Todos os louvores são para Allah.
O que você menciona em sua pergunta sobre desconsiderar e menosprezar as mulheres está errado e é o oposto do que é a regra.
Explicação da descrição do Alcorão quanto aos filhos serem o adorno desta vida mundana
O que é mencionado nos versículos do Alcorão que descrevem os filhos como um adorno é simplesmente uma afirmação de como as pessoas os consideram, e não uma ordem para fazer isso. O que geralmente acontece é que um homem se sente orgulhoso diante das pessoas se tiver muitos filhos que o ajudem e apoiem. Assim, Allah, exaltado seja, chama a atenção dos incrédulos para esta imensa bênção, em troca da qual eles deveriam dar graças a Allah, exaltado seja, e não serem ingratos.
Por exemplo, Allah, exaltado seja, diz (interpretação do significado):
“Allah vos designou esposas de vossa espécie, e delas vos concedeu filhos e netos, e vos agraciou com todo o bem; crêem, porventura, na falsidade e descrêem das mercês de Allah.” [An-Nahl 16:72]
“Os bens e os filhos são o encanto da vida terrena; por outra, as boas ações, perduráveis, ao mais meritórias e maisesperançosas, aos olhos do teu Senhor.” [Al-Kahf 18:46]
E Allah, exaltado seja, nos conta sobre o chamado de Hud (que a paz esteja sobre ele) ao seu povo:
“Temei, pois, a Allah, e obedecei-me! E temei a Quem vos cumulou com tudo o que sabeis. E que vos cumulou de gado e filhos, de jardins e manaciais. Em verdade, temo por vós o castigo do dia aziago.” [Ash-Shu’ara 26:131-135]
Shaikh Ibn ‘Uthaimin (que Allah tenha misericórdia dele) disse:
“Os bens e os filhos são o adorno da vida terrena [Al-Kahf 18:46]… Allah menciona filhos e não filhas, porque normalmente [os homens] só se orgulhavam dos filhos. Durante a Jahiliyyah, as filhas eram uma fonte da maior vergonha, como Allah, glorificado e exaltado seja, diz (interpretação do significado): “Quando a algum deles é anunciado o nascimento de uma filha, o seu semblante se entristece e fica angustiado” [An-Nahl 16:58]; em outras palavras, seu rosto fica sombrio e seu coração se enche de raiva.
As palavras ‘adorno da vida terrena [Al-Kahf 18:46] significam que um homem se sente melhorado; ele se sente orgulhoso de ter filhos. Imagine-se como um homem generoso, o que significa que você é um anfitrião e tem dez filhos que recebem os convidados. Isso lhe traria a maior felicidade e é uma espécie de adorno e aperfeiçoamento. Imagine-se andando a cavalo, com esses filhos ao seu redor, cercando você à direita e à esquerda, atrás e à sua frente. Você sentiria muito orgulho.” (Tafsir Surat Al-Kahf pág. 78-79)
A questão é que os versículos destacam a bênção que Allah concede aos Seus servos, e não há nada neles que sugira que alguém deva se sentir mais orgulhoso de ter filhos e amá-los mais do que filhas.
O Islam recomenda compaixão e bondade para com as filhas
O muçulmano deve demonstrar compaixão pelas suas filhas, amá-las e tratá-las com bondade. Este é o ensinamento do Islam.
‘Aishah (que Allah esteja satisfeito com ela), a esposa do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: Uma mulher veio até mim e tinha duas filhas com ela. Ela me pediu [comida] e não consegui encontrar nada, exceto uma tâmara. Eu dei para ela e ela dividiu entre as duas filhas, depois se levantou e foi embora. O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) veio e eu contei a ele [sobre ela], e ele disse: “Qualquer um que cuida das filhas e as trata com bondade, elas serão um escudo para ele contra o Fogo.” (Narrado por Al-Bukhari, 5995, e Muslim, 2629)
Anas ibn Malik disse: O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Quem cuida de duas meninas até atingirem a puberdade, ele e eu estaremos assim no Dia da Ressurreição” – e ele uniu seus dois dedos. (Narrado por Muslim, 2631)
Jabir ibn ‘Abdillah disse: O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Quem tem três filhas e cuida delas, mostra compaixão por elas e gasta em sua manutenção, o Paraíso definitivamente lhe será devido.”
Foi dito: Ó Mensageiro de Allah, e se elas forem duas?
Ele respondeu: E mesmo que sejam duas.
Algumas pessoas pensaram que se tivessem dito a ele, e se houver uma? Ele teria dito: [E mesmo se] houver uma. (Narrado pelo Imam Ahmad em Al-Musnad, 22/150; classificado como sahih pelos comentaristas de Al-Musnad. Também foi mencionado por Shaikh Al-Albani em As-Silsilah As-Sahihah, 6/397)
Allah, exaltado seja, ordenou-nos que seguíssemos o exemplo do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele), como Ele, glorificado e exaltado seja, diz (interpretação do significado):
“Realmente, tendes no Mensageiro de Deus um excelente exemplo para aqueles que esperam contemplar Deus, deparar-secom o Dia do Juízo Final, e invocam Deus frequentemente.” [Al-Ahzab 33:21]
O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) amava suas filhas e era compassivo com elas.
‘Aishah, a Mãe dos Crentes, disse: Nós, as esposas do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) estávamos com ele, e nenhuma de nós estava ausente. Fátima (que a paz esteja sobre ela) veio andando, e por Allah, sua maneira de andar era exatamente como a do Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele). Ao vê-la, ele a acolheu e disse: “Bem-vinda, minha filha”. Então, ele a sentou à sua direita ou à sua esquerda… (Narrado por Al-Bukhari, 6285, e Muslim, 2450)
De acordo com um relato narrado por At-Tirmidhi (3872), ‘Aishah (que Allah esteja satisfeito com ela) disse: Nunca vi ninguém que se parecesse mais com o Mensageiro de Allah em porte e dignidade, na maneira como se levantava e sentava, do que Fátima, filha do Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele). Quando ela vinha visitar o Profeta, ele se levantava para recebê-la, beijava-a e sentava-a em seu lugar. E quando o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) ia visitá-la, ela se levantava, beijava-o e sentava-o em seu lugar…
At-Tirmidhi disse: Este é um hadith hasan sahih que é gharib com este isnad. Este hadith foi narrado através de mais de um isnad de ‘Aishah.
Foi narrado por Al-Miswar ibn Makhramah que o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Fátima é uma parte de mim; quem a ofende, me ofende.” (Narrado por Al-Bukhari, 3714, e Muslim, 2449)
Desconsiderar as filhas é a atitude do povo da Jahiliyyah
Quanto a desconsiderar as filhas, é a atitude do povo da Jahiliyyah e não é a atitude do povo do Islam.
Ibn al-Qayyim (que Allah tenha misericórdia dele) disse:
“Allah, exaltado seja, diz (interpretação do significado):
‘A Allah pertence o reino dos céus e da terra. Ele cria a que Lhe apraz; concede filhas a quem quer e concede varões aquem Lhe apraz. Ainda propicia igualmente mulheres varões, e faz estéril quem Lhe apraz, porque é Poderoso, Sapientíssimo.’ [Ash-Shura 42:49-50]
Aqui Allah nos diz que quaisquer filhos que Ele decrete que um casal deva ter, é um presente de Allah para eles, e se uma pessoa estiver descontente com o que Allah lhe deu, isso é suficiente para incorrer em Sua ira.
E neste versículo, Allah, exaltado seja, começa mencionando as mulheres.
O que se quer dizer é que estar descontente com as mulheres é uma das características da Jahiliyyah pelas quais Allah, exaltado seja, condenou quando disse (interpretação do significado):
‘Quando a algum deles é anunciado o nascimento de uma filha, o seu semblante se entristece e fica angustiado. Oculta-se do seu povo, pela má notícia que lhe foi anunciada: deixá-la-á viver, envergonhado, ou a enterrará viva? Quem péssimo é o que julgam!’ [An-Nahl 16:58-59]
Allah, exaltado seja, diz: ‘Quando a algum deles é anunciado o nascimento de uma filha, o seu semblante se entristece e fica angustiado…
Mas Ele, exaltado seja, diz a respeito das mulheres (interpretação do significado):
‘… pois se as menosprezardes, podereis estar depreciando seres que Deus dotou de muitas virtudes’ [An-Nissa’ 4:19]
Da mesma forma, se um homem tem filhas, pode haver muito bem nelas para ele, tanto neste mundo como no outro. Se ele não gosta delas, o fato de ele não gostar daquilo com que Allah se agradou e concedeu ao Seu servo é um mal suficiente.
Salih ibn Ahmad disse: Sempre que uma filha nascia ao meu pai, ele dizia: Os profetas eram pais de filhas…
Ya’qub ibn Bakhtan disse: Sete filhas nasceram para mim, e cada vez que uma filha nascia para mim, eu ia até Ahmad ibn Hanbal e ele me dizia: ‘Ó Abu Yusuf, os profetas eram pais de filhas.’ E isso acabaria com a minha angústia.” (Tuhfat Al-Mawlud, pág. 24-31).
Allah, exaltado seja, instruiu-nos a tratar nossos filhos com equidade.
Foi narrado que An-Nu’man ibn Bashir (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Tema Allah e trata teus filhos com equidade.” (Narrado por al-Bukhari, 2587, e Muslim, 2587)
Alguns estudiosos são de opinião que eles deveriam ser tratados igualmente no que diz respeito a beijá-los, portanto, se um pai beija um deles, também deve beijar seus outros filhos, tanto homens quanto mulheres.
At-Tirmidhi (que Allah tenha misericórdia dele) disse:
“Essa é a forma correta segundo alguns estudiosos, que disseram que é incentivado tratar os filhos com igualdade, a ponto de um deles dizer: [O pai] deve tratar os filhos com igualdade até no que diz respeito ao beijo. E alguns deles disseram: Ele deve tratar seus filhos igualmente naquilo que ele dá, o que significa que ele deve tratar tanto os homens quanto as mulheres da mesma forma.” (Sunan At-Tirmidhi 3/640)
Portanto, beijar os filhos e tratá-los gentilmente, com exclusão das filhas, está classificado como injustiça e transgressão, e não é justo nem equitativo.
O que significa o hadith “… Pois eu vi que vós formais a maioria das pessoas do Inferno”
No que diz respeito ao Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) afirmando que as mulheres constituem a maioria das pessoas do Inferno, isso não tem nada a ver com não as amar ou odiar ter filhas. O Profeta disse isso às mulheres dos Companheiros para exortá-las a fazer o bem, não para condená-las.
No hadith de Abu Sa’id al-Khudri (que Allah tenha misericórdia dele) é narrado que o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Ó mulher, faz caridade, pois eu vi que tu integras a maioria das pessoas do Inferno.”
Elas perguntaram: Por que isso acontece, ó Mensageiro de Allah?
Ele disse: “Vós amaldiçoais muito e sois ingratas com vossos maridos. Nunca vi ninguém tão carente de razão e compromisso religioso e mais opressiva para um homem de sabedoria e razão do que vós, ó mulheres.” (Narrado por Al-Bukhari, 1462, e Muslim, 80)
Mas, se uma mulher pratica bons atos, ela recebe as boas novas do Paraíso, assim como um homem.
Allah, exaltado seja, diz (interpretação do significado):
“Aqueles que praticarem o bem, sejam homens ou mulheres, e forem fiéis, entrarão no Paraíso e não serão defraudados, no mínimo que seja.” [An-Nissa’ 4:124]
“A quem praticar o bem, seja homem ou mulher, e for fiel, concederemos uma vida agradável e premiaremos com uma recompensa, de acordo com a melhor das ações.” [An-Nahl 16:97]
A honra de Allah aos filhos de Adam inclui as mulheres?
Com relação ao versículo (interpretação do significado):
“Enobrecemos os filhos de Adão e os conduzimos pela terra e pelo mar; agraciamo-los com todo o bem…” [Al-Isra’ 17:70],
Esta honra também inclui as mulheres. O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “As mulheres são nada menos que as metades gêmeas dos homens.” (Narrado por Abu Dawud, 236 e At-Tirmidhi, 113; classificado como sahih por Al-Albani em Silsilat Al-Ahadith As-Sahihah, 6/680)
Al-Khattabi (que Allah tenha misericórdia dele) disse:
“As palavras ‘As mulheres são as metades gêmeas dos homens’ significam: elas são seus pares e são semelhantes a eles em atitude e natureza, por isso é como se fossem gêmeas e espíritos afins dos homens.
E podemos entender deste hadith que é válido fazer uma analogia e aplicar a mesma regra a um grupo comparável. Assim, quando um texto religioso é narrado como sendo dirigido a homens, também é dirigido a mulheres, exceto em alguns casos em que há evidências que indicam que é aplicável apenas a um dos dois gêneros.” (Ma’alim As -Sunan 1/79)
No Islam, a honra é baseada na taqwa (piedade, temor consciente a Allah), não na masculinidade. Portanto, quem está mais atento a Allah é mais honrado por Allah, exaltado seja.
Allah, exaltado seja, diz (interpretação do significado):
“Ó humanos, em verdade, Nós vos criamos de macho e fêmea e vos dividimos em povos e tribos, para reconhecerdes unsaos outros. Sabei que o mais honrado, dentre vós, ante Allah, é o mais temente. Sabei que Allah é Sapientíssimo e está bem inteirado.” [Al-Hujurat 49:13]
Foi narrado por Abu Hurairah (que Allah esteja satisfeito com ele): Ó Mensageiro de Allah, quem é a pessoa mais honrada?
Ele respondeu: “Aquele que é mais piedoso”. (Narrado por al-Bukhari, 3353, e Muslim, 2378)
Para obter mais informações, consulte estas respostas: 40405, 302114, 12840, 5053 e 10001.
E Allah sabe mais.