Quinta-feira 18 Ramadan 1445 - 28 Março 2024
Portuguese

A Sabedoria por trás das Calamidades

Pergunta

Eu frequentemente ouço que há uma grande sabedoria por trás das calamidades que recaem sobre pessoas. Qual é essa sabedoria?

Texto da resposta

Todos os louvores são para Allah.

Sim, há uma grande sabedoria por trás calamidades, incluindo o seguinte:

1 – Alcançar a verdadeira submissão e servidão ('ubudiyyah) a Allah, o Senhor dos Mundos.

Muitas pessoas servem apenas aos seus próprios caprichos e desejos e não são verdadeiros servos de Allah. Se dizem servos de Allah, mas quando são testados dão as costas a Ele e se perdem neste mundo e no outro, e isso é uma perda evidente. Allah diz (interpretação do significado):

 "E, dentre os homens, há quem adore a Allah com restrições. Então, se o alcança um bem, tranquiliza-se, mas se o alcança uma provação, desvia sua face, renega sua Fé. Perde a vida terrena e a Derradeira Vida. Essa é a evidente perdição!"[al-Hajj 22:11] .

2 – Provações preparam os crentes para prevalecer sobre a terra

Foi dito ao Imam al-Shaafa'i (que Allah tenha misericórdia dele): Qual é melhor, a paciência ou as provações ou a dominância? Ele disse: Dominância é o nível atingido pelos Profetas, e não pode haver dominância sem provações. Se uma pessoa é provada, vai se tornar paciente, e se permanecer paciente, prevalecerá.

3 – Expiação dos pecados

Al-Tirmidhi (2399) narrou que Abu Hurairah (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: "as provações vão continuar a acontecer aos crentes,  homem ou mulher, ao seu filho e à sua riqueza até que ele se encontre com Allah, sem pecado." Narrado por al-Tirmidhi (2399), classificado como sahih por al-Albani, emal-Silsilah al-Sahihah, 2280.

Foi narrado que Anas (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: "Quando Allah quer o bem para Seu servo, Ele apressa a punição para ele neste mundo; e quando Allah quer o mal para Seu servo, ele retém a punição por seus pecados e seu pecado até que ele venha com todos os seus pecados no Dia da Ressurreição." Narrado por al-Tirmidhi (2396); classificado como sahih por al-Albani, emal- Silsilah al-Sahihah(1220).

4 – Obtenção de recompensa e aumento do estatuto 

Muslim (2572) narrou que 'Aisha (que Allah esteja satisfeito com ela) disse: O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: "O crente não é prejudicado por uma aflição ou algo maior, sem que, desse modo, Allah  aumente seu estatuto, ou apague um de seus pecados."

5 - Calamidades proporcionam uma oportunidade para pensar sobre as falhas, deficiências e erros do passado 

Pois se isso é um castigo, qual seria o pecado?

6 – Calamidade é uma lição no Tawhid (monoteísmo), fé e confiança em Allah

Isso mostra, em um sentido prático, o que você realmente é, então, você perceberá que é um servo fraco, que não tem nenhuma força ou poder, exceto com o seu Senhor, assim irá, verdadeiramente, colocar sua confiança n'Ele, e se voltará a Ele de fato, deixará de lado sua posição, orgulho, arrogância, auto admiração e negligência, e entenderá que é pobre e precisa de seu Senhor, que você é fraco e precisa se voltar para o Mais Forte, o Todo-Poderoso, Glorificado seja.

Ibn al-Qayyim disse:
Se Allah não tratasse seus servos com o recurso das provações e calamidades, eles transgrediriam tanto que ultrapassariam o permitido. Quando Allah quer o bem para Seus servos Ele lhe dá a cura através das calamidades e provações de acordo com a sua situação, de modo a curá-lo de todas as doenças fatais e enfermidades, até que Ele o purifique e limpe, e assim, faça com que seja qualificado para a mais honrosa posição neste mundo, que é a de ser um verdadeiro servo de Allah ('ubudiyyah), e, para a maior recompensa na Outra Vida, que é vê-Lo e estar perto d'Ele. Fim de citação. Zaad al-Ma'aad, 4/195

7 – Calamidades eliminam a auto admiração de nossos corações e os aproxima mais de Allah

Ibn Hajr disse: Yunus ibn Bukair narrou emZiyaadaat al-Maghaazique al-Rabi' ibn Anas disse: Um homem disse no dia de Hunain: "Nós jamais seremos derrotados hoje por falta de quantidade". Isso perturbou o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) e então eles foram derrotados.

Ibn al-Qayyim disse emZaad al-Ma'aad(3/477):
Em Sua sabedoria, Allah decretou que os muçulmanos deveriam primeiro sentir o gosto amargo da derrota, apesar de seu grande número e equipamentos e força suficientes, de modo a humilhar alguns indivíduos que se sentiam orgulhosos como resultado da conquista de Makkah, os quais não tinham entrado em Sua terra e Seu santuário como o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) entrou: inclinando sua cabeça enquanto montava em seu cavalo de forma que o queixo quase tocava a sela, mostrando humildade diante do seu Senhor.

Allah diz (interpretação do significado):

"E para que Allah purifique os que creem e extermine os renegadores da Fé"[Aal 'Imraan 3: 141].

Al-Qaasimi (4/239) disse:
Ou seja, para limpá-los e purificá-los do pecado, do orgulho e da arrogância. Ele também os purifica dos hipócritas, e os faz se diferenciarem deles... Então, Ele menciona outra razão, que é "extermine os renegadores da Fé", pois se estes prevalecerem, irão transgredir e ultrapassar o permitido, o que será causa de sua queda e destruição. As leis de Allah ditam que, quando Ele quer destruir seus inimigos e eliminá-los, Ele coloca diante deles os meios que os conduzirão à sua destruição e erradicação, entre o maior dos quais, após a sua incredulidade (kufr), está a sua transgressão e tirania na perseguição, opondo-se e lutando contra Seus amigos íntimos... Allah destruiu aqueles que travaram guerra contra Seu Mensageiro (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) no dia da Uhud e persistiram na incredulidade. Fim de citação.

8 – Demonstrar a verdadeira natureza das pessoas, pois existem pessoas cuja virtude é desconhecida até que uma calamidade as aflija

Al-Fudayl ibn 'Iyaad disse: Enquanto as pessoas estão bem, sua verdadeira natureza está escondida, mas quando calamidade os aflige suas verdadeiras naturezas são reveladas, assim o crente recorre à sua fé e o hipócrita recorre à sua hipocrisia.

Al-Bayhaqi narrou em al-Dalaa'il que Abu Salamah disse: Muitas pessoas estavam confusas - após a viagem noturna, al Isra' - e algumas pessoas chegaram a Abu Bakr e disseram-lhe isso. Ele disse: "Eu testemunho que ele está dizendo a verdade." Eles disseram: "Você acredita que ele foi para o Sham (região da Palestina, Síria, Líbano e Jordânia) em uma noite, depois voltou para Makkah?" Ele disse: "Sim, e eu acredito nele em mais do que isso, eu acredito no que o que ele diz sobre a Revelação que lhe vem do céu." E por causa disso, ele foi nomeado al-Siddiq.

9 - Calamidades fortalecem a determinação das pessoas

Allah escolheu para o Seu Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) uma vida dura preenchida com todos os tipos de dificuldades desde tenra idade, a fim de prepará-lo para a grande missão que o aguardava, que ninguém poderia suportar, senão o mais forte dos homens, quem passou dificuldades e que foi testado com calamidades e as suportou com paciência.

O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) nasceu órfão de pai, e não foi muito antes do falecimento de sua mãe.

Allah lembrou o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) quando Ele disse (interpretação do significado):

"Porventura, (Ó Muhammad) não te encontrou órfão e te amparou?"[al-Duha 93:6] 

É como se Allah quisesse preparar o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) para assumir a responsabilidade e suportar as dificuldades desde tenra idade.

10 – Outra razão por trás das calamidades e dificuldades é que uma pessoa se torna capaz de distinguir entre os verdadeiros amigos e amigos que só têm os seus próprios interesses no coração.

11 – Calamidades lembram-no de seus pecados, de modo que você pode se arrepender deles.

Allah diz (interpretação do significado):

"O que quer de bom que te alcance emana de Allah, e o que quer de mau que te alcance provém de ti mesmo." [al-Nisa '4:79]

"E o que quer que vos alcance de desgraça, é pelo que vossas mãos cometem. E Ele perdoa muitas coisas." [al-Shura 42:30] 

Calamidades oferecem uma oportunidade para se arrepender antes que venha a maior punição no Dia da Ressurreição. Allah diz (interpretação do significado):

"E, em verdade, fá-los-emos experimentar algo do castigo menor (o castigo terreno), antes do castigo supremo (na Vida Vindoura), para que (se arrependam) e retornem (aceitem o Islam)." [al-Sajdah 32:21] 

O "castigo menor" é o sofrimento neste mundo e as coisas ruins que acontecem a uma pessoa.

Se a vida continua a ser fácil, a pessoa pode tornar-se vaidosa e arrogante, e pensar que não tem nenhuma necessidade de Allah, por isso, por Sua misericórdia Ele prova as pessoas para que possam voltar para Ele.

12 – Calamidades mostram a verdadeira natureza deste mundo e sua transitoriedade, e que são conveniências temporárias, e nos mostra que a verdadeira vida é aquela que está além deste mundo, uma vida em que não há nenhuma doença ou exaustão.

"E esta vida terrena não é senão entretenimento e diversão. E, por certo, a Morada na Vida Vindoura é a verdadeira Vida. Se soubessem!" [al-'Ankabut 29:64] 

Mas esta vida é apenas sofrimento e exaustão.

"Com efeito, criamos o ser humano em uma atmosfera de tribulações." [al-Balad 90:4] 

13 – Calamidades nos lembram das grandes bênçãos de boa saúde e facilidade.

Esta calamidade mostra, da forma mais clara, o significado de saúde e facilidade que você tem gozado por muitos anos, mas não prova sua doçura ou não a aprecia totalmente. 

Calamidades nos lembram das bênçãos e d'Aquele que as concede a nós, e nos levam a agradecer e louvar a Allah por Suas bênçãos.

14 – Anseio pelo Paraíso

Você nunca vai desejar tanto o Paraíso até que sinta o gosto amargo deste mundo. Como pode você ansiar pelo Paraíso quando está satisfeito com este mundo?

Isso é um pouco da sabedoria por trás das calamidades, e os interesses obtidos por meio delas, e a sabedoria de Allah é grande de fato 

E Allah sabe mais.

A Fonte: Islam Q&A