Domingo 19 Shawwal 1445 - 28 Abril 2024
Portuguese

As orações regulares da Sunnah são dez rak'ahs ou doze rak'ahs? É permitido fazer essas orações em congregação?

Pergunta

Em seu Sahih, al-Bukhari narrou que 'Abdullah ibn 'Umar (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: Eu rezei com o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) duas rak'ahs antes do Dhuhr, duas rak 'ahs depois do Dhuhr, duas rak'ahs depois do Jumu'ah, duas rak'ahs depois de Maghrib e duas rak'ahs depois do 'Isha'. As orações da Sunnah mencionadas neste hadith são as orações regulares da Sunnah? Se for esse o caso, podem ser oferecidas em congregação? Elas podem ser incluídas em outra oração com uma única intenção (niyyah)?

Todos os louvores são para Allah.

Em primeiro lugar: o número de rakaat regulares da Sunnah

As orações regulares da Sunnah mencionadas no hadith narrado por Ibn ‘Umar (que Allah esteja satisfeito com ele) são dez rakaat. De acordo com a visão correta, as orações regulares da Sunnah são doze rakaat, por causa do hadith de ‘Aishah e Umm Habibah (que Allah esteja satisfeito com elas), que menciona quatro rakaat antes de Dhuhr.

Shaikh Ibn Baaz (que Allah tenha misericórdia dele) disse: As orações regulares da Sunnah são doze rak'ahs, embora alguns dos estudiosos fossem da opinião de que são dez. Mas há relatos comprovados do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) que indicam que são doze rakaat, e que a oração regular da Sunnah antes do Dhuhr é de quatro rakaat. ‘Aishah (que Allah esteja satisfeito com ela) disse: O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) nunca deixou de rezar quatro rakaat antes do Dhuhr. Quanto a Ibn 'Umar (que Allah esteja satisfeito com ele), é autenticamente narrado por ele que elas [as orações regulares da Sunnah] são dez rakaat, e que a oração regular da Sunnah antes do Dhuhr é de duas rakaat, mas 'Aishah e Umm Habibah (que Allah esteja satisfeito com elas) aprenderam com o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) que são quatro rakaat, e o princípio básico é que aquele que aprendeu [algo do Profeta] é quem está correto, não aquele que não aprendeu aquilo diretamente dele. Assim, fica estabelecido que as orações regulares da Sunnah são doze rakaat: quatro antes do Dhuhr e duas depois, duas depois do Maghrib, duas depois do ‘Isha’ e duas antes da oração do Fajr." (Majmu' al-Fatawa 11/281).

Shaikh Ibn 'Uthaimin (que Allah tenha misericórdia dele) disse: O autor considerou o número de orações regulares da Sunnah como dez, baseando-se no hadith de 'Abdullah ibn 'Umar (que Allah esteja satisfeito com ele), que disse: Eu aprendi com o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) dez rakaat – e ele as listou. Esta é uma das duas visões sobre este assunto.

A segunda visão sobre este assunto é que as orações regulares da Sunnah são doze rakaat, baseadas no hadith que foi narrado no Sahih al-Bukhari de 'Aishah (que Allah esteja satisfeito com ela), que disse: O Profeta (que as bênçãos e a paz de Allah estejam sobre ele) nunca deixou de rezar quatro rakaat antes do Dhuhr. Também foi narrado autenticamente que ele (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Quem rezar doze rakaat além das orações obrigatórias, em troca Allah construirá para ele uma casa no Paraíso.” E ele mencionou “quatro rakaat antes do Dhuhr” e os outros como mencionado acima.

Com base nisso, a visão correta é que as orações regulares da Sunnah são doze rakaat: duas rakaat antes do Fajr; quatro rakaat antes de Dhuhr, com dois taslim e duas rakaat depois; duas rakaat depois do Maghrib; e duas rakaat depois do ‘Isha’." (Ash-Sharh al-Mumti’ 4/68).

Ash-Shawkani (que Allah tenha misericórdia dele) disse: ad-Dawudi disse: No hadith de Ibn 'Umar, diz que há duas rakaat antes da oração de Dhuhr, e no hadith de 'Aishah diz que são quatro. Isto pode ser entendido como uma indicação de que cada um deles descreveu o que viu. E pode ser que Ibn ‘Umar tenha esquecido duas das quatro rak’ahs.

Al-Hafiz disse: Este entendimento é forçado. O que é mais provável é que ambos os cenários estejam corretos, o que significa que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) às vezes rezou duas rakaat e às vezes rezou quatro.

E foi dito que isso deve ser entendido como significando que na mesquita ele limitaria a duas rak'ahs e em sua casa ele rezaria quatro.

Pode ser que quando ele estava em sua casa ele rezasse duas rakaat, depois saísse para a mesquita e rezasse mais duas, e Ibn 'Umar só estava ciente do que aconteceu na mesquita, não do que aconteceu em sua casa, enquanto 'Aishah estava ciente de ambos.

A visão anterior é apoiada pelo hadith que Ahmad e Abu Dawud narraram de 'Aishah, que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) costumava rezar quatro rak'ahs em sua casa antes de Dhuhr, então ele saía.

Abu Ja'far at-Tabari disse: Quatro rak'ahs é o que ele normalmente fazia, e em raras ocasiões ele rezou duas rak'ahs [antes do Dhuhr]." (Nail al-Awtar 3/21).

Shaikh 'Abd al-Muhsin al-'Abbaad (que Allah o preserve) disse: O hadith de Umm Habibah e o hadith de 'Aishah concordam em termos de número, e que a oração regular da Sunnah antes do Dhuhr é quatro rakaat. Isto contrasta com o hadith de Ibn ‘Umar, segundo o qual faltam duas rakaat antes do Dhuhr. Sem dúvida é mais apropriado fazer o que é mais completo e melhor, ou seja, quatro rakaat, e quem reza duas rakaat fez bem e não há nada de errado com isso." (Sharh Sunan Abi Dawud).

Em segundo lugar: Duas rakaat após a oração do Jumu'ah

Estas duas rakaat, que são mencionadas no hadith de Ibn ‘Umar (que Allah esteja satisfeito com ele) como sendo oferecidas após a oração do Jumu’ah, não estão entre as orações regulares da Sunnah que devem ser repetidas todos os dias e noites. Pelo contrário, esta é uma oração separada que não está incluída no número mencionado no hadith de Ibn ‘Umar citado acima.

As-San'ani (que Allah tenha misericórdia dele) disse: As palavras “dez rakaat” referem-se ao que é repetido todos os dias." (Subul as-Salaam 1/316).

Shaikh ‘Abd ar-Rahman as-Suhaim (que Allah o preserve) disse: O hadith de Ibn ‘Umar refere-se à oração [Sunnah] após o Jumu’ah; esta não é uma das orações regulares da Sunnah; ao contrário, é uma oração separada." (Sharh al-'Umdah 1/209).

Em terceiro lugar: regra sobre o oferecimento de orações voluntárias em congregação

O princípio básico em relação às orações voluntárias e às orações regulares da Sunnah é que elas devem ser oferecidas individualmente, exceto nos casos em que a Sunnah é oferecê-las em congregação, como as orações do Tarawih , a oração do eclipse e assim por diante.

Mas se essas orações voluntárias às vezes são oferecidas em congregação, ou se há uma razão para fazer isso, então não há nada de errado, mas isso não deve ser tomado como uma prática regular ou como algo pelo qual as pessoas se reúnem e fazem regularmente.

Em quarto lugar: combinar as duas rakaat Sunnah do ‘Isha’ e qiyam al-lail com uma intenção (niyyah)

O hadith de 'Aishah (que Allah esteja satisfeito com ela) não deve ser entendido como significando que as duas rakaat Sunnah do 'Isha' podem ser colocadas junto com as orações noturnas com uma intenção, porque pode ser que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) rezou 'Isha', depois rezou a oração regular da Sunnah, depois disso... entretanto, o narrador não mencionou isso, assim como não mencionou o Witr.

Também pode ser que o narrador tenha se referido, com isso, especificamente à oração noturna.

E Allah sabe mais.

A Fonte: Islam Q&A