Sábado 23 Rabi' Ath-Thani 1446 - 26 Outubro 2024
Portuguese

Como superar o medo de perder os meios de provisão

Pergunta

Sou estudante de uma universidade particular. Atualmente estou no terceiro ano e faltam dois anos para me formar. As despesas da universidade são muito altas e minha família – que Allah abençoe – está cuidando disso, pela graça de Allah.

Mas, recentemente comecei a ficar ansioso com o futuro, por exemplo, se os que me patrocinam morressem, significaria que eu não poderia mais continuar estudando. Além disso, a partir de agora as pessoas estão me chamando de doutor, e tenho medo de ser desprezado depois de ter sido muito estimado. Allah sabe que não tenho nenhuma arrogância em meu coração e estou me esforçando para usar meu esperado diploma para apoiar nossa grande religião. Porém, esses sentimentos de ansiedade de que talvez nunca consiga me formar por algum motivo me fazem acreditar que são meus pais que estão cuidando de mim, e não Allah, Exaltado seja! Preocupo-me com a minha ‘Aqidah e espero que você possa me ajudar, mostrando-me remédios espirituais práticos para fortalecer minha crença no fato de que é Allah Quem faz tudo o que Ele quer e que Ele deseja o bem para nós.

Resumo da Resposta

Você pode superar o medo de perder os meios de provisão se desenvolver confiança em Allah e realmente colocar sua esperança n’Ele, estando conectado a Ele. A provisão não tem nada a ver com a morte ou vida de ninguém, porque a maneira de Allah ao lidar com Sua criação é não mudar nada pela morte ou vida de ninguém.

Todos os louvores são para Allah.

Diferença entre os meios e as causas e Aquele que os criou

O melhor remédio para você é diferenciar entre os meios e as causas e Aquele que os criou, pois é Allah, Exaltado seja, Quem decreta os meios e as causas e os traz à existência. Quanto aos seres humanos, ao emprego e ao trabalho, estes nada mais são do que meios ou causas.

É Allah, Exaltado seja, Quem é o Provedor, e Ele, Glorificado seja, decretou que deveria haver causas e meios para provisão. Aquele que tem alguns problemas em sua ‘Aqidah considera os meios ou causas como sendo a mesma coisa que Aquele que cria e fornece as causas.

De acordo com o Islam, os muçulmanos não devem confiar nestes meios e causas e ignorar Aquele que os criou e, ao mesmo tempo, não há espaço para ignorar estes meios e causas e abrir mão deles.

Shaikh Al-Islam Ibn Taimiyah (que Allah tenha misericórdia dele) disse:

“O que o muçulmano deveria saber é o que foi afirmado por um grupo de estudiosos. Eles disseram: Prestar atenção aos meios e às causas é uma espécie de Shirk que mina a crença na unicidade de Allah (Tawhid); ignorar os meios e as causas e não levá-los em consideração é sinal de falta de pensamento racional; e afastar-se completamente dos meios e causas é contrário aos ensinamentos islâmicos; em vez disso, colocar a confiança e a esperança em Allah é algo que está em completa harmonia com o Tawhid, o pensamento racional e os ensinamentos islâmicos.

Para explicar melhor: prestar atenção aos meios e às causas significa confiar neles em seu coração e colocar sua esperança neles, mas não há nada na criação que mereça isso, porque nada na criação é independente. Deve haver inevitavelmente outros fatores que os melhorem ou se oponham a eles. Além disso, se o Criador da causa não fizer com que a causa conduza a resultados, não funcionará. Esta é uma das coisas que provam que Allah é o Senhor e Soberano de todas as coisas, e que os céus e a terra, tudo o que há entre eles, as estrelas e os planetas, e o que eles contêm, todos têm um Criador e Controlador que é distinto deles.” (Majmu’ Al-Fatawa, 8/169)

E ele (que Allah tenha misericórdia dele) disse:

“O indivíduo deve confiar em Allah em seu coração, e não em quaisquer meios ou causas, pois Allah disponibilizará a ele meios e causas que irão corrigir sua condição neste mundo e no outro. Se estes meios e causas são medidas que ele pode tomar – e ele é obrigado a tomá-las – então, ele deve fazê-lo, ao mesmo tempo que deposita a sua confiança em Allah. Tal como ele cumpre com os deveres obrigatórios, luta contra o inimigo, empunha armas e usa um capacete numa batalha, e ele não deve achar que seja suficiente, ao afastar o inimigo, simplesmente colocar a sua confiança em Allah sem fazer o que é prescrito para a luta na Jihad. Aquele que negligencia os meios e medidas que lhe são ordenados a tomar é fracassado, negligente e censurável.” (Majmu’ Al-Fatawa, 8/528, 529)

Como superar o medo de perder os meios de provisão

No seu caso, por exemplo, seus pais são o meio de seu sustento, mas você deve perceber que Allah, Exaltado seja, fez com que eles fossem isso. Você deve acreditar que Allah, Exaltado seja, é capaz e decretar mais de um meio de sua provisão e manutenção.

Olhe ao seu redor: você acha que todos os alunos estão sendo sustentados pelas famílias que investem em sua manutenção? A resposta é: Definitivamente não, e se você refletir sobre os meios de provisão e manutenção, verá que são muitos e variados.

Portanto, este assunto não se limita aos seus pais, de modo que você deva temer que os meios de sua subsistência possam ser cortados, e não é certo que você os coloque no mesmo nível que Allah, o Provedor, Exaltado seja. Há uma grande diferença entre o Criador e o ser criado, entre Aquele que decreta e realiza os meios e as causas, e os próprios meios e causas.

Reflita sobre as palavras de Allah, Exaltado seja (interpretação do significado): “Ou então, quem será que os sustentará se Ele retiver as Suas mercês? Não obstante, obstinam-se na perfídia e no extravio” [Al-Mulk 67:21]. Você descobrirá que este assunto é muito claro.

Neste versículo, Allah, Exaltado seja, informa aos incrédulos que Ele, Exaltado seja, decreta provisão por meio de suas causas, como chuva, rios e nascentes, e que se Ele, Exaltado seja, quisesse, Ele poderia reter esses meios, para impedir que a chuva caísse e os rios corressem, e poderia fazer com que as fontes secassem. Quem poderá impedir isso e quem poderá trazer estes meios de provisão?

Outra solução para o seu problema é refletir sobre o versículo em que Allah, Exaltado seja, diz (interpretação do significado):

“Mas, a quem temer a Allah, Ele lhe apontará uma saída. E o agraciará, de onde menos esperar. Quanto àquele que se encomendar a Allah, saiba que Ele será Suficiente, porque Allah cumpre o que promete. Certamente Allah predestinou uma proporção para cada coisa” [At-Talaq 65:2-3]

Você pensa que se seus pais morrerem, sua manutenção será cortada, mas Allah, Exaltado seja, está lhe dizendo que se uma pessoa O teme, faz o que é exigido e se abstém do que é proibido, Ele lhe concederá provisão de onde ela não espera!

Ou seja, Ele lhe colocará à disposição meios de provisão que não eram esperados e que nunca lhe passaram pela cabeça. Se uma pessoa realmente depositar sua confiança em Allah, Allah, Exaltado seja, será suficiente para ela e cuidará de todas as suas preocupações. Este é o remédio exato para o seu caso, para a confluência entre os meios de provisão e Aquele que criou esses meios, e para a sua ansiedade e preocupação.

Leia as palavras deste grande estudioso para encontrar o remédio para curar sua ansiedade, angústia e tristeza:

Shaikh ‘Abd Ar-Rahman As-Sa’di (que Allah tenha misericórdia dele) disse em seu comentário sobre o versículo: “Todavia, se eles se separarem, Allah enriquecerá cada qual da Sua abundância, porque é Munificente, Prudentíssimo” [An-Nissa 4:130 – interpretação do significado]:

“Este versículo indica que o indivíduo deve colocar sua esperança somente em Allah, e que se Allah decretar para ele algum meio de ganhar a vida e se sentir confortável, ele deve louvá-Lo e pedir benção para isso. Se esse meio de provisão não estiver mais disponível, ou se tornar de difícil alcance, ele não deve se sentir ansioso, pois este é apenas um de muitos meios ilimitados, e a provisão de uma pessoa não depende desse meio específico. Allah pode disponibilizar outro meio que seja melhor e mais benéfico do que aquele, ou pode disponibilizar uma série de meios. Seja qual for o caso, ele deve sempre ter em mente as bênçãos do seu Senhor e esperar pela Sua generosidade, e deve se concentrar nisso e oferecer muitas súplicas acompanhadas de esperança. Pois Allah diz no Hadith Qudsi: ‘Eu sou como Meu servo pensa que sou. Se ele pensar bem de Mim, então é isso que ele obterá, e se ele pensar mal de Mim, então é isso que ele obterá.’ (Narrado por Ahmad; classificado como autêntico por Al-Albani em Sahih At-Targhib, 3386). E Ele diz: ‘Enquanto tu me invocares e colocares tua esperança em Mim, Eu o perdoarei, independentemente do teu pecado, e não Me importarei.’ (Narrado por At-Tirmidhi, 2805; classificado como autêntico por Al-Albani em Sahih At-Tirmidhi).” (Taysir Al-Latif Al-Mannan fi Khulasat Tafsir Al-Ahkam, pág. 85, edição Al-Ma’arif)

Em seguida, reflita sobre o Hadith de ‘Umar ibn Al-Khattab (que Allah esteja satisfeito com ele), segundo o qual ele ouviu o Profeta de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) dizer: “Se tu realmente depositas tua confiança em Allah, como deverias, Ele proverá para ti como Ele provê aos pássaros: eles saem de manhã com fome e voltam à noite com a barriga cheia.” (Narrado por Ahmad, 205 e At-Tirmidhi, 2344; classificado como autêntico por Al-Albani)

Você deve entender que o seu remédio é desenvolver confiança em Allah e realmente colocar sua esperança n’Ele, estando conectado a Ele. Não tem nada a ver com a morte ou a vida de ninguém, porque a maneira de Allah lidar com Sua criação não é mudar nada pela morte ou vida de alguém.

Livre-se dos pecados e arrependa-se a Allah

Uma última coisa: pode ser que o que você esteja sentindo de ansiedade, preocupação e angústia seja por causa de alguns pecados que você venha cometendo. Portanto, examine-se e lide com todos os pecados em que você possa ter caído, pois Allah, Exaltado seja, pode acelerar o castigo para quem é assim. Sabemos sobre as transgressões e os pecados que ocorrem nas universidades mistas, então esforce-se para se livrar e se arrepender deles.

Imam Ibn Al-Qayyim (que Allah tenha misericórdia dele) disse:

“Uma das punições pelo pecado é que Allah, glorificado seja, lança terror e medo no coração do pecador, para que sempre o vejamos nervoso e assustado. A obediência a Allah é a grande fortaleza, e quem entrar nela será um daqueles que estarão a salvo dos castigos deste mundo e do outro, enquanto quem sair estará cercado de medos por todos os lados. Assim, para aquele que obedece a Allah, seus medos se dissiparão e se transformarão em sentimentos de segurança, mas para aquele que O desobedece, seus sentimentos de segurança se transformarão em medo. Você nunca encontrará nenhum pecador, sem que seu coração esteja cheio de ansiedade: se o vento move a porta, ele pensa que as pessoas estão vindo buscá-lo; se ouvir passos, teme que logo estará arruinado; ele pensa que todos estão contra ele e que tudo de ruim vai acontecer com ele. Aquele que teme a Allah estará a salvo de tudo, mas aquele que não teme a Allah, Allah fará com que ele tenha medo de tudo.” (Al-Jawab Al-Kafi, pág. 50).

A Fonte: Islam Q&A