Terça-feira 9 Ramadan 1445 - 19 Março 2024
Portuguese

As virtudes do Ramadan

Pergunta

O que é o Ramadan?

Texto da resposta

Todos os louvores são para Allah.

O Ramadan é um dos doze meses árabes. É um mês que é venerado na religião islâmica, e é distinguido dos outros meses por uma série de características e virtudes, incluindo as seguintes:

1 - Allah fez do jejum neste mês o quarto pilar do Islam, como Ele diz (interpretação do significado):

“Ramadan é o mês em que foi revelado o Alcorão, como orientação para a humanidade e como evidências da orientação e do critério de julgar. Então, quem de vós presenciar esse mês, que nele jejue…”

[Al-Baqarah 2:185]

E foi narrado em al-Sahihain (al-Bukhari, 8; Muslim, 16) a partir do hadith de Ibn ‘Umar que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “O Islam é construído em cinco (pilares): o testemunho de que não há nenhum deus além de Allah e que Muhammad é o Mensageiro de Allah; a implementação da oração; o pagamento do zakaah; o jejum do Ramadan; e Hajj à Casa (à Ka’bah).”

2 - Allah revelou o Alcorão neste mês, como Ele diz no versículo citado acima (interpretação do significado):

“Ramadan é o mês em que foi revelado o Alcorão, como orientação para a humanidade e como evidências da orientação e do critério de julgar…”

[Al-Baqarah 2:185]

E Allah diz (interpretação do significado):

“Por certo, fizemo-lo descer, na noite de al Qadr.”

[Al-Qadr 97:1]

3 - Allah fez a Lailat al-Qadr (Noite do Decreto) neste mês, e ela é melhor do que mil meses, como Allah diz (interpretação do significado):

“Por certo, fizemo-lo descer, na noite de al Qadr.

E o que te faz inteirar-te do que é a noite de al Qadr?

A noite de al Qadr é melhor que mil meses.

Nela, descem os anjos e o Espírito, com a permissão de seu Senhor, encarregados de todas ordem.

Paz é ela, até o nascer da aurora.”

[Al-Qadar 97: 1-5]

“Por certo, Nós o fizemos descer em uma noite bendita, por certo, somos Admoestadores.”

[Al-Dukhaan 44:3]

Allah abençoou o Ramadan com a Lailat al-Qadr. Para explicar o grande estatuto desta noite abençoada, a Surat al-Qadr foi revelada, e há muitos ahadith que também falam disso, como o hadith de Abu Hurairah (que Allah esteja satisfeito com ele) que disse: O Mensageiro de Allah (paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Chegou até vós o Ramadan, um mês abençoado que Allah vos ordenou a jejuar, durante o qual as portas do céu estão abertas e as portas do inferno estão fechadas, e os demônios rebeldes estão acorrentados. Nele há uma noite que é melhor do que mil meses, e quem for destituído da sua bondade foi realmente destituído.”

Narrado por al-Nasaa'i de 2106; Ahmad, 8769. Classificado como sahih por al-Albani em Sahih al-Targhib, 999.

E Abu Hurairah (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: O Mensageiro de Allah (paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Quem passar a Lailat al-Qadr em oração, tendo fé e na esperança de recompensa, ser-lhe-ão perdoados os seus pecados anteriores.”

Narrado por al-Bukhari, 1910.; Muslim, 760.

4 - Allah fez do jejum do Ramadan e o passar das suas noites em oração, com fé e na esperança de recompensa, um meio de remissão dos pecados, como foi comprovado em al-Sahihayn (al-Bukhari, 2014; Muslim, 760) a partir do hadith de Abu Hurairah, segundo o qual o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Quem jejuar o Ramadan, com fé e na esperança de recompensa, os seus pecados anteriores serão perdoados”. E al-Bukhari (2008) e Muslim (174) também narraram de Abu Hurairah que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Quem passar as noites de Ramadan em oração, com fé e na esperança de recompensa, os seus pecados anteriores serão perdoados.”

Os muçulmanos concordam unanimemente que é Sunnah rezar qiyaam (a oração noturna) à noite, no Ramadan. Al-Nawawi disse que o que se entende por rezar qiyaam no Ramadan é rezar Tarawih (a oração noturna durante o Ramadan), ou seja, a pessoa alcança o que foi entendido como qiyaam orando Tarawih.

5 - Neste mês, Allah abre as portas do Paraíso e fecha as portas do Inferno, e acorrenta os demônios, como se afirma em al-Sahihayn (al-Bukhari, 1898; Muslim, 1079), a partir do hadith de Abu Hurairah que disse que o Mensageiro de Allah (paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Quando o Ramadan chega, as portas do Paraíso são abertas e as portas do Inferno são fechadas, e os demônios são acorrentados.”

6 - Todas as noites Allah redime pessoas do Fogo. O Imam Ahmad (5/256) narrou a partir do hadith de Abu Umaamah que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “A cada quebra de jejum, Allah redime pessoas”. Al-Mundhiri disse: não há nada de errado com o seu isnaad (cadeia de narração); e foi classificado como sahih por al-Albani em Sahih al-Targhib, 987.

Al-Bazzaar (Kashf 962) narrou que Abu Sa'id disse: O Mensageiro de Allah (paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Allah redime pessoas a cada dia e noite – ou seja, no Ramadan – e cada muçulmano, a cada dia e noite, tem uma súplica respondida”.

7 - O jejum do Ramadan é um meio de expiação dos pecados cometidos desde o Ramadan anterior, desde que se evite os pecados maiores. Foi comprovado em Sahih Muslim (233) que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “As cinco orações diárias, a partir de uma Jumu'ah (oração de sexta-feira) até à próxima e a partir de um Ramadan até ao próximo, são expiação para (os pecados cometidos) no meio, contanto que evitem os pecados maiores.”

8 - O jejum no Ramadan é equivalente ao jejum de dez meses, como é indicado pelo hadith em Sahih Muslim (1164) narrado de Abu Aiyub al-Ansaari: “Quem jejuar no Ramadan, em seguida, seguir com seis dias de Shawwaal, será como se tivesse jejuado por uma vida inteira”. Ahmad (21906) narrou que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Quem jejuar no Ramadan, este mês é como dez meses, e o jejum de seis dias após (Eid) al-Fitr completa o ano.”

9 - Aquele que orar qiyaam no Ramadan com o imam até ele terminar, será registrado como se ele tivesse passado a noite inteira em oração, por causa do relato narrado por Abu Dawud (1370) e outros do hadith de Abu Dharr (que Allah esteja satisfeito com ele) que o Mensageiro de Allah (paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Aquele que orar qiyaam com o imam até ele terminar, será registrado para ele que ele passou a noite inteira em oração.” Classificado como sahih por al-Albani em Salaat al-Taraawih, p. 15.

10 - ‘Umrah no Ramadan é equivalente ao Hajj. Al-Bukhari (1782) e Muslim (1256) narraram que Ibn ‘Abbaas disse: O Mensageiro de Allah (que a paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse a uma mulher entre os Ansaar, “O que lhe impediu de fazer Hajj connosco?” Ela disse: “Nós temos só dois camelos que usamos para trazer água.” Então, o seu marido e filho tinham ido para o Hajj num camelo, e ele deixou o outro para que eles utilizassem para trazer água.” Ele disse: “Quando o Ramadan vier, faça a ‘Umrah, pois ‘Umrah no Ramadan é equivalente ao Hajj.” De acordo com um relato de Muslim, “...é equivalente a fazer Hajj comigo.”

11 - É Sunnah observar I'tikaaf (retiro com o propósito de adoração) no Ramadan, porque o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) sempre fez isso, como foi narrado no hadith de ‘Aa’isha (que Allah esteja satisfeito com ela) que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele) costumava passar os últimos dez dias do Ramadan em I'tikaaf até que ele faleceu, e as suas esposas observaram I'tikaaf depois dele.” Narrado por al-Bukhari de 1922; Muslim, 1172.

12 - É mustahabb, no sentido de ser fortemente recomendável, durante o Ramadan, estudar o Alcorão em grupo e lê-lo muito. Pode-se estudar o Alcorão em grupo recitando-o para outra pessoa e tendo outra pessoa a recitá-lo para você. A evidência de que isto é mustahabb é o fato de que Jibril costumava encontrar-se com o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) todas as noites no Ramadan e estudar o Alcorão com ele. Narrado por al-Bukhari, 6; Muslim, 2308.

A leitura do Alcorão é mustahabb em geral, mas mais ainda no Ramadan.

13 - É mustahabb, durante o Ramadan, oferecer iftaar para aqueles que estão em jejum, por causa do hadith de Zayd ibn Khaalid al-Juhani (que Allah esteja satisfeito com ele) que disse: O Mensageiro de Allah (paz e bênçãos de Allah estejam com ele) disse: “Quem der o iftaar para aquele que está em jejum terá uma recompensa como a dele, sem que diminua, de todo, a recompensa da pessoa em jejum.” Narrado por al-Tirmidhi, 807; Ibn Maajah, 1746; classificado como sahih por al-Albani em Sahih al-Tirmidhi, 647. Ver pergunta nº (12598).

E Allah sabe mais.

A Fonte: Islam Q&A