Todos os louvores são para Allah.
A regra sobre o uso de roupas nas quais haja tipos de imagens, escritas e padrões está sujeita a uma discussão mais aprofundada.
Em primeiro lugar:
Se essas imagens são de coisas haram, como fotos de mulheres, cruzes, símbolos de nações hostis aos muçulmanos, ou são desenhos de seres animados, ou coisas inanimadas ilícitas, como álcool, cigarros e similares, então, em primeiro lugar, é haram usá-las, e a proibição de rezar com isto é ainda mais enfática. Como essas imagens são haram por si só, não é permitido usá-las em roupas, de acordo com as opiniões acadêmicas mais corretas.
Veja as resposta às pergunta n° 10439 .
Em segundo lugar:
Se essas vestes não têm imagens, mas têm algumas palavras e frases que incitam ao pecado, como as palavras “Beije-me” ou “Siga-me”, e assim por diante, ou palavras semelhantes às que são usadas por aqueles que promovem a imoralidade, ou ainda, que promovam crenças corruptas, então também é haram usá-las fora da oração, portanto, usá-las quando se reza é ainda mais proibido. A razão da proibição é óbvia, porque envolve palavras indecentes e é um mal visível; é também um chamado à maldade ou kufr (incredulidade), e Allah diz (interpretação do significado):
“Ó vós que credes! Não sigais os passos de Shaitan. E quem segue os passos de Shaitan, por certo, ele ordena a obscenidade e o reprovável... [Al-Munkar: incredulidade e politeísmo (ou seja, praticar más ações; falar ou fazer o que é proibido)]”
[an-Nur 24:21].
Em terceiro lugar:
Se as vestimentas com as quais se está rezando estão livres de imagens ou palavras haram, mas têm desenhos, formas ou outras palavras, a regra sobre elas depende:
1.
Se são coisas que chamam a atenção e supõe-se mais provável que distraiam os adoradores que as veem e os fazem pensar muito sobre elas, então é makruh (desaconselhável) rezar com essas roupas, porque está comprovado que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) proibiu qualquer coisa que pudesse distrair a pessoa durante a oração, como está registrado no hadith de 'Aisha (que Allah esteja satisfeito com ela):
O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) rezou com uma roupa que tinha estampas, e ele olhou de relance para suas estampas. Quando terminou de rezar, disse: “Leva esta minha roupa para Abu Jahm, e traga-me a roupa simples de Abu Jahm, porque esta me distraiu agora, enquanto eu rezava.”
O hadith foi narrado por al-Bukhari em seu Sahih (373), onde ele o incluiu sob o título de um capítulo: Se uma pessoa reza com uma roupa estampada e olha para suas estampas. E foi narrado por Muslim em seu Sahih (556), onde o Imam an-Nawawi intitulou: Capítulo: É makruh rezar com uma roupa estampada.
Al-'Allahamah Ibn Daqiq al-'Eid (que Allah tenha misericórdia dele) disse:
A partir desse relato, os fuqaha' deduziram que qualquer coisa que possa distrair alguém da oração, sejam cores, desenhos e adornos é makruh. A regra é geral em aplicação porque a razão para ela é geral, e a razão é a distração durante a oração.
Fim da citação de Ihkaam al-Ahkaam, pág. 219
Al-Qurtubi (que Allah tenha misericórdia dele) disse:
Neste hadith vemos que há algumas reservas sobre tudo o que poderia distrair alguém em oração ao olhar para aquilo.
Fim da citação de al-Mufhim lima Ashkala min Talkhis Muslim, 2/163
Ibn Qudaamah (que Allah tenha misericórdia dele) disse:
Tudo o que pode distrair o adorador de sua oração é makruh… Se o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) – apesar de Allah tê-lo concedido infalibilidade e foco na adoração – se distraiu por isso, então é mais provável (que também ocorra) no caso de outras pessoas.
Fim da citação de al-Mughni, 2/72
Al-Bahuti al-Hanbali (que Allah tenha misericórdia dele) disse:
É makruh encarar aquilo que o distraia porque o impedirá de rezar corretamente.
Fim da citação de Kashshaaf al-Qinaa', 1/307
Veja também a resposta à pergunta n° 90097 .
2.
Mas se esses desenhos e palavras – desde que não sejam haram – são insignificantes e os adoradores não prestam atenção a eles, ou se há coisas que as pessoas costumam usar em suas roupas de forma que não distraiam quem olha para elas, então não é makruh rezar com elas, porque a razão de ser makruh não está presente neste caso.
Harb disse:
Perguntei a Ishaaq sobre rezar em uma vestimenta – O que você acha de rezar em uma vestimenta com listras e estampas verdes?
Ele respondeu: é permitido.
Fim da citação de Fath al-Baari por Ibn Rajab, 2/206
Shaikh Ibn ‘Uthaimin (que Allah tenha misericórdia dele) disse:
Se assumirmos que o imam não se distrairá com isso porque é cego ou porque aquilo é algo que ele viu muitas vezes, de forma que ele não se importa ou não presta atenção àquilo, então, pensamos que não há nada de errado em rezar usando aquilo.
Fim da citação de Majmu’ Fataawa al-Shaikh Ibn ‘Uthaimin, 12/362
Para resumir: se a camisa questionada inclui uma escrita que não é haram, mas atrai a atenção e distrai os adoradores que a olham, então é makruh rezar com ela nesse caso; caso contrário, não é makruh.
Mas se a escrita carrega significados haram, não é permitido usá-la, seja fora da oração ou durante a oração.
E Allah sabe mais.