Sábado 23 Rabi' Ath-Thani 1446 - 26 Outubro 2024
Portuguese

O que procurar em um cônjuge no Islam

Pergunta

Estou planejando me casar em breve, e a pessoa de meu interesse me afirmou que os dois ahadith abaixo se aplicam a homens e mulheres ao escolherem seus cônjuges. No entanto, vejo isso de forma diferente, que os homens recebem mais opções de atributos procurados em uma esposa.

De acordo com um hadith, “O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse que uma mulher pode se casar por sua riqueza, sua beleza, sua linhagem ou seu comprometimento religioso, e ele (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) encorajou o casamento com alguém que tenha comprometimento religioso.” Mas, as mulheres podem casar pelas mesmas razões? Se sim, por que o profeta mencionaria este hadith num contexto que está sendo dirigido aos homens? Agora, sobre como uma mulher pode escolher seu parceiro, li um hadith onde o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) mencionou: “Se vier até vós alguém cujo compromisso religioso e atitude vos agrade, então casai-o com [uma parente que está sob vossos cuidados], pois se vós não fizerdes isso, haverá tribulação e muita corrupção na terra.” Olhando para os ahadith acima, como é que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) não mencionou outros atributos a serem procurados em um homem do ponto de vista das mulheres? Ou é seguro assumir que o primeiro hadith que mencionei se aplica a homens e mulheres? Mas, novamente, estou confusa sobre a razão de dirigido a homens.

Resumo da Resposta

O comprometimento religioso é o objetivo principal, e outras características como beleza, riqueza, posição elevada, boa linhagem e assim por diante são questões secundárias. Não há problema se forem determinantes, mas não são os objetivos básicos, são, na verdade, qualidades complementares. Se estiverem presentes, então isso é ideal; caso contrário, o compromisso religioso é a base de todo o bem.

Todos os louvores são para Allah.

O compromisso religioso é a base da escolha do cônjuge

Em primeiro lugar, devemos esclarecer que a Shari’ah Islâmica apenas encoraja a procura de uma esposa justa que seja religiosamente comprometida e de um marido justo que seja religioso e bom. O comprometimento religioso é o objetivo principal, e outras características como beleza, riqueza, posição elevada, boa linhagem e assim por diante são questões secundárias. Não há problema se forem determinantes, mas não são os objetivos básicos, são, na verdade, qualidades complementares. Se estiverem presentes, então isso é ideal; caso contrário, o compromisso religioso é a base de todo o bem.

Isto é indicado pelo que é mencionado na Sunnah que louva algumas dessas qualidades na esposa. Por exemplo, foi narrado que Abu Hurairah (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: Foi dito: Ó Mensageiro de Allah, qual das mulheres é a melhor? Ele disse: “Aquela que quando o homem a olha fica feliz, que o obedece quando comandada, e não vai contra a vontade dele em relação a si mesma ou à sua riqueza, fazendo o que ele não gosta”. (Narrado por Ahmad, 2/251; classificado como hassan por al-Albani em Al-Silsilah Al-Sahihah, 1838)

O mesmo se aplica ao marido. O princípio básico é buscar o casamento com um homem justo e piedoso, conforme descrito no hadith em que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “com cujo compromisso religioso e bom caráter tu estejas satisfeito”. Se isso for acompanhado de boa aparência, riqueza e posição elevada, então é uma bênção de Allah.

O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) considerava o fato de um homem desperdiçar seu dinheiro e não poder gastar com sua esposa como uma razão para não se casar com ele. Isso aparece no hadith de Fatimah bint Qais (que Allah esteja satisfeito com ela), que disse: Quando meu ‘iddah terminou, eu disse a ele – ou seja, ao Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) – que Mu’awiyah ibn Abi Sufian e Abu Jahm me propuseram casamento. O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Quanto a Abu Jahm, sua vara nunca sai de seu ombro. Quanto a Mu’awiyah, ele é muito pobre e não possui riquezas. Case-se com Usamah ibn Zaid.” (Narrado por Muslim, 1480)

Al-’Allamah as-Sa’di (que Allah tenha misericórdia dele) disse:

“Se houver outras (boas qualidades), além do compromisso religioso, isso é bom; caso contrário, o compromisso religioso é a maior das qualidades a ser procurada.” (Bahjat Qulub Al-Abrar wa Qurrat ‘Uyun al-Akhyar fi Sharh Jawami’ al-Akhbar, pág. 120)

Buscando características mundanas em um cônjuge

Assim que o acima exposto estiver claro, saberemos a resposta à pergunta que foi feita. Sabemos que riqueza, boa linhagem e boa aparência são coisas desejáveis ​​para ambos os cônjuges, na opinião da maioria das pessoas, tanto crentes como incrédulos. Querer essas coisas é algo natural ao ser humano. O Islam não se opõe a isso, pelo contrário, isso não é ressaltado porque as pessoas – pela sua natureza – prestam atenção e buscam esses detalhes; elas, inclusive, exageram nisso e negligenciam outras coisas importantes. Assim, o Islam veio confirmar o que as pessoas negligenciam ou ignoram, sendo que esta é a qualidade mais desejável de acordo com os padrões da Shari’ah. Isto também é o que distingue a atitude do crente justo da atitude de qualquer outra pessoa.

Daí o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse, no famoso hadith:

“As mulheres podem se casar por quatro motivos: a sua riqueza, a sua linhagem, a sua beleza e o seu comprometimento religioso. Escolha aquele que está comprometido religiosamente, ‘que tuas mãos sejam esfregadas na poeira’ (ou seja, que tu prosperes).” (Narrado por Al-Bukhari 5090, Muslim 1466)

Imam an-Nawawi (que Allah tenha misericórdia dele) disse:

“O significado correto deste hadith é que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) estava falando sobre o que as pessoas costumam fazer; elas buscam essas quatro qualidades, e a última delas, em sua opinião, é aquela que está religiosamente comprometida, então procure, ó tu que és guiado, quem é religiosamente comprometido.” (Sharh Muslim, 51/10-52)

E ele (que Allah tenha misericórdia dele) disse:

“O que isso significa é que as pessoas geralmente buscam essas quatro qualidades em uma mulher, mas tu deves procurar aquela que é religiosamente comprometida.” (Riad al-Salihin, pág. 454)

Al-Qurtubi (que Allah tenha misericórdia dele) disse:

“Essas quatro qualidades são aquelas que se buscam quando se casa com uma mulher. São as qualidades que os homens procuram nas mulheres. Então, isso indica o que acontece; não é uma ordem nesse sentido. O significado aparente é que é permitido buscar todas essas qualidades ao casar, ou uma delas, mas buscar o comprometimento religioso é o melhor e o mais importante.” (Al-Mufhim lima ashkala min Talkhis Sahih Muslim, 4/215)

Shaikh Suleiman ibn Mansur Al-’Ujaili al-Jamal – que é um dos juristas Shafi’i – disse:

Alguns deles citaram este hadith como evidência de que é mustahabb que a mulher seja bonita, e al-Zarkashi discordou desse entendimento dizendo que citá-lo como evidência de que ela deveria ser bonita é estranho, porque esta é uma afirmação do que é comum entre as pessoas, e não é uma ordem casar com mulheres bonitas. Esta é uma objeção válida. Da mesma forma, não é uma ordem casar com alguém que seja rico, bonito e de boa linhagem.” (Futuhat al-Wahhab bi Tawdih Sharh Manhaj Al-Tullab Al-Ma’ruf bi Hashiyat Al-Jamal, 4/118)

Alguns estudiosos são da opinião que estas qualidades são desejáveis ​​de acordo com a Shari’ah, e que é mustahabb para o pretendente procurá-las na mulher a quem ele propõe, mas está estipulado que o comprometimento religioso deve ser a base – também – e que nenhuma das outras qualidades mencionadas deveria substituí-la. Se houver algum conflito, o comprometimento religioso deverá sempre ter precedência.

Ibn Hajar (que Allah tenha misericórdia dele) disse:

“Também pode ser entendido a partir disso – isto é, deste hadith – que é mustahabb para um homem de ascendência nobre se casar com uma mulher que seja igual a ele, mas se houver um conflito: uma mulher de ascendência nobre que não seja religiosamente comprometida, ou uma mulher religiosamente comprometida que não seja de ascendência nobre, então o compromentimento religioso precede, e dessa mesma forma com todas as outras características

A partir da palavra “sua beleza” pode-se entender que é mustahabb casar com uma mulher bonita, mas se houver um conflito: uma mulher bonita que não seja religiosamente comprometida, ou uma mulher que não seja bonita, mas seja religiosamente comprometida, sim (opta-se pela segunda). Se elas [as duas mulheres] são iguais em termos de comprometimento religioso então a bela é melhor. Podemos acrescentar a isso aquela que é bonita em termos de aparência física e atitude e aquela que pede um dote baixo.

As palavras “escolha quem é religiosamente comprometido” – o que isto significa é que o que é adequado para o homem que é religiosamente comprometido e decente é que a religião seja o seu foco em todas as coisas, especialmente em assuntos que serão de longo prazo. Então, o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) recomendou-lhe que encontrasse uma mulher que fosse religiosamente comprometida, que é o objetivo final. No hadith de ‘Abd-Allah ibn ‘Amr, que é narrado por Ibn Majah em um relato marfu’ [no qual há alguma fraqueza] foi mencionado: “Não te cases com mulheres por sua beleza, pois talvez sua beleza possa levar à tua desgraça. E não te cases com elas por causa de sua riqueza, pois talvez sua riqueza possa fazê-los cair em pecado; em vez disso, case com elas por causa de seu comprometimento religioso, e uma mulher negra escrava que seja religiosamente comprometida é melhor.” (Fath al-Bari, 9/135-136)

Muitos livros Shafi’i citam este hadith como evidência de que é mustahabb casar com uma mulher bonita.

Foi no Sharh Muntaha Al-Iradat (2/623), que é um livro Hanbali: “Também é Sunnah escolher uma mulher bonita por causa deste hadith [indicando o hadith citado acima].”

O assunto é amplo em escopo, insha’Allah, mas, está tudo certo desde que o objetivo principal de ambos os cônjuges esteja de acordo, que é o compromisso religioso, e desde que as outras características mundanas não sejam censuráveis, mas sim louváveis.

Por que as qualidades desejáveis ​​nos homens para o casamento não são mencionadas no hadith?

No que diz respeito às qualidades desejáveis ​​nos homens para o casamento não serem mencionadas como no caso das mulheres, isso não se deve a qualquer diferenciação entre as pessoas, mas sim porque normalmente é o homem quem procura uma esposa e procura nela as qualidades que ele escolhe, e a mulher costuma pensar nas qualidades do homem que a propõe casamento. Portanto, é mais apropriado que as palavras no hadith “As mulheres podem se casar por quatro coisas…” sejam abordadas em termos do que geralmente acontece e é costume, e não em termos de raras exceções.

Além disso, os assuntos Shar’i são geralmente dirigidos aos homens, e os estudiosos de Usul Al-Fiqh declararam que tudo o que é dirigido aos homens também é dirigido às mulheres, a menos que haja evidência em contrário, mas não é essencial que haja um texto para os homens e outro para as mulheres no que diz respeito a cada regra Shar’i. O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “As mulheres são as metades gêmeas dos homens.” (Narrado por at-Tirmidhi, 113 e outros, classificado como sahih por Al-Albani em Sahih al-Jami’)

Para mais informaçõe, consulte esta resposta:  10680.

E Allah sabe mais.

A Fonte: Islam Q&A