Segunda-feira 16 Muharram 1446 - 22 Julho 2024
Portuguese

Como maximizar a recompensa da caridade

Pergunta

Qual a melhor forma de obter a recompensa de fazer caridade de forma completa e multiplicada? Por exemplo, se alguém quiser doar 30 libras para caridade, o que é melhor, doar o valor total para caridade de uma só vez ou distribuir doando uma libra todos os dias durante o mês?

Resumo da Resposta

Algumas maneiras de maximizar a recompensa da caridade: 1- Dê em segredo. 2- Dê quando a necessidade da pessoa pobre for grande. 3- Quando você se apressa em dar no momento em que a riqueza é abundante. 4- Quando a caridade é doada a um familiar. 5- Quando você gasta por necessidade. 6- Quando é feito em horários e locais de especial virtude. 7- Se terá um bom impacto sobre os muçulmanos em geral.

Todos os louvores são para Allah.

Como maximizar a recompensa da caridade

A caridade é aumentada e multiplicada em diferentes situações, incluindo as seguintes:

  • Quando é dado em segredo.

O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Há sete a quem Allah, Exaltado seja, irá sombrear com Sua sombra no Dia em que não haverá sombra, exceto a Sua… Um homem que dá caridade e esconde isso a tal ponto que sua mão esquerda não sabe o que sua mão direita está dando”. (Narrado por Al-Bukhari, 1423)

  • Quando a necessidade da pessoa pobre é grande.

O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “O mais amado dos atos para Allah, Exaltado seja, é trazer alegria a um muçulmano, ou aliviá-lo da angústia , ou pagar suas dívidas, ou dissipar sua fome.” (Narrado por At-Tabarani em Al-Kabir, 13646; classificado como autêntico por Al-Albani)

  • Quando a pessoa se apressa em dar a caridade no momento em que a riqueza é abundante, ou se apressa em dá-la antes de morrer e antes que a morte se aproxime.

Abu Hurairah (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: Um homem veio ao Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) e disse: Ó Mensageiro de Allah, qual caridade traz a maior recompensa? Ele respondeu: “Caridade que tu dás quando estás saudável e relutante em dar, temendo a pobreza e esperando ficar rico, e tu não adiasaté que a alma chegue à garganta e diga: 'Isto e aquilo é para fulano de tal, e isso e aquilo é para fulano de tal,' quando já é para fulano de tal.” (Narrado por Al-Bukhari, 1419)

  • Quando a caridade é dada a um parente, e aumenta em virtude se for dada a um parente distante.

O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “A melhor caridade é a caridade dada a um parente que guarda rancor.” Narrado por Ahmad, 23530; classificado como sólido por Al-Albani)

  • Quando o doador gasta quando está em necessidade, mas dá prevalência a outra pessoa, desde que isso não prejudique aqueles com quem ele deve gastar [e por quem é responsável], a menos que concordem. Allah, Exaltado seja, diz (interpretação do significado):

“E os que habitaram o lar e abraçaram a Fé, antes deles, amam os que emigraram para eles, e não encontraram em seus peitos cobiça do que Ihes foi concedido. E preferem-nos a si mesmos, mesmo estando em necessidade. E quem se guarda de sua própria mesquinhez, esses são os bem aventurados.” [Al-Hashr 59:9]

O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “É pecado suficiente para um homem negligenciar aqueles a quem ele é [responsável por] alimentar.” Há um relato semelhante, Muslim (996).

Al-Baghawi (que Allah tenha misericórdia dele) disse em Sharh As-Sunnah (9/342): “Isso indica que um homem não tem o direito de dar em caridade aquilo que não é excedente ao que é necessário para alimentar sua família, buscando, assim, recompensa, e que isso será transformado em pecado”.

  • Quando isso é feito em momentos e lugares de virtude especial.

Ibn ‘Abbas (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) era a mais generosa das pessoas, e ele foi ainda mais generoso no Ramadan. (Narrado por Al-Bukhari, 6)

  • A recompensa por doar caridade aumenta se tiver um bom impacto sobre os muçulmanos em geral, como gastos na causa de Allah.

Abu Umamah (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “A melhor das caridades é a sombra de uma tenda fornecida [às tropas, na Jihad] pela causa de Allah, ou fornecer um servo [para um Mujahid que esteja lutando] pela causa de Allah, ou fornecer um camelo [para um Mujahid que esteja lutando] pela causa de Allah.” (Narrado e classificado como autêntico por At-Tirmidhi (1627); classificado como sólido por Al-Albani)

Perguntaram ao Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele): Qual tipo de caridade é melhor? Ele respondeu: “Fornecer água”. (Narrado por An-Nassa’i, 3664; classificado como sólido por Al-Albani)

Foi dito em Faid Al-Qadir (2/37) de Al-Minnawi (que Allah tenha misericórdia dele): At-Tibi (que Allah tenha misericórdia) disse: “Só é o melhor porque é mais benéfico e traz uma recompensa maior neste mundo e no outro.” Fim da citação.

  • Dar um par de qualquer tipo de coisa.

O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Quem der um par de qualquer tipo de coisa pela causa de Allah será chamado, dos portões do Paraíso: Ó servo de Allah, isso é bom!” (Narrado por Al-Bukhari, 1897)

O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse sobre estes quatro itens: “Essas qualidades não são combinadas em um homem, sem que ele entre no Paraíso.” (Narrado por Muslim, 1028)

  • Caridade dada por um estudioso piedoso.

O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Existem quatro tipos de pessoas neste mundo: uma pessoa a quem Allah abençoa com riqueza e conhecimento, então ela teme seu Senhor em relação a isto, usa-os para defender seus laços de parentesco e sabe que Allah tem direitos sobre isto. Esta é a mais virtuosa das categorias...” (Narrado por At-Tirmidhi, 2325; classificado como autêntico por Al-Albani)

  • Quando aquilo é querido ao seu dono.

Foi dito em Al-Mawsu’ah Al-Fiqhiyyah Al-Kuwaitiyyah (26/336): “No caso da caridade, recomenda-se que o que é dado seja dentre o melhor da riqueza do doador e o mais querido para ele. Allah, Exaltado seja, diz (interpretação do significado):

“Não alcançareis a bondade, até que despendais daquilo que amais. E o que quer que despendais, por certo, Allah é, disso, Onisciente.” [Al `Imran 3:92]

Al-Qurtubi (que Allah tenha misericórdia dele) disse: “As primeiras gerações (os Salaf) – que Allah esteja satisfeito com eles – se amassem algo, dá-lo-iam pela causa de Allah, Exaltado seja.”

  • Gastos com a família.

O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Um Dinar que tu gastas pela causa de Allah, um Dinar que tu gastas para libertar um escravo, um Dinar que tu dês em caridade a uma pessoa necessitada e um Dinar que tu gastas com tua família – a maior recompensa é aquela que tu gastas com tua família .” (Narrado por Muslim, 995)

  • Dar em caridade aquilo que o Legislador [Allah] declarou que deve ser dado em um determinado lugar e hora, como o Udhiyah (sacrifício); é melhor oferecer o Udhiyah e distribuir sua carne do que dar seu valor em caridade.
  • Se a caridade é algo que vai continuar até depois da morte do doador, mesmo que seja pouco, porque se algo continua e acumula, torna-se grande.

O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Quando um homem morre, todas as suas boas ações chegam ao fim, exceto três: caridade contínua (Sadaqah Jariyah), conhecimento benéfico ou um filho justo que rezará por ele.” (Narrado por Muslim, 1631)

Virtudes em se apressar a fazer caridade

O melhor é que a pessoa se apresse em dar tudo o que deseja em caridade, para que possa obter imediatamente a recompensa.

Se ela se apressar em fazer caridade, estará a salvo de duas coisas:

  • A primeira é a morte, que poderia impedi-la de agir.
  • A segunda é o enfraquecimento da sua determinação em fazer caridade.

Allah, Exaltado seja, diz (interpretação do significado):

“E os precursores da Fé serão os precursores; estes serão os achegados a Allah.” [Al-Waqi'ah 56:11]

O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Eu não gostaria de ter comigo o equivalente a este (monte) Uhud em ouro, e permanecer com um dinar comigo depois de três noites – de acordo com um relato em Al-Bukhari (6268): depois de uma ou duas noites – exceto algo que guardo para pagar uma dívida, exceto que eu daria aos servos de Allah assim e assim e assim – à sua direita, à sua esquerda, e atrás dele. Então, ele caminhou e disse: “Aqueles que têm mais [neste mundo] terão menos [recompensa] no Dia da Ressurreição, exceto aquele que faz assim e assim e assim” – à sua direita e à sua esquerda e atrás de si – “e quão poucos eles são”. (Narrado por Al-Bukhari, 6444)

E Allah sabe mais.​

A Fonte: Islam Q&A