rejeitar teimosamente a verdade.
Allah, exaltado seja, diz (interpretação do significado): “Convoca ao caminho de teu Senhor, com a sabedoria e a bela exortação, e discute com eles, da melhor maneira. Por certo, Allah é bem Sabedor de quem se descaminha de Seu caminho e Ele é bem Sabedor dos que são guiados.” [an-Nahl 16:125].
Shaikh Ibn 'Uthaimin (que Allah tenha misericórdia dele) disse:
Sabedoria significa fazer o que é apropriado, no momento apropriado, falando as palavras apropriadas, dizendo o que é apropriado, porque, em alguns lugares e algumas vezes, não é apropriado pregar ou exortar as pessoas.
Além disso, em relação a algumas pessoas, não é apropriado exortá-las em algumas situações; em vez disso, você deve esperar até que estejam prontas para aceitarem a exortação.
Fim da citação de Sharh Riyaadh as-Saalihin (4/73).
Se seus colegas de trabalho não quiserem aprender contigo, procure outros que estejam dispostos a se beneficiar e aprender.
E Allah sabe melhor.