Sexta-feira 10 Shawwal 1445 - 19 Abril 2024
Portuguese

Takbir irrestrito ou Takbir restrito para certas horas durante os dias de Dhu’l-Hijjah

Pergunta

Sobre o Takbir irrestrito durante o Eid al-Adha – é o takbir que segue toda oração incluído no takbir irrestrito? É Sunnah, mustahabb ou bid’ah?

Texto da resposta

Todos os louvores são para Allah.

Com relação ao Takbir no (Eid al-) Adha, é prescrito do início do mês até o fim do trigésimo dia de Dhu’l-Hijjah, porque Allah diz (interpretação do significado):

“Para presenciar certos benefícios seus (ou seja, a recompensa do Hajj na Outra Vida, e também algum ganho mundano oriundo do comércio) e para mencionar, em dias determinados, o nome de Allah (...) [Al-Hajj 22:28]

- Que são dez dias, e porque Allah diz (interpretação do significado):

“E invocai a Allah em dias contados [Esses são os três dias de ficar em Mina durante o Hajj; 11º, 12º e 13º dias do mês de Dhul-Hijjah]” [Al-Baqarah 2:203]

- Que são os dias de Tashriq

E o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Os dias de Tashriq são os dias de comer, beber e lembrar de Allah.” (Narrado por Muslim em seu Sahih). Al Bukhari mencionou em seu Sahih, em um relato mu’allaq, que Ibn ‘Umar e Abu Hurairah (que Allah esteja satisfeito com ambos) costumava ir ao mercado nos primeiros dez dias de Dhu'l-Hijjah, recitando Takbir, e as pessoas costumavam recitar Takbir por causa de seu Takbir. 'Umar ibn al-Khattaab e seu filho 'Abd-Allaah (que Allah esteja satisfeito com ambos) costumavam recitar Takbir durante os dias de Mina na mesquita e nos acampamentos, e eles elevariam suas vozes até Mina ecoar com seus Takbir. Foi narrado que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) e um grupo de Sahaabah (que Allah esteja satisfeito com eles) costumavam recitar Takbir na sequência de cada uma das cinco orações a partir do Fajr no dia de 'Arafat até ‘Asr no décimo terceiro dia de Dhu'l-Hijjah. Isto aplica-se aos que não estão no Hajj; para aqueles que estão no Hajj, eles devem se concentrar no seu ihraam e recitar o Talbiyah, até que jogue as pedras em Jamarat al-'Aqabah no Dia do Sacrifício (Yawm al-Nahr); depois disso, eles podem recitar Takbir. O Takbir deve começar com a primeira pedra lançada no Jamarah mencionado. Se o peregrino recita o Takbir juntamente com o Talbiyah, tudo bem, porque Anas (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: "Alguns recitarão o Talbiyah no Dia de Arafat, e eles não foram informados por isso, E alguns recitarão Takbir e eles não foram repreendidos por isso." (Narrado por al-Bukhari). Mas é melhor para quem está em ihraam recitar o Talbiyah e para aquele que não está em ihraam recitar Takbir nos dias mencionados.

Por isso, sabemos que, de acordo com a visão acadêmica mais correta, o takbir irrestrito e o takbir restrito a certos momentos são combinados em cinco dias, ou seja, o Dia de Arafat, o Dia do Sacrifício e os três dias de Tashriq. No que diz respeito ao oitavo dia (de Dhu'l-Hijjah) e aos dias que o precedem, Takbir nestes dias pode ser feito em qualquer momento, não apenas em certos momentos, por causa dos versículos e dos relatos mencionados acima. Em al-Musnad é narrado de Ibn 'Umar (que Allah esteja satisfeito com ele) que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: "Não há dias em que as boas ações sejam maiores ou mais amadas para Allah do que nestes dez dias, então recite muito Tahlil (dizer: Laa ilaaha ill-Allaah), Takbir (dizer Allaahu akbar) e Tahmid (dizer al-hamdu Lillaah)", ou palavras semelhantes.

A Fonte: Kitaab Majmu 'Fataawa wa Maqaalaat Mutanawwi'ah li Samaahat al-Shaikh' Abd al-'Aziz ibn 'Abd-Allaah ibn Baaz, vol. 13, p. 17