Todos os louvores são para Allah.
A visão acadêmica correta é que qualquer que seja aquele que se una à oração atrasado com o imam é o começo de sua oração, e o que quer que ele faça sozinho é o fim de sua oração. Esta é a visão de ash-Shaafa’i (que Allah tenha misericórdia dele), e foi narrado em um relato de Ahmad (que Allah tenha misericórdia dele). Veja: al-Majmu’ por an-Nawawi (4/420).
A evidência disso são as palavras do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele): “Quando o iqaamah para a oração for dado, não venha correndo. Ao contrário, venha andando, de maneira tranquila; o que quer que tu alcances, reza, e tudo o que perder, completa-o.”
Narrado por al-Bukhari (636) e Muslim (602).
O que isto quer dizer é que aquele que se una atrasado à oração com o imam inicia sua oração.
Veja também a resposta à pergunta n° 49037
Não há divergência a este respeito entre as orações obrigatórias, a oração do Eid, a oração pela chuva ou qualquer outra oração. Se aquele que está rezando atrás do imam alcance uma rak'ah da oração do Eid, então esse é o começo da oração, no caso dele; assim ele deve se levantar depois que o imam disser o taslim e completar a segunda rak'ah, dizendo o takbir cinco vezes no começo dela, porque é a segunda rak'ah no seu caso.
Se ele alcançar uma rak'ah da oração pela chuva, ele também deve se levantar e fazer outra rak'ah, dizendo o takbir cinco vezes no começo dela, porque é a segunda rak'ah no seu caso.
Se ele alcançar a prostração na segunda rak'ah, ou alcançar o tashahud final, ele deve se levantar e fazer rak'atein (duas), dizendo o takbir sete ou seis vezes na primeira rak'ah, depois do takbir de abertura, e cinco vezes na segunda rak'ah após o takbir de pé.
E Allah sabe melhor.