Todos os louvores são para Allah.
Em primeiro lugar:
Um bom comportamento é algo que pesará mais na balança das ações no Dia da Ressurreição, e as melhores pessoas em relação ao comportamento estarão sentadas mais próximas do Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) no Dia da Ressurreição.
Foi narrado por at-Tirmidhi (2018) – que o classificou como hasan – de Jaabir, que o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Para mim os mais queridos dentre vós, que estarão sentados mais próximos de mim no Dia da Ressurreição, são aqueles que têm o melhor comportamento”.
Classificado como sahih por al-Albaani em Sahih at-Tirmidhi.
Al-Bukhari (6035) e Muslim (2321) narraram de 'Abdullah ibn 'Amr, a partir do Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele), que disse: “O melhor dentre vós é o melhor em comportamento. ”
An-Nawawi (que Allah tenha misericórdia dele) disse:
Isto é um incentivo para se ter um bom comportamento e destaca a virtude de tal pessoa, pois este é o caráter dos Profetas de Allah, exaltado seja, e de Seus amigos íntimos (awliya’).
Al-Hasan al-Basri disse:
A definição de bom comportamento é praticar atos de bondade, abster-se de causar danos e ter um semblante alegre.
Al-Qaadi 'Iyaad disse: Significa conviver com as pessoas com uma atitude gentil e alegre, ser amigável e compassivo com elas, suportá-las, mostrar tolerância e paciência para com elas em momentos de dificuldade, abster-se de ser arrogante ou maltratá-las e evitar ser duro e zangado ou ser crítico com elas.
Em segundo lugar:
O desafio e a desobediência aos pais são um pecado grave, e aquele que é desafiadoramente desobediente com seus pais não prosperará neste mundo nem no outro.
O que o muçulmano, homem ou mulher, deve fazer é tratar os seus pais com muita gentileza, esforçar-se para tratá-los bem de todas as maneiras possíveis, e evitar irritá-los ou ir contra a sua vontade e desobedecê-los desafiadoramente.
Em terceiro lugar:
É possível melhorar o comportamento e refiná-lo fazendo o seguinte:
· Conhecendo as virtudes de ter bom comportamento e a recompensa que resultará disso, neste mundo e no outro.
· Conhecendo as más consequências de ter uma mau comportamento, e o que resultará em retribuição a isso e suas consequências negativas.
· Estudando as biografias das gerações anteriores (salaf) e as vidas dos justos.
· Evitando ficar com raiva, esforçando-se para ter paciência e moldando-se para ser sensato e não precipitado.
· Sentando-se com pessoas de bom comportamento e evitando as pessoas com mau comportamento.
· Treinando para desenvolver um bom comportamento e tentando se acostumar a isso (“fingir até conseguir”), e sendo paciente ao se esforçar para fazê-lo.
Finalmente: você deve invocar Allah, exaltado seja, e pedir-LO que torne seu comportamento bom e te ajude a alcançá-lo. Uma das súplicas do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) foi: “Ó Allah, Tu tornaste minha aparência externa boa, então torna meu comportamento bom.” Narrado por Ahmad (24392); classificado como sahih pelos comentaristas de al-Musnad. Também classificado como sahih por al-Albaani em Sahih al-Jaami' (1307).
Se um muçulmano comete um deslize e se comporta mal em alguma situação, ele deve se apressar em pedir desculpas e esclarecer as coisas, e deve melhorar seu comportamento.
Quando o muçulmano se esforça para melhorar seu comportamento, fazendo isso em obediência ao comando de Allah, exaltado seja, buscando Seu prazer e seguindo o exemplo do Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele), isso é como qualquer outro ato de adoração (isto é, ele deve ser sincero em sua intenção e assim por diante). Portanto, ele não deve tentar melhorar seu comportamento para que as pessoas o elogiem, porque isso anulará a recompensa e ele será merecedor de punição por se exibir.
Assim como o muçulmano deve se esforçar para fazer toda a sua adoração sinceramente, apenas para Allah, também deve se esforçar para fazer o mesmo ao tentar melhorar seu comportamento. Ele deve sempre ter em mente o comando de Allah, o acerto de contas, a balança, o paraíso e o inferno, e deve lembrar que as pessoas nunca irão beneficiá-lo ou prejudicá-lo. Lembrar-se do futuro é um dos meios mais importantes que ajudarão o muçulmano a ser sincero com Allah, exaltado seja.
Em quarto lugar:
As coisas que ajudarão a tratar os pais com bondade incluem o seguinte:
· Conhecer os direitos e virtudes dos pais, como eles criaram os seus filhos e suportaram as dificuldades para proporcionar aos seus filhos uma vida de facilidade e alegria.
· Conhecer os textos islâmicos que incentivam a demonstração de bondade para com os pais, e os textos que alertam contra a desobediência desafiadora, além de compreender o efeito que isso pode ter e a punição por isso, neste mundo e no outro.
· Saber que mostrar bondade para com os pais é um dos maiores meios de garantir que esta pessoa terá filhos que mostrarão bondade para com ela, e que desobedecer desafiadoramente aos pais é um dos maiores meios de garantir que esta pessoa terá filhos que serão desafiadoramente desobedientes a ela.
· Estudar as biografias das gerações anteriores (os salaf) e aprender como eles honravam seus pais e mães.
· Ler livros e artigos que falam sobre mostrar bondade aos pais ou desobedecê-los desafiadoramente, e também ouvir lições islâmicas que falam sobre esses tópicos.
· Presentes, palavras amáveis, um semblante alegre, suplicar bastante e falar bem, tudo isso está entre os maiores meios que ajudam alguém a mostrar bondade para com os pais.
E Allah sabe mais.