Segunda-feira 22 Jumada Ath-Thani 1446 - 23 Dezembro 2024
Portuguese

O que é al-Jathum?

Pergunta

Muitas vezes ouvimos sobre al-Jathum, que é um jinn que se aloja (yajthum) no peito de uma pessoa se ela estiver negligenciando a oração ou outros deveres. Existe alguma coisa na Sunnah do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) que mencione isso? Ou é um mito, uma fábula?

Texto da resposta

Todos os louvores são para Allah.

Em primeiro lugar:

Al-Jathum é o kabus (incubus, espírito maligno, pesadelo) que desce sobre uma pessoa durante o sono.

Ibn al-Manzur disse:

Al-Jathaam ou al-Jathum é o kabus que desce sobre uma pessoa à noite... aquele que desce sobre uma pessoa quando ela está dormindo é chamado de al-jathum.

Lisaan al-‘Arab (12/83)

Ele também disse:

O kabus é aquele que desce sobre o adormecido à noite. E foi dito que é o precursor da epilepsia. Um dos linguistas disse: Não acho que seja uma palavra árabe; ao contrário, é al-naidalaan; também é conhecido como al-baruk ou al-jathum.

Lisaan al-‘Arab (6/190).

Em segundo lugar:

O “jathum” pode ser causado por um motivo físico, como comer demais ou tomar remédios demais, ou pode ser causado pela dominação de um gênio (jinn). O primeiro caso pode ser tratado com ventosa (medicinal) ou redução da ingestão de alimentos, etc. O último pode ser tratado por meio do Alcorão e da recitação de adhkaar que são prescritos no Islam.

Ibn Sina disse, em seu livro médico al-Qanun:

Capítulo sobre al-kabus:

Também é chamado de al-khaaniq (o estrangulador) e em árabe também é chamado de al-jathum e al-naidalaan.

Al-kabus é uma doença que a pessoa sente ao adormecer e imagina algo pesado pressionando-a, apertando-a e restringindo sua respiração, por isso ela não consegue falar ou se mover, e quase sufoca por causa da obstrução de suas vias aéreas. Quando isso passa, ela acorda imediatamente. Este é o precursor de uma de três coisas: epilepsia, apoplexia ou mania. Isso se aplica se for devido a causas físicas e não houver nenhuma outra causa não física. Fim da citação.

Os médicos modernos dizem o mesmo. O Dr. Hassan Shamsi Basha dividiu os kabus em duas categorias: kabus temporários e kabus recorrentes; ele considera o primeiro como sendo devido a causas físicas e o último como sendo devido ao efeito dos jinn.

Ele diz em seu livro al-Nawm wa’l-Araq wa’l-Ahlaam (sono, insônia e sonhos):

1) Kabus temporários:

Isso acontece por dois motivos:

A – Gases que sobem para o cérebro através dos canais de respiração quando se adormece, no sono inicial, de modo que a pessoa afetada sente que não pode se mover ou falar, ou sente uma espécie de pânico. Este é o precursor de uma crise epiléptica física e também ocorre quando a pessoa é exposta a pressões psicológicas.

B – Administração de medicamentos que podem causar kabus, como:

(I) Arazrabina.

(II) Bloqueadores beta.

(III) Lifod B.

(IV) Antidepressivos.

(V) Após interrupção do uso de tranquilizantes como o Valium.

2) Kabus recorrentes. Este tipo de kabus indica que uma pessoa foi prejudicada por espíritos malignos. Fim da citação.

Conclusão:

Jathum se refere a kabus, que não é um mito ou fábula, mas algo real que realmente acontece; pode ser causado por fatores físicos ou pelos jinn.

E Allah sabe melhor.

A Fonte: Islam Q&A