Terça-feira 9 Ramadan 1445 - 19 Março 2024
Portuguese

Mulheres saindo para lazer e compras

Pergunta

Eu estive me perguntando sobre o que eu ouvi de alguns muçulmanos sobre mulheres saindo, que elas devem ter algum propósito legítimo para sair. Poderiam sair para coisas que representam pouco (como entretenimento halal de algum tipo), enquanto usam o hijab adequado? Eu e outra muçulmana diferimos sobre isso.

Texto da resposta

Todos os louvores são para Allah.

O Islam veio para proteger as mulheres e sua honra, e prescreveu regras que tratam disso. Allah diz (interpretação do significado):

"E permanecei em vossas casas" [al-Ahzaab 33:33]

Com base nisso, o princípio geral é que as mulheres devem ficar em casa e não sair, exceto por razões essenciais ou casos de necessidade. O Islam afirma que a oração de uma mulher em casa é melhor para ela do que sua oração na mesquita - até al-Masjid al-Haraam (na mesquita da Kaabah, em Makkah).

Isso não significa que as mulheres tenham de permanecer prisioneiras na casa. O Islam permite que elas saiam para a mesquita, e façam Hajj e 'Umrah, orações do Eid, etc., e os seus obrigatórios. Dentre os tipos de saída que são prescritos a elas estão: visitar sua família e mahrams, e sair para perguntar questões religiosas a pessoas de conhecimento. As mulheres também têm permissão para sair para suas próprias necessidades, mas tudo isso tem que estar dentro dos limites e condições estabelecidas na shari'ah (legislação islâmica), como estar acompanhada por um mahram quando viajar, ou ter certeza de que sua rota é segura quando ela se movimenta em sua própria cidade ou localidade. Ela também deve sair vestindo o hijaab completo, e não deve usar maquiagem, adornos ou perfume.

Vários textos foram narrados a respeito, incluindo os seguintes:

Ibn 'Umar relatou que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: "Se a esposa de qualquer um de vós pedirdes permissão para ir à mesquita, não a detenha." (Narrado por al-Bukhaari, 827, Muslim, 442)

Zainab, a esposa de 'Abd-Allah, disse: O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse-nos: "Se alguma de vós vierdes à mesquita, não usais perfume." (Narrado por Muslim, 443)

Jaabir ibn 'Abd-Allaah disse: minha tia materna se divorciou e quis buscar algumas frutas de suas árvores. Um homem repreendeu-lhe por sair, então ela foi ao Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele), e ele disse: "Não se importe, vá e pegue o fruto de suas árvores. Talvez tu possas dá-lo em caridade ou faças algo bom com eles. "(Narrado por Muslim, 1483)

O entretenimento referido na questão pode envolver mistura ou contato com estranhos (homens não mahram), ou viagem sem um mahram, ou muitas coisas que não possuam nenhum benefício. Então você tem que ser cautelosa e ter certeza de que o entretenimento seja realmente permitido e halaal, e livre de qualquer coisa haram que ganharia o castigo de Allah. Se uma mulher sai para um lugar onde não há nada haraam acontecendo e ela não sai com muita frequência, não há nada de errado com isso. Pedimos a Allah que nos proteja, mantenha-nos castos e faça com que nosso compromisso com a religião seja bom e forte.

Que Allah abençoe nosso Profeta Muhammad.

A Fonte: Sheikh Muhammed Salih Al-Munajjid