Segunda-feira 22 Jumada Ath-Thani 1446 - 23 Dezembro 2024
Portuguese

Qual é a doença que permite que um jejuador quebre seu jejum?

Pergunta

Qual é a doença que permite que um jejuador quebre seu jejum no Ramadan? É permitido quebrar o jejum por qualquer doença, mesmo que seja menor?

Texto da resposta

Todos os louvores são para Allah.

A maioria dos estudiosos – incluindo os quatro imams – são da opinião que ao doente não é permitido quebrar seu jejum no Ramadan, a menos que a doença seja grave.

O que se entende por doença grave é:

1- A doença será agravada pelo jejum.

2- A recuperação será retardada pelo jejum.

3- O jejum pode causar dificuldades intensas, mesmo que não agrave a doença ou atrase a recuperação.

4- Os estudiosos também incluíram aqueles que temem adoecer por causa do jejum.

Ibn Qudaamah (que Allah tenha misericórdia dele) disse em al-Mughni (4/403):

O tipo de doença em que é permitido quebrar o jejum é a doença severa que será agravada pelo jejum ou teme-se que a recuperação seja adiada. Foi dito a Ahmad: Quando o doente pode quebrar seu jejum? Ele disse: Quando ele não puder jejuar. Foi dito: Como uma febre? Ele disse: Que doença é pior do que a febre?

A pessoa saudável que teme ficar doente se jejuar é como a pessoa doente que teme que sua doença piore, ambas são autorizadas a quebrar seus jejuns, porque ao doente é permitido quebrar seu jejum por causa do medo que o jejum possa agravar a sua doença e esta durar mais tempo, e o medo de que o jejum possa causar doença é semelhante a isso.

Al-Nawawi disse em al-Majmu', 6/261:

A pessoa que é incapaz de jejuar por causa de uma doença da qual ela espera se curar não é obrigada a jejuar.... Isto se aplica se ela encontrar dificuldade óbvia no jejum e não está sujeita à condição de que atinja um ponto em que esteja incapaz de jejuar. Ao contrário, nossos companheiros disseram: "A permissão de não jejuar está sujeita à condição de que o jejum o cause dificuldades que lhe sejam difíceis de suportar".

Alguns dos sábios foram da opinião que é permitido para cada pessoa doente quebrar seu jejum e que não é essencial que o jejum lhes cause dificuldades.

Esta é uma visão estranha que foi rejeitada pelos sábios.

Al-Nawawi disse:

Com relação à pessoa que está um pouco doente e que não sofre qualquer dificuldade óbvia, não é permitido que ela quebre seu jejum, e não há nenhuma diferença de opinião entre nós, sobre isso.

Al-Majmu', 6/261

Shaikh Ibn 'Uthaimin disse:

O doente que não é afetado pelo jejum, como aquele que tem um leve resfriado ou dor de cabeça, ou uma ligeira dor de dente e similares, não é permitido quebrar seu jejum. Mesmo que alguns dos estudiosos permitam isso por causa do versículo (interpretação do significado):

"...e quem estiver enfermo..."

[Al-Baqarah 2:185]

Nós dizemos que a decisão mencionada neste versículo está conectada a uma condição, que é quando quebrar o jejum o aliviará de dificuldade, mas se o jejum não o afeta, então não é permitido que ele o quebre, e ele deve jejuar.

A Fonte: Islam Q&A