Quinta-feira 23 Rabi' Al-Awwal 1446 - 26 Setembro 2024
Portuguese

Tipos de Jinn

Pergunta

Eu li no Alcorão Sagrado o que são os jinn (gênios), mas não entendo exatamente o que eles são. Você poderia me enviar mais informações sobre eles? Que a paz esteja com você!

Resumo da Resposta

Allah criou diferentes tipos de jinn. Entre eles estão alguns que podem assumir diversas formas, como cães e cobras; alguns que são como ventos com asas; e alguns que podem viajar e descansar. Para mais informações sobre os jinn no Islam, leia a resposta detalhada.

Todos os louvores são para Allah.

O que são os jinn?

O Alcorão e a Sunnah indicam que os jinn existem e que há um propósito para sua existência nesta vida, que é adorar somente a Allah, sem parceiro ou associado. Allah diz (interpretação dos significados):

“E Eu não criei os jinn e os humanos, senão para Me adorarem.” [al-Dhariyat 51:56].

“Ó corte de jinns e humanos! Não vos chegaram Mensageiros vindos de vós, que vos narraram Meus sinais e vos admoestaram do deparar deste vosso dia?” [al-An’am 6:130]

O mundo dos jinn é um mundo independente e separado, com sua própria natureza distinta e características que estão escondidas do mundo dos humanos. Os jinn e os humanos têm algumas coisas em comum, como a posse do entendimento e a escolha entre o caminho do bem e o caminho do mal. A palavra jinn vem de uma raiz árabe que significa escondido da vista. Allah diz (interpretação do significado):

“Por certo, ele (Shaitan) e seus sequazes (jinn) vos vêem de onde vos nao os vedes.” [al-A’raf 7:27]

Origem dos jinn

Allah nos contou em Seu Livro a essência da qual os jinn foram criados. Ele diz (interpretação do significado):

“E os jinn, criamo-los, antes, do fogo do Samum.” [al-Hijr 15:27]

“E criou o jinn de pura chama de fogo.” [al-Rahman 55:15].

De acordo com um hadith narrado por ‘Aishah, o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: Os anjos foram criados a partir da luz, os jinn foram criados a partir do fogo e Adam foi criado a partir daquilo que vos foi descrito. (Relatado por Muslim, 5314)

Tipos de jinn no Islam

Allah criou diferentes tipos de jinn. Entre eles estão alguns que podem assumir diversas formas, como cães e cobras; alguns que são como ventos com asas; e alguns que podem viajar e descansar. Abu Tha’labah al-Khushani disse: O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: Os jinn são de três tipos: um tipo que tem asas e voa pelo ar; um tipo que se parece com cobras e cachorros; e um tipo que para com intuito de descansar e depois retoma sua jornada. (Relatado por al-Tahawi em Mushkil al-Athar, 4/95, e por al-Tabarani em al-Kabir, 22/214. Shaikh al-Albani disse em al-Mishkat, 2/1206, n° 4148: al-Tahawi e Abul-Shaikh relataram isso com um isnad sahih)

Os jinn e os filhos de Adam

Cada indivíduo entre os filhos de Adam tem um jinn que foi designado para ser seu companheiro constante (qarin). Ibn Mas’ud disse: O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Não há nenhum de vós que não tenha um jinn designado para ser seu companheiro constante. Eles disseram: E tu também, ó Mensageiro de Allah? Ele respondeu: Eu também, mas Allah me ajudou e ele se submeteu, de modo que ele só me ajuda a fazer o bem.” (Relatado por Muslim, 2814)

An-Nawawi disse em seu comentário sobre Muslim (17/175):

“Ele se submeteu: tornou-se um muçulmano crente. Este é o significado aparente. Al-Qadi disse: Saiba que a ummah concorda com o fato de que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) foi protegido do Shaitan, física, mentalmente, e no que diz respeito à sua fala. Este hadith contém uma referência à advertência contra a fitnah (tentação, provação) e sussurros do qarin (companheiro constante entre os jinn). Sabemos que ele está conosco, então devemos tomar cuidado com ele tanto quanto possível.”

Os poderes dos jinn

Allah deu aos jinn poderes que não deu aos humanos. Allah nos contou sobre alguns de seus poderes, como a capacidade de se mover e viajar rapidamente. Um ‘ifrit, dentre os jinn, garantiu ao Profeta Suleiman (que a paz esteja sobre ele) que traria o trono da Rainha do Iêmen para Jerusalém em um período menor do que o necessário para um homem se levantar de onde estava sentado. Allah diz (interpretação do significado):

“Um ifrit dos jinns disse: “Eu to farei vir, antes que te levantes de teu lugar. E, por certo, para isso, sou forte, leal.” Aquele que tinha ciência do Livro disse: “Eu to farei vir, num piscar de olhos.” E, quando ele o viu estabelecido, junto de si, disse: “Isso é algo do favor de meu Senhor…” [al-Naml 27:39-40].

Comida e bebida dos jinn

Os jinn comem e bebem. Ibn Mas’ud disse: O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: Alguém dentre os jinn me chamou, e eu fui com ele e recitei o Alcorão para eles. Ele nos levou e nos mostrou os vestígios de onde estiveram e os vestígios de sua fogueira. Eles lhe pediram comida e ele disse: Tu podes ter todos os ossos que estiverem em tua posse, sobre os quais o nome de Allah foi mencionado, assim como carne, e todos os pedaços que caírem podem ser alimento para teus animais. O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: Portanto, não usai [essas coisas] para vos limparem [depois de fazerem vossas necessidades], pois elas são o alimento e a provisão de vossos irmãos. (Relatado por Muslim, 450).

De acordo com outro relato: Uma delegação de jinn de Nasibin veio até mim, e que bons jinn eles são! Eles me pediram comida e eu supliquei a Allah por eles, para que não passassem por ossos ou restos, sem que encontrassem comida neles. (Relatado por al-Bukhari, 3571). Os jinn crentes podem comer qualquer osso em que o nome de Allah tenha sido mencionado, porque o Mensageiro (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) não permitiu que eles comessem nada em que o nome de Allah não houvesse sido mencionado; esses são para os kuffar entre os jinn.

Os animais dos jinn

De acordo com o hadith narrado por Ibn Mas’ud, que citamos acima, os jinn pediram ao Mensageiro (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) por provisão, e ele lhes disse: e [vós podeis dar] todos os restos como alimento para vossos animais.

As moradas dos jinn

Os jinn vivem nesta terra onde nós vivemos. Eles são encontrados principalmente em ruínas e locais sujos como banheiros, aterros, lixões e cemitérios. Portanto, o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) nos ensinou a tomar precauções ao entrar em tais lugares, recitando adhkar (palavras de lembrança) prescritos no Islam. Um deles foi relatado por Annas ibn Malik (que Allah esteja satisfeito com ele), que disse: Quando o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) entrava no banheiro, ele dizia: Allahumma inni a’udhu bika min al-khubuthi wal-khabaith (Ó Allah, eu busco refúgio em Ti dos malignos, homens e mulheres). (Relatado por al-Bukhari, 142; e Muslim, 375).

Al-Khattabi explicou que khubuth é o plural de khabith (forma masculina má ou suja), e khabaith é o plural de khabithah (forma feminina má ou suja), e que o que se entende é que são os shayatin masculinos e femininos.

Alguns jinn são muçulmanos e alguns são incrédulos

Allah nos diz que alguns dos jinn disseram (interpretação do significado):

“E que: ‘Há entre nós, os muçulmanos, e há, entre nós, os iníquos. E quem se islamiza, esses são os que procuram retidão. ’E, quanto aos iníquos, serão lenha para o Inferno’.” [al-Jinn 72:14-15]

Os muçulmanos entre os jinn são de diferentes níveis no que diz respeito à retidão e à taqwa. Allah diz (interpretação do significado):

“E que: ‘Há, entre nós, os íntegros, e há, entre nós, os que o são menos. Somos de vários procederes.’” [al-Jinn 72:11]

A história de como os primeiros jinn desta ummah se tornaram muçulmanos foi narrada por Abd-Allah ibn Abbas, que disse: O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) saiu com um grupo de seus companheiros em direção ao mercado de Ukaz. Foi quando os shayatin foram impedidos de receber qualquer notícia do céu e estrelas cadentes foram enviadas contra eles. Os shayatin voltaram para seu povo, que questionou: Qual é o vosso problema? Eles responderam: Não podemos receber notícias do céu, e estrelas cadentes foram enviadas contra nós. O povo deles disse: Nada vos impede de ouvir notícias do céu, exceto algum novo evento que deve ter acontecido. Ide e olhai para o leste e oeste da terra e vejai se descobri o que vos está impedindo de ouvir notícias do céu.
Aqueles que saíram na direção de Tihamah encontraram o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) em Nakhlah, quando ele estava a caminho de Ukaz, e o encontraram liderando seus companheiros na oração do Fajr. Quando escutaram o Alcorão, eles o ouviram e disseram: Por Allah, é isso que nos impede de ouvir notícias do céu. Quando voltaram para o seu povo, disseram: Ó povo nosso, ouvimos um recital maravilhoso (o Alcorão). Ele nos guia para o Caminho Certo, e nós cremos nele, e nunca uniremos nada (na adoração) com nosso Senhor (Allah). [al-Jinn 72:2, interpretação do significado]. Então Allah revelou ao Seu Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) as palavras (interpretação do significado): “Dize (Ó Muhammad): Foi-me revelado que um pequeno grupo de jinns ouviu minha recitação (deste Alcorão)…” [ al-Jinn 72:1], e Allah revelou a ele o que os jinn haviam dito. (relatado por al-Bukhari, 731).

Seu acerto de contas no Dia da Ressurreição

Os jinn serão chamados a prestar contas no dia da Ressurreição. Mujahid (que Allah tenha misericórdia dele) disse, a respeito do versículo (interpretação do significado): “sabem os jinns que serão trazidos ao castigo (ou seja, eles serão levados a prestar contas)” [al-Saffat 37:158]: Eles serão levados a julgamento. (Sahih al-Bukhari, Bab Dhikr al-Jinn wa Thawabihim wa Iqabihim)

Proteção contra os danos causados pelos jinn

Como os jinn podem nos ver enquanto nós não podemos vê-los, o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) nos ensinou muitas maneiras de nos proteger de seus danos, como buscar refúgio em Allah contra o amaldiçoado Shaitan, recitar a Surat al-Falaq e Surat an-Nas (as duas últimas suratas do Alcorão), e recitar as palavras ensinadas por Allah no Alcorão (interpretação do significado): “Senhor meu! Refugio-me em Ti, contra as incitações dos demônios, e refugio-me em Ti, Senhor meu, para que eles me não sejam presentes…” [al Muminun 23:97-98]

Dizer Bismillah (em Nome de Allah) antes de entrar em casa, antes de comer ou beber, e antes de ter relações sexuais também impedirá o Shaitan de entrar na casa ou participar da refeição ou relação sexual. Da mesma forma, mencionar o nome de Allah antes de entrar no banheiro ou tirar a roupa impedirá que os jinn vejam a ‘awrah de uma pessoa ou a prejudiquem, como o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: Para colocar uma barreira que impedirá que os jinn vejam a ‘awrah dos filhos de Adam, que qualquer um de vós diga Bismillah ao entrar no banheiro. (Relatado por at-Tirmidhi, 551; Sahih al-Jam’i, 3611).

A força da fé e da religião em geral também impedirá que os jinn prejudiquem alguém, tanto que se eles lutassem, aquele que tem fé venceria. Abd-Allah ibn Mas’ud (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: Um homem dentre os Companheiros de Muhammad encontrou um gênio dentre os jinn. Eles lutaram e o humano derrubou o gênio. O humano lhe disse: tu me pareces pequeno e magro, e teus antebraços parecem as patas dianteiras de um cachorro. Todos os jinn são assim ou só tu? Ele disse: Não, por Allah, entre eles eu sou forte, mas vamos lutar novamente, e se tu me derrotares, eu te ensinarei algo que te fará bem. O humano disse: Tudo bem. Ele disse: Recita, “Allah, não existe deus senão Ele, O Vivente, Aquele que subsiste por Si mesmo. Não O tomam nem sonolência nem sono. DEle é o que há nos céus e o que há na terra…” [Ayat al-Kursi al-Baqarah 2:255 – interpretação do significado]. O humano falou: Tudo bem. O gênio completou: Tu nunca recitarás isso em tua casa, sem que o Shaitan saia dela como um burro em disparada, e ele jamais voltará até a manhã seguinte. (Relatado por al-Darimi, 3247)

Este é um breve resumo sobre os jinn, sua natureza e características. Allah é o Melhor dos protetores e o mais Misericordioso para aqueles que demonstram misericórdia.

E Allah sabe mais.

A Fonte: Sheikh Muhammed Salih Al-Munajjid