Sexta-feira 19 Ramadan 1445 - 29 Março 2024
Portuguese

Erros cometidos ao realizar o tawaf

Pergunta

Durante o tawaf nós percebemos que algumas pessoas ficam em pé no começo do tawaf e proferem alto a sua intenção de fazerem o tawaf. Nós também percebemos que algumas delas empurram e se enfiam para alcançar a Pedra Negra, e até mesmo brigam para isso. Qual é a vossa opinião sobre estas ações?

Texto da resposta

Todos os louvores são para Allah.

Estes são erros que ocorrem durante o tawaf, e são de vários tipos:
-1-
Proferir a intenção em voz alta quando se deseja fazer tawaf, então vemos o peregrino em pé encarando a Pedra Negra quando ele quer fazer tawaf, dizendo, “Ó Allah, eu intenciono fazer sete circuitos de tawaf para a ‘Umrah” ou “Ó Allah, eu intenciono fazer sete circuitos de tawaf para o Hajj, ” ou “Ó Allah, eu intenciono fazer sete circuitos de tawaf, a fim de me aproximar de Ti.”
Proferir a intenção em voz alta é bid’ah (uma inovação), porque o Mensageiro (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) não ordenou a ummah a fazer isso. Todos os que adorarem a Allah de uma maneira na qual o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) não O adorou ou ordenarem a ummah dele que o faça, terão introduzido uma inovação na religião de Allah que não faz parte desta. Então proclamar a intenção alto enquanto realiza o tawaf é um erro e uma inovação. Assim como é um erro do ponto de vista da Shariah, também é um erro do ponto de vista racional. Qual é o objetivo de proferir a intenção em voz alta quando a intenção é um assunto entre você e o seu Senhor, e Allah sabe o que há no coração das pessoas e Ele sabe que você irá circundar
esta Casa. Se Allah sabe disso, então não há necessidade de dizer isso em voz alta aos servos de Allah.
O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) fazia tawaf antes de você e ele não dizia a intenção em voz alta quando fazia tawaf. Os Sahabah (que Allah esteja satisfeito com eles) faziam tawaf antes de você e não diziam a intenção alto quando realizavam tawaf, ou quando faziam qualquer outro ato de adoração, então isto é um erro.
-2-
Alguns daqueles que fazem tawaf empurram e se enfiam demais quando tocam na Pedra Negra e o Canto Iemenita, e eles são perturbados pela aglomeração e perturbam os outros. Eles podem estar se enfiando e empurrando uma mulher, e o Shaitan pode tentá-los e encher o coração deles com desejo enquanto estão comprimindo esta mulher neste espaço estreito. As pessoas são apenas humanas e podem ser sobrepujadas por suas almas que as incitam a fazer o mal, então uma má ação pode ter lugar na sombra da Casa de Allah. Este é um assunto que se torna ainda pior tendo em vista o local em que tem lugar, ainda que seja uma fitnah em qualquer lugar que ocorra.
Não está prescrito se enfiar e empurrar ao tocar a Pedra Negra ou o Canto Iemenita, pelo contrário, se é fácil fazê-lo de uma maneira calma e dignificada, então deve fazê-lo, e se não for fácil, então deve somente apontar para a Pedra Negra.
No que respeita ao Canto Iemenita, não há relato do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) de que ele apontou para ela, e não podemos compará-la à Pedra Negra, porque a Pedra Negra é de maior valor, e foi comprovado que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) apontou para a pedra Negra.

Tal como aglomerar não está prescrito nesta situação e há o medo de que isso possa causar fitnah quando alguém está comprimido junto com mulheres, isso pode também causar irritação, porque em situações lotadas uma pessoa irá inevitavelmente ouvir palavras que ela desgosta e ela se sentirá irritada e nervosa quando deixar este lugar.
O que a pessoa que estiver fazendo tawaf deve fazer é sempre permanecer calma e dignificada, para que então ela tenha a presença de espírito própria para adorar a Allah. O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Tawaf ao redor da Casa e (Saa’i) entre al-Safa e al-Marwah e o apedrejamento dos Jamaar foram prescritos somente para que a lembrança de Allah (dhikr) seja estabelecida.”
-3-
Algumas pessoas pensam que o tawaf não é válido a menos que se beije a Pedra Negra, e que beijar a Pedra Negra é uma das condições de o tawaf ser válido, e do Hajj e ‘Umrah serem válidos também. Esta é uma noção equivocada. Beijar a Pedra Negra é Sunnah, e também não é uma Sunnah independente, pelo contrário, é Sunnah para quem estiver fazendo o tawaf. Eu não conheço a prática de beijar a Pedra Negra na Sunnah exceto durante o tawaf. Baseado nisto, visto que beijar a Pedra Negra é Sunnah e não é obrigatório e não é uma condição do tawaf, então se uma pessoa não a beijar, nós não dizemos que seu tawaf é inválido ou que seu tawaf está carenciado e que ele está pecando. Pelo contrário, seu tawaf é válido e se há muita aglomeração então apontar é melhor que tocar, porque isso é o que o Mensageiro (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) fez quando o local estava aglomerado, e porque ao fazer isto uma pessoa evita o dano que ela poderá causar aos outros ou que os outros lhe poderão causar.
Se alguém nos perguntasse: Se o Mataaf (local do tawaf) estiver muito aglomerado, o que você acha – é melhor forçar e beijar a Pedra Negra, ou apontar para ela?
Nós dizemos que é melhor apontar para ela, porque esta é a Sunnah. Que foi narrada do Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele), e a melhor orientação é a orientação de Muhammad (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele).
-4-
Beijar o Canto Iemenita. Não há provas acerca disso do Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele), e se um ato de adoração não está provado do Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) então é bid’ah e não é um ato de adoração que traga alguém próximo de Allah. Baseado nisto, não está prescrito beijar o Canto Iemenita, porque isto não foi provado do Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele). Pelo contrário, isto foi narrado num hadith da’if que não pode ser tomado como evidência.
-5-
Algumas pessoas, quando tocam a Pedra Negra e o Canto Iemenita, tocam-nos com a mão esquerda de uma maneira descuidada. Isto é um erro, porque a mão direita é melhor que a mão esquerda, e a mão esquerda somente é usada pra coisas impuras tais como se limpar após se aliviar, ou limpar o nariz, e assim por diante. Quando se trata de assuntos como beijar e respeito, a mão direita deve ser usada.
-6-
Eles pensam que tocar a Pedra Negra e o Canto Iemenita é feito por barakah ou benção, não como uma parte do ritual de tawaf, então eles os tocam buscando barakah deles. Isto é indubitavelmente contrário ao propósito, porque o propósito de tocar a Pedra Negra ou limpá-la ou beijá-la, é glorificar Allah. Portanto quando o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) tocou na Pedra Negra ele disse: “Allahu akbar, ” como uma indicação de que o propósito dessa ação é glorificar Allah, não buscar barakah ao tocar nesta pedra. Assim, quando o califa ‘Umar (que Allah esteja satisfeito com ele) tocou na Pedra Negra ele disse: “Por Allah, eu sei que sois somente uma pedra e não podeis causar dano nem trazer benefício. Se eu não houvesse visto o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) a beijar-vos, eu não vos teria beijado.”
Esta noção equivocada mantida por algumas pessoas – que o propósito por trás de beijar o Canto Iemenita e a Pedra Negra é buscar barakah – levou algumas delas a trazerem seus filhos pequenos e a tocarem o Canto ou a Pedra com as mãos, e então limparem as crianças com as mãos. Essa é uma crença corrupta que deve ser denunciada. Nós devemos explicar às pessoas que estas pedras não podem prejudicar nem beneficiar, e que o propósito de as tocar é glorificar a Allah e estabelecer a lembrança (dhikr) d’Ele, e seguir o exemplo do Mensageiro d’Ele (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele).
Todos estes assuntos e outros não estão prescritos na Shari’ah. Pelo contrário, eles são inovações (bid’ah) e não beneficiam aqueles que os realizam de maneira alguma. Mas se aquele que o faz é ignorante e não percebe que isto é bid’ah, então há a esperança de que ele possa ser perdoado. Mas se ele sabe que isto é bid’ah ou é negligente e não pergunta sobre sua religião, então ele está pecando.
-7-
Algumas pessoas recitam um du’a específico em cada circuito. Isto é um tipo de bid’ah que não foi narrado do Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) ou dos companheiros dele. O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) não recitou um du’a específico em cada circuito, tampouco o fizeram seus companheiros. O máximo que pode ser dito a respeito disso é que entre o Canto Iemenita e a Pedra Negra o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) costumava dizer: Senhor nosso! Concede-nos, na vida terrena, benefício, e, na derradeira vida, benefício; e guarda-nos do castigo do fogo. ” [al-Baqarah 2:201- interpretação do significado].
E ele (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Tawaf ao redor da Casa e (Saa’i) entre al-Safa e al-Marwah e o apedrejamento dos Jamaar foram prescritos somente para que a lembrança de Allah (dhikr) seja estabelecida.”
Esta bid’ah é ainda mais errada quando a pessoa carrega um pequeno livreto no qual há um du’a para cada circuito, e ela lê esse livreto, não sabendo o que ela está dizendo, seja porque ela não sabe árabe e não entende os significados, ou porque ainda que ela seja árabe e fale árabe ela não saiba o que está dizendo. Nós até mesmo ouvimos alguns deles dizerem du’as que claramente se desviam do ensinamento islâmico; por exemplo, nós ouvimos alguém dizendo, “Ó Allah, torna-me independente de meios por Tua Majestade (jalaalika) para que então eu não tenha necessidade daquilo que Tu proibiste” quando ele deveria ter dito, “por aquilo que Tu permitiste (halaalika).”
Nós também vemos algumas pessoas lendo este livreto, e quando elas terminam o du’a para o circuito que elas estão fazendo, elas param e não recitam nenhum outro du’a no resto daquele circuito. Se não há muitas pessoas no Mataaf, elas terminam o circuito antes delas terminarem o du’a, então elas encurtam o du’a.
O remédio para isso é explicar aos peregrinos que, durante o tawaf, uma pessoa pode dizer qualquer du’a que ela queira, e ela pode lembrar-se de Allah (dhikr) como ela quiser. Se isso for explicado às pessoas esse problema desaparecerá.
Parecer sobre aquele que cai nessas inovações
Com respeito a essas ações, as pessoas são, ou:
-         Completamente ignorantes e não percebem que o que elas estão fazendo é haram. Nesse caso há a esperança de que não haja culpa sobre essas pessoas.
-         Elas sabem, mas estão deliberadamente se desviando e conduzindo outros ao desvio. Tal pessoa é indubitavelmente pecadora e também arcará com o fardo do pecado daqueles que seguirem o seu exemplo.
-         Elas estão inconscientes e são negligentes, não se preocupando em perguntar às pessoas que sabem. Há o medo dessas pessoas estarem pecando por causa de sua falta de cuidado e sua falha em perguntar.
Estes são os erros que nós notamos durante o tawaf. Nós esperamos que Allah oriente os nossos irmãos muçulmanos a acertar as coisas para que o tawaf deles esteja de acordo com a Sunnah do Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele), porque a melhor orientação é a orientação de Muhammad (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele). Religião não é baseada em emoções e inclinações, pelo contrário, é para ser baseada naquilo que tem sido narrado do Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele).

A Fonte: De Dalil al-Akhta’ allati iaqa’ fiha al-Haaj wa’l-Mu’tamir por Shaikh Ibn ‘Uthaimin (que Allah tenha misericórdia dele)