Todos os louvores são para Allah.
Allah escolheu o mês do Ramadan com suas virtudes especiais que não se apresentam em nenhum outro mês. É o melhor dos meses. Allah tem o direito de destacar alguns meses e noites e preferi-los a outros, como Ele diz (interpretação do significado):
“E teu Senhor cria o que quer, e escolhe o que quer.”
[al-Qasas 28:68]
Allah colocou no mês de Ramadan a Lailat al-Qadr (a Noite do Decreto), sobre a qual Ele diz (interpretação do significado):
“A Noite de Al-Qadr (Decreto) é melhor do que mil meses.”
[al-Qadr 97:3]
Isto é, adorar naquela noite traz uma recompensa maior do que adorar por mil meses; isso é decorrente da grande generosidade de Allah para com esta ummah (nação – ou seja, os muçulmanos).
Lailat al-Qadr ocorre durante as últimas dez noites do Ramadan. Portanto, os muçulmanos se esforçam muito na adoração durante esses dez dias mais do que em outras ocasiões, buscando esta noite abençoada.
Com relação ao que nós, muçulmanos, fazemos no Ramadan, procuramos nos aproximar de Allah e nos esforçar muito na adoração. Vários tipos de adoração foram prescritos para nós, através dos quais buscamos nos aproximar de Allah. Estas incluem o seguinte:
1 – Jejum.
Isso significa abster-se de comida, bebida, relações sexuais e atividade sexual desde o amanhecer até o pôr do sol. Não somos a única nação a quem Allah ordenou o jejum, ao contrário, não há nação entre as nações anteriores sobre a qual Allah não tenha ordenado o jejum. Allah diz (interpretação do significado):
“Ó vós que credes! É-vos prescrito o jejum como foi prescrito aos que foram antes de vós, para serdes piedosos.”
[al-Baqarah 2:183]
2 – Orações à noite (Tarawih)
Rezar à noite (qiyaam al-lail) tem um grande efeito na purificação e reforma dos corações, e também é um meio de perdão do pecado.
3 – Ler o Alcorão
O Ramadan é o mês do Alcorão, no qual se iniciou a revelação do Alcorão ao Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele). Portanto, você encontrará os muçulmanos lendo todo o Alcorão durante o Ramadan, e alguns deles leem o Livro inteiro uma ou duas vezes, ou mais do que isso. O muçulmano sabe que ler uma única letra do Alcorão traz uma recompensa dez vezes maior, e que ler uma única página traz mil recompensas (hasanaat).
4 – Fazer caridade e alimentar os pobres
Nosso Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) foi a pessoa mais generosa, e foi ainda mais generoso no Ramadan.
Nosso Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) nos encorajou a alimentar os pobres e dar comida aos jejuadores para quebrarem o jejum. Ele nos disse que a recompensa de quem dá comida a um jejuador para quebrar seu jejum é equivalente à recompensa do jejuador, sem que isso diminua em nada a recompensa do jejuador.
5 – Súplica
Ramadan é o mês da súplica (du’a). É mustahabb (aconselhável) para a pessoa em jejum fazer du’a, e a du’a de quem jejuou no momento de quebrar o jejum não será rejeitada.
6 – I’tikaaf (“retiro” para adoração)
Isso significa permanecer na mesquita para se dedicar à adoração de Allah. É Sunnah nos últimos dez dias do Ramadan, buscando a Lailat al-Qadr.
7 – Zakat al Fitr
Allah ordenou uma caridade especial a ser dada no final do Ramadan. Isso é chamado Zakat al-Fitr, por meio do qual o jejuador oferece expiação por qualquer discurso ocioso ou obsceno que possa ter proferido durante o jejum; é também um meio de alimentar e ajudar os pobres.
É obrigatório para todos os muçulmanos, jovens e velhos, homens e mulheres. É uma das formas de fazer as pessoas sentirem a unidade, a coesão e a compaixão mútua da comunidade muçulmana.
8 – Oração do Eid
Allah também ordenou que aqueles que jejuaram deveriam oferecer a oração do Eid, como uma conclusão dessas boas ações praticadas durante o Ramadan, e como uma forma reunião para expressar alegria e gratidão a Allah.
O ponto é que o muçulmano passa o mês do Ramadan em jejum, oração, orações noturnas (Tarawih), lembrando-se de Allah e lendo o Alcorão, e o termina com i'tikaaf e caridade, além de se esforçar para manter os laços de parentesco, fazer boas ações, e gastar muito na causa de Allah, e outras boas ações. O Ramadan é uma ocasião boa para o muçulmano, na qual ele oferece atos de adoração e se livra do fardo do pecado. Em todas as noites do Ramadan, Allah liberta pessoas do Inferno, ignora suas más ações e perdoa seus pecados. Portanto, o mês do Ramadan é o mais amado dos meses pelos muçulmanos, e eles se sentem felizes, alegres e contentes neste momento, e desejam que o ano inteiro seja Ramadan.
Talvez se você visitar um Centro Islâmico, você verá por si mesmo a felicidade e alegria que os muçulmanos, jovens e velhos, sentem durante o Ramadan. Isso se deve aos efeitos da adoração e obediência, como afirmado acima.
Pedimos a Allah que o guie para o que é bom para si mesmo e para o que lhe trará felicidade neste mundo e no outro.
E Allah sabe mais.