Por favor, contribua generosamente para garantir a continuidade do nosso site InshaAllah.
Qual é o takbir em tempos especificados e o tempo todo? Quando é que este inicia?
Todos os louvores são para Allah.
Os primeiros dez dias de Dhu'l-Hijjah são dias venerados. Allah jurou por eles em Seu Livro, e jurar por algo é indicativo de sua importância e de seu grande benefício. Allah diz (interpretação do significado):
"Pela aurora; Pelas dez noites (ou seja, os primeiros dez dias do mês de Dhul-Hijjah)!"
[Al-Fajr 89:1]
Ibn 'Abbas, Ibn al-Zubair, Mujahid e outros dentre as primeiras gerações e as posteriores disseram: Refere-se aos dez dias de Dhu'l-Hijjah. Ibn Kathir disse: Este é o ponto de vista correto.
Tafsir Ibn Kathir, 8/413
Boas ações durante estes dias são amadas por Allah, porque o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: "Não há dias em que a prática do bem seja mais amada por Allah do que nestes dez dias." Eles perguntaram: "Ó Mensageiro de Allah, nem mesmo o jihad pela causa de Allah?" O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: "Nem mesmo o jihad pela causa de Allah, exceto no caso de um homem que saia para lutar, dando a si mesmo e sua riqueza pela causa, e volte sem nada". Narrado por al-Bukhari, 969; al-Tirmidhi, 757. Esta versão foi narrada por al-Tirmidhi e classificada como sahih por al-Albani em Sahih al-Tirmidhi, 605.
Uma das obras virtuosas durante estes dias é lembrar-se de Allah recitando o takbir (dizendo "Allahu akbar") e o tahlil (dizendo "La ilaha ill-Allah"), por causa das seguintes evidências.
1 - Allah diz (interpretação do significado):
"Para presenciar certos benefícios seus e para mencionar, em dias determinados, o nome de Allah…"
[Al-Hajj 22:28]
Os "dias determinados" são os primeiros dez dias de Dhu'l-Hijjah.
2 - Allah diz (interpretação do significado):
"E invocai a Allah em dias contados"
[Al-Baqarah 2:203]
Estes são os dias de al-Tashriq, ou seja, dias 11, 12 e 13 de Dhu'l-Hijjah.
3 - O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: "Os dias de Tashriq são os dias de comer, beber e lembrar de Allah." Narrado por Muslim, 1141.
Os sábios diferem em relação à forma do Takbir.
1 - A primeira visão é que ele é:
Allahu akbar, Allahu akbar, La ilaha ill-Allah, Allahu akbar, Allahu akbar, wa lillahi'l-hamd (Allah é o Maior, Allah é o Maior, não há nenhum deus além de Allah, Allah é o Maior, Allah é o Maior, e para Allah são todos os louvores).
2 - A segunda visão é que ele é:
Allahu akbar, Allahu akbar, Allahu akbar, La ilaha ill-Allah, Allahu akbar, Allahu akbar, Allahu akbar, wa lillahi'l-hamd (Allah é o Maior, Allah é o Maior, Allah é o Maior, não há nenhum deus além de Allah, Allah é o Maior, Allah é o Maior, Allah é o Maior, e para Allah são todos os louvores).
3 - O terceiro ponto de vista é que ele é:
Allahu akbar, Allahu akbar, Allahu akbar, La ilaha ill-Allah, Allahu akbar, Allahu akbar, wa lillahi'l-hamd (Allah é o Maior, Allah é o Maior, Allah é o Maior, não há nenhum deus para além de Allah, Allah é o Maior, Allah é o Maior, e para Allah são todos os louvores).
O assunto é de vasto alcance, pois não há nenhum texto narrado pelo Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) que especifique uma forma particular do Takbir.
O takbir se divide em duas categorias:
1 - Takbir a qualquer momento. Este é o takbir que não se limita a um tempo específico, e é sunnah dizê-lo o tempo todo, de manhã e à noite, antes e depois da oração, em todos os momentos.
2 - Takbir em períodos específicos. Este é o takbir que está limitado ao tempo imediatamente após a oração.
É sunnah recitar o takbir a qualquer momento durante os primeiros dez dias de Dhu'l-Hijjah e todos os dias de Tashriq, a partir do início do mês de Dhu'l-Hijjah (isto é, a partir do pôr do sol no último dia de Dhu'l-Qa'dah) até o fim dos dias de al-Tashriq (que é quando o sol se põe no dia treze de Dhu'l-Hijjah).
No que diz respeito a períodos específicos, começa a partir do Fajr no dia de 'Arafah e dura até o sol se pôr no último dia dos dias de Tashriq, além do takbir que pode ser recitado a qualquer momento. Assim, quando uma pessoa diz o Taslim no final da oração obrigatória, ela deve pedir por perdão (dizendo “Astaghfir-Allah”) três vezes, e dizer: "Allahumma anta al-salam wa minka al-salam, tabarakta ya dha'l jalali wa'l ikram (Ó Allah, Tu és al-Salam [Aquele que é livre de todos os defeitos e deficiências] e, a partir de Ti tudo é paz, bem-aventurado És, Ó possuidor da majestade e honra)", em seguida, iniciar o takbir.
Isto é para aqueles que não estão no Hajj. Os peregrinos devem começar o takbir recitando após a oração de dhuhr no Dia do Sacrifício (dia 10 de Dhu'l-Hijjah).
E Allah sabe melhor.
Veja Majmu' Fatawa Ibn Baz (que Allah tenha misericórdia dele), 13/17; al-Sharh al-Mumti' por Ibn ‘Uthaimin (que Allah tenha misericórdia dele), 5/220-224.