Quarta-feira 22 Shawwal 1445 - 1 Maio 2024
Portuguese

Condições para comer carne abatida por judeus e cristãos

Pergunta

Eu sei que é essencial dizer o nome de Allah ao abater animais que serão comidos, e que não é permitido comer aquilo sobre o qual o nome de Allah não foi mencionado, mas às vezes um muçulmano tem que viajar para um país não-muçulmano e aí permanecer vários anos, para trabalhar ou estudar. Deve-se abster completamente de comer carne durante este período de tempo ou, neste caso, considera-se a pessoa compelida pela necessidade a comer carne, ou ainda, é suficiente dizer o nome de Allah no momento de comer?

Resumo da Resposta

A carne abatida por judeus ou cristãos é permitida sujeita a duas condições: 1. A carne deve ser abatida como um muçulmano abate, cortando a garganta e o esôfago e deixando o sangue fluir. 2. Nenhum nome além do de Allah deve ser mencionado sobre ela.

Todos os louvores são para Allah.

Dizer Bismillah ao abater carne

Dizer o nome de Allah é uma condição para que a carne seja permitida e isso não é desculpado pelo esquecimento ou pelo não conhecimento, de acordo com a opinião acadêmica mais correta.

Condições de consumo de carne abatida por cristãos e judeus

A carne abatida por uma das pessoas do Livro (um judeu ou um cristão) é permitida, desde que sujeita a duas condições:

  • Que a carne seja abatida como um muçulmano faz, cortando a garganta e o esôfago e deixando o sangue fluir. Se o animal for morto por estrangulamento, choque elétrico ou afogamento em água, a sua carne não é permitida. Da mesma forma, se um muçulmano fizer isso, a carne não será permitida.
  • Nenhum outro nome além do de Allah deve ser mencionado sobre o abate, como o nome do Messias, etc., porque Allah diz (interpretação do significado):

“E não comais daquilo, sobre o qual não foi mencionado o nome de Allah...” [Al-An’am 6:121]

E Ele diz, a respeito das coisas proibidas (interpretação do significado):

“Ele vos proibiu apenas, a carne do animal morto e o sangue, e a carne de porco, e o que é imolado com a invocação de outro nome que Allah. E quem é impelido a alimentar-se disso, não sendo transgressor nem agressor não haverá pecado sobre ele. Por certo, Allah é Perdoador, Misericordiador.” [Al-Baqarah 2:173]

Shaikh Ibn ‘Uthaimin (que Allah tenha misericórdia dele) disse:

“O que se entende aqui é aquilo sobre o qual um nome diferente do de Allah é mencionado no momento do abate, como dizer “em nome do Messias” ou “em nome de Muhammad” ou “em nome de Jibril” ou “em nome de Al-Lat” e assim por diante.” (Tafsir Surat Al-Baqarah)

A proibição também se aplica àquilo que é oferecido como sacrifício ao Messias ou a Az-Zahrah, mesmo que não tenham mencionado um nome diferente do de Allah sobre o abate. Isso também é proibido.

Shaikh Al-Islam Ibn Taimiyah (que Allah tenha misericórdia dele) disse:

“Quanto ao que é sacrificado pelo povo do Livro para seus festivais e como um ato de adoração para se aproximar de alguém que não seja Allah, assim como os muçulmanos oferecem seus sacrifícios para se aproximarem de Allah, por exemplo: alguma razão que os leve a sacrificar pelo Messias e Az-Zahrah, há dois relatos narrados por Ahmad a respeito disso, o mais conhecido deles cita em seus textos que não é permitido comer esta carne, mesmo que o nome de alguém que não seja Allah não tenha sido mencionado. A proibição foi narrada por ‘Aishah e ‘Abdullah ibn ‘Umar (que Allah esteja satisfeito com eles).” (Iqtida’ Al-Sirat Al-Mustaqim, 1/251)

Os muçulmanos podem comer carne se não souberem se o nome de Allah foi mencionado ou não?

Se um muçulmano ou uma pessoa do povo do Livro abater um animal para obter carne, e não se sabe se ele mencionou o nome de Allah ou não, é permitido comer deste abate, e quem come deve dizer o nome de Allah, por causa do relato narrado por Al-Bukhari (2057) de ‘Aishah (que Allah esteja satisfeito com ela), quando algumas pessoas disseram: “Ó Mensageiro de Allah, algumas pessoas trazem carne para nós, e não sabemos se eles mencionaram o nome de Allah ou não. O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: ‘Menciona o nome de Allah sobre isto e come.’”

Shaikh Ibn ‘Uthaimin (que Allah tenha misericórdia dele) disse:

“Não é essencial perguntar sobre o que foi sacrificado por um muçulmano ou por uma pessoa do povo do Livro, e como foi sacrificado, e se o nome de Allah foi mencionado sobre isso ou não. Pelo contrário, isso não deveria ser feito, porque isso é ser obstinado em questões religiosas. O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) comeu carne abatida pelos judeus e não fez perguntas.

Em Al-Bukhari e em outros lugares foi narrado por ‘Aishah (que Allah esteja satisfeito com ela) que algumas pessoas disseram ao Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele): Algumas pessoas trazem carne para nós, e não sabemos se elas mencionaram o nome de Allah sobre isso ou não. O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: ‘Menciona o nome de Allah sobre isto e come.’ Ela disse: Eles eram novos no Islam, e o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse-lhes para comerem sem perguntar, mesmo que aqueles que trouxeram a carne para eles possam não ter conhecimento das leis islâmicas, já que eram novos no Islam.” (Risalah fi Ahkam Al-Udhiyah wal-Dhakah por Shaikh Ibn ‘Uthaimin, que Allah tenha misericórdia dele)

Os muçulmanos que vivem em países não-muçulmanos podem comer carne?

Com base no exposto, quem viaja para um país não-muçulmano onde a maioria dos que abatem carne são cristãos ou judeus, é-lhe permitido comer a sua carne, a menos que saiba que essas pessoas atordoam os animais ou mencionam sobre eles o nome de alguém que não seja Allah, como mencionado acima.

Porém, se o matadouro for de um idólatra ou comunista, não é permitido comer carne abatida ali.

Se a carne for proibida, não é permitido comê-la por necessidade, desde que a pessoa consiga encontrar alimentos para mantê-la viva, como peixes, vegetais e assim por diante.

Shaikh ‘Abd Ar-Rahman Al-Barrak (que Allah o preserve) disse:

“A carne disponível nos países não-muçulmanos é de vários tipos. Quanto ao peixe, é permitido em todos os casos, porque a sua permissibilidade não depende da forma como é abatido ou da menção do nome de Allah sobre ele.

No que diz respeito aos outros tipos de carne, se as empresas ou indivíduos que produzem carne são do Povo do Livro, judeus ou cristãos, e não se tem conhecimento que matam o animal por choque eléctrico, estrangulamento ou golpe na cabeça, como é bem conhecido no Ocidente, então esta carne é permitida. Allah diz (interpretação do significado):

“Hoje, são-vos lícitas as cousas benignas. E o alimento daqueles, aos quais fora concedido o Livro, é-vos lícito...” [Al-Ma’idah 5:5]

Porém, se matarem o animal por um dos métodos mencionados, a carne é proibida, porque nesse caso é carne que foi estrangulada ou morta com golpe. Se aqueles que produzem a carne não forem judeus ou cristãos, então a carne que oferecem é proibida. Allah diz (interpretação do significado):

“E não comais daquilo, sobre o qual não foi mencionado o nome de Allah. E, por certo, isto é perversidade. E, por certo, os demônios inspiram seus aliados, para que contendam convosco. E, se vós lhes obedeceis, por certo, sereis idólatras.” [Al-An’am 6:121]

O muçulmano deve se esforçar para evitar aquilo que é claramente proibido e ser cauteloso em relação a assuntos duvidosos, de modo a preservar o seu compromisso religioso e a manter o seu corpo a salvo de ser nutrido com coisas ilícitas.”

E Allah sabe mais.

A Fonte: Islam Q&A