Sexta-feira 19 Ramadan 1445 - 29 Março 2024
Portuguese

Adoração é amor e veneração; não é oneroso e difícil

Pergunta

Qual é a sabedoria por trás de não haver período de descanso da adoração para os homens, como há para as mulheres? Por exemplo, jejuamos no Ramadan, mas quando chega a nossa menstruação, rompemos o jejum; nós oramos, mas quando a nossa menstruação vem ou quando estamos sangrando após o parto (nifaas), não oramos.

Texto da resposta

Todos os louvores são para Allah.

A adoração não é tão onerosa e difícil que o Muçulmano precise ter um descanso dela. Pelo contrário, é um ato de amor e veneração de Allah, Exaltado seja. O que motiva a pessoa a fazê-la é o amor sincero de Allah e o grande anseio por Ele; o Muçulmano humilda-se em adoração perante o seu Senhor, clamando-O, conversando com Ele, voltando-se a Ele, colocando sua esperança em Sua misericórdia, buscando Sua graça e generosidade e proximidade com Ele. Aquele que é assim não pedirá para se livrar desta adoração; Ele só pedirá mais oportunidades para adoração e obediência. Ele será como o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) que costumava dizer: "Que encontremos conforto nisso - ou seja, na oração - Ó Bilaal".

Ibn al-Qayyim (que Allah tenha misericórdia dele) disse: Não há dúvida de que a perfeita servidão a Allah é parte do amor perfeito, e o amor perfeito está ligado à perfeição do Amado em si mesmo, porque Allah, Glorificado seja, é completamente e absolutamente perfeito em todos os aspectos, e não poderia ter quaisquer imperfeições de qualquer tipo. Para aquele que é assim, nada pode ser mais caro para o coração das pessoas do que Ele; enquanto seus princípios e a razão estiverem sãos, é inevitável que Ele seja o mais querido de todas as coisas em seus corações. Sem dúvida, o amor a Ele leva à submissão e obediência a Ele, buscando Seu prazer, fazendo o máximo em adorá-Lo e voltando-se a Ele. Este é o melhor e mais forte motivo para fazer atos de adoração. Mesmo que não houvesse mandamentos e proibições, nenhuma recompensa e castigo, a pessoa faria o seu melhor e dedicaria seu coração ao verdadeiro Deus. Portanto, um dos salaf disse: Amá-Lo me motiva de tal maneira que é ainda mais forte do que os Seus comandos. E 'Umar disse sobre Suhaib: Mesmo que ele não temesse a Allah, ele não O desobedeceria...

O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) costumava ficar em oração até que seus pés ficassem inchados. Foi dito a ele: Fazes isto apesar de os teus pecados passados e futuros terem sido perdoados? Ele disse: "Eu não deveria ser um servo agradecido?"

Allah é adorado, louvado e amado porque Ele merece isso; de fato, o que Ele merece de adoração de Seus servos é algo que está além de suas capacidades e força de vontade, e suas mentes não podem imaginar isso. Ninguém entre Sua criação pode adorá-Lo como Ele realmente merece ser adorado, e ninguém pode amá-Lo e louvá-Lo como Ele merece. Daí o melhor, o mais perfeito de Sua criação, o mais conhecedor Dele, aquele que era mais querido e mais obediente a Ele, disse: "Eu não posso louvar-Te o suficiente." E ele (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse que suas ações não eram suficientes para que ele fosse salvo, como disse: "Ninguém será salvo por suas ações". Eles disseram: “Nem mesmo tu, Ó Mensageiro de Allah?” Ele respondeu: "Nem mesmo eu, a menos que Allah me envolva em Sua misericórdia e graça." Que as bênçãos e a paz de Allah estejam sobre ele, sobre a variedade daquilo que Ele criou nos céus, daquilo que Ele criou na terra, daquilo que está entre eles, e daquilo que Ele é o Criador. De acordo com o conhecido hadith marfu’, existem alguns de Seus anjos que têm prostrado para Allah e nunca levantaram suas cabeças desde que foram criados, e há alguns que se curvam e nunca levantaram suas cabeças, desde que foram criados (e permanecerão assim) até o Dia da Ressurreição, e no Dia da Ressurreição eles dirão: Glória a Ti, não Te adoramos como mereces ser adorado. Fim de citação.

Miftaah Daar al-Sa‘aadah, 2/88-90 

Consulte também a resposta à pergunta nº 49016.

E Allah sabe melhor.

A Fonte: Islam Q&A