Sábado 23 Rabi' Ath-Thani 1446 - 26 Outubro 2024
Portuguese

Pode-se rezar Dhuhr e Asr juntos?

Pergunta

Mudei-me para uma nova cidade, por causa dos meus estudos. Fui à mesquita para rezar o Maghrib e o Imam uniu as orações do Maghrib e ‘Isha’. Embora eu saiba que existam motivos para unir orações, não tenho conhecimento completo sobre isso. Então, perguntei por que ele havia unido as orações, e ele disse: O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) juntou as orações por causa da chuva, e como há neve lá fora, juntamos as duas orações. É permitido unir orações em caso de neve? Quais são todas as razões pelas quais as orações podem ser unidas?

Resumo da Resposta

Pode-se rezar Dhuhr e Asr ou Maghrib e ‘Isha’ juntos nestes casos: do viajante, de quem está doente, de quem está amamentando, de quem não consegue se purificar com água ou fazer Tayammum para cada oração, daquele que não consegue saber o horário e daquele que sofre de Istihadah.

Todos os louvores são para Allah.

Unir orações por causa da neve

A Sunnah indica que é permitido unir Maghrib e ‘Isha’ por causa da chuva. Muslim (705) narrou de Sa’id ibn Jubair (que Allah tenha misericórdia dele) que Ibn ‘Abbas (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) uniu Dhuhr e ‘Asr, e Maghrib e ‘Isha’, em Madinah, quando não havia medo nem chuva. Eu perguntei a Ibn ‘Abbas: Por que ele fez isso? Ele respondeu: Para que sua Ummah não fosse submetida a dificuldades.

É permitido unir orações por causa da queda da neve, por analogia à chuva.

Foi dito em Kashf Al-Qina’: E é permitido unir Maghrib e ‘Isha’, mas não Dhuhr e ‘Asr, por causa da neve e do granizo, porque estes estão sob a mesma regra da chuva.

E é permitido juntar Maghrib e ‘Isha’ por causa do gelo, porque o tempo fica muito frio nesses horários.

Shaikh Ibn ‘Uthaimin (que Allah tenha misericórdia dele) disse a respeito de unir orações por causa do granizo: Não é permitido, exceto na condição de que o granizo seja acompanhado por ventos frios que possam prejudicar as pessoas, ou se for acompanhado por neve, porque quando a neve cai, sem dúvida causa problemas. Nesse caso, é permitido unir orações.

Deve-se notar que a Madhhab Hanbali é a Madhhab mais tranquila no que diz respeito às razões que permitem unir orações. Listaremos essas razões aqui, para benefício dos leitores.

Quando se pode unir orações?

Al-Bahuti (que Allah tenha misericórdia dele) disse em Kashshaf Al-Qina’ (2/5):

“Capítulo sobre unir orações… É permitido unir Dhuhr e ‘Asr no momento de qualquer um deles, e unir Maghrib e ‘Isha’ no momento de qualquer um deles. Estas quatro são as orações que podem ser unidas (nessas duas combinações): Dhuhr e ‘Asr, e Maghrib e ‘Isha’, no momento de qualquer uma delas, seja a primeira ou a segunda.

Isso pode ser feito em oito casos:

  • Do viajante para quem é permitido encurtar as orações das quatro Rak’ah, desde que sua viagem não seja desagradável ou proibida.
  • De quem está doente, caso não unir as orações cause dificuldades e fadiga. Está comprovado que é permitido unir orações da mulher que sofre de Istihadah (sangramento irregular), que é uma espécie de doença. Ahmad (que Allah tenha misericórdia dele) argumentou que a doença é mais difícil do que uma viagem, e ele foi tratado com ventosas após o pôr do sol, depois jantou e, então, juntou as orações.
  • De quem está amamentando, pela dificuldade causada por muita impureza. Ou seja, é difícil purificar-se a cada oração. Abu Al-Ma’ali (que Allah tenha misericórdia dele) disse: Ela é como alguém que está doente.
  • Daquele que não consegue se purificar com água ou fazer Tayammum para cada oração, pois juntar orações é permitido para quem está viajando e para quem está doente por causa das dificuldades. E aquele que não consegue se purificar para cada oração atende à mesma regra que estes.
  • Daquele que é incapaz de saber o horário, como quem é cego ou está no subsolo, conforme referido por Ahmad (que Allah tenha misericórdia dele); ele mencionou isso em Ar-Ri’ayah.
  • Daquele que sofre de Istihadah e outros que estão sob a mesma regra, como alguém que é incontinente e urina constantemente ou emite Madhiy, ou sofre com sangramentos Nassais constantes, e assim por diante. Isso é por causa do que é mencionado no Hadith de Hamnah (que Allah esteja satisfeito com ela), quando ela consultou o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) sobre Istihadah, e ele disse: “Se tu fores capaz de adiar Dhuhr e adiantar ‘Asr, então faz Ghusl e reza Dhuhr e ‘Asr juntos, em seguida, adia o Maghrib e antecipa ‘Isha’, então faz Ghusl e oferece as duas orações juntas, faz isso.” (Narrado por Ahmad, Abu Dawud e At-Tirmidhi que o classificaram como autêntico). Aquele que sofre de incontinência urinária e similares está sujeito à mesma regra.
  • Aquele que tem um trabalho ou possui uma desculpa que permita não rezar Jumu’ah e orações em congregação, como alguém que teme pela sua vida ou pela sua riqueza.

Quando se pode oferecer Maghrib e ‘Isha’ juntos?

As razões acima mencionadas tornam permissível unir Dhuhr e ‘Asr, e Maghrib e ‘Isha’.

No entanto, existem outras razões que tornam permissível unir Maghrib e ‘Isha’ em particular. Existem seis delas, que foram explicadas da seguinte forma:

  • É permitido unir Maghrib e ‘Isha’ em caso de chuva que encharque as roupas, ou encharque os sapatos ou o corpo, e cause dificuldades. Al-Bukhari narrou com seu Isnad (cadeia de narração) que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) juntou Maghrib e ‘Isha’ em uma noite chuvosa. Abu Bakr, ‘Umar e ‘Uthman (que Allah esteja satisfeito com eles) fizeram o mesmo. Mas não é permitido unir orações por causa de garoa, ou por causa de uma chuva fraca que não encharca as roupas, de acordo com a nossa Madhhab, pois isso não causa dificuldades.
  • É permitido unir Maghrib e ‘Isha’, mas não Dhuhr e ‘Asr, em caso de neve e granizo, porque eles estão sob a mesma regra que a chuva.
  • É permitido juntar Maghrib e ‘Isha’ em caso de gelo porque o tempo fica muito frio, e em caso de lama e vento frio intenso. Ahmad (que Allah tenha misericórdia dele) disse no relato de Al-Maimuni (que Allah esteja satisfeito com ela): Ibn ‘Umar juntava orações em uma noite fria. E acrescentou em Al-Madhhab, Al-Mustaw’ab e Al-Kafi: Se estivesse escuro. Al-Qadi disse: E se houver qualquer menção de que ele não compareceu às orações em congregação por causa do frio, deveria ser acrescentado: ou quando está lamacento, porque as dificuldades causadas pelo frio não são maiores do que as dificuldades causadas pela lama. Isto é indicado pelo relato de Ibn ‘Abbas (que Allah esteja satisfeito com ele), que diz que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) uniu orações em Madinah quando não havia medo nem chuva, e não há maneira de entender este relato, exceto indicando que havia lama. Isto é, supondo que não houvesse nenhuma doença [que o impedisse de comparecer à oração]. Al-Qadi disse: É mais provável que seja esse o caso, e é melhor do que entender que significa que não houve razão alguma, também é melhor do que sugerir que esta regra está revogada. Portanto, é permitido unir orações no caso dessas desculpas, mesmo para alguém que reza em sua casa ou que reza em sua mesquita local sob um teto, ou que está hospedado na mesquita, e similares. Por exemplo, aquele que entre sua casa e a mesquita haja apenas alguns passos, mesmo que não esteja ferido, exceto por um pequeno machucado. Isso porque, no caso de uma concessão geral, não faz diferença se há dificuldades ou não, como no caso das viagens. Ao contrário, isto se limita a unir Maghrib e ‘Isha’ porque os relatos só falam deste caso, e as dificuldades envolvidas são maiores, já que estas orações são feitas quando está escuro, e as dificuldades da viagem são em decorrência da própria viagem e do medo de não haver companheiros de viagem.”

O Shaikh Ibn ‘Uthaimin (que Allah tenha misericórdia dele) pensou que seria mais provável que alguém pudesse unir Dhuhr e ‘Asr também em tais situações, se houver dificuldades envolvidas.

“Ele (que Allah tenha misericórdia dele) disse: A visão correta em relação a esta questão é que é permitido unir Dhuhr e ‘Asr também em tais situações, assim como é permitido unir Maghrib e ‘Isha’. A razão para isso são as dificuldades. Se houver dificuldades, seja de noite ou de dia, é permitido unir orações.” (Ash-Sharh Al-Mumti’, 4/393)

E ele (que Allah tenha misericórdia dele) disse:

“Se estiver intensamente frio, com vento prejudicial às pessoas, então é permitido unir Dhuhr e ‘Asr, e Maghrib e ‘Isha’, por causa do relato comprovado no Sahih Muslim de ‘Abdullah ibn ‘Abbas (que Allah esteja satisfeito com ele), segundo o qual o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) uniu orações em Madinah quando não havia medo nem chuva. Perguntaram a Ibn ‘Abbas: Qual era o objetivo por trás disso? Ele respondeu: Ele não queria que sua Ummah fosse submetida a dificuldades. Isto indica que a sabedoria por trás de permitir a união das orações é aliviar as dificuldades dos muçulmanos, caso contrário não seria permitido uni-las. O sofrimento, no caso do frio, é apenas quando vem acompanhado de ventos frios. Se não houver vento, uma pessoa pode se proteger do frio usando camadas de roupas, e ela não será prejudicada pelo frio. Portanto, se alguém nos perguntasse: é permitido unir orações só porque está muito frio? Diríamos: Não é permitido, a menos que o frio seja acompanhado de um vento que faça mal às pessoas, ou se acompanhado de neve, porque quando a neve cai sem dúvida causa problemas. Nesse caso, é permitido unir orações. Mas se alguém une as orações só porque está frio, esta não é uma razão legítima para permitir que se una as orações. Quem junta duas orações sem motivo legítimo está pecando e a oração que uniu com a anterior não é válida; em vez disso, deve-se repeti-la. Se a pessoa as juntar no momento da oração posterior, então a primeira oração não teria sido oferecida no seu horário, assim ela estará pecando. Queria salientar esta questão, porque algumas pessoas me disseram que juntaram orações há duas noites por causa do frio, sem que houvesse vento que prejudicasse as pessoas, e isso não é permitido.” (Liqa’ Al-Bab Al-Maftuh, 18/1)

E Allah sabe mais.

A Fonte: Islam Q&A