Terça-feira 7 Shawwal 1445 - 16 Abril 2024
Portuguese

Ela não jejuou porque não sabia que o jejum era obrigatório para ela; ela deve repor os jejuns?

Pergunta

Quando o jejum se tornou obrigatório para mim, não jejuei no meu primeiro Ramadan, porque não sabia e não sabia que me era obrigatório. Mas, então percebi que era obrigatório para mim. Isso foi na última semana do Ramadan, porém chegou minha menstruação, então me purifiquei, faltavam quatro dias para o Ramadan, e não os jejuei porque estava doente e vomitava. Preciso jejuar um mês inteiro ou oferecer uma fidyah? Entretanto, eu não me lembro exatamente quantos dias eu não jejuei. Além disso, não rezei durante o ano em que o jejum se tornou obrigatório para mim, porque eu não sabia naquele momento. Devo repor essas orações também?

Texto da resposta

Todos os louvores são para Allah.

Você tem que repor o que não fez no jejum do Ramadan, seja nos dias da sua menstruação ou no resto do mês. Se você não sabe quantos dias você deve, então deve fazer o seu melhor para resolver o problema, e jejuar tantos dias quanto achar que cobrirá o que é devido.

Shaikh Ibn ‘Uthaimin (que Allah tenha misericórdia dele) disse:

Se uma pessoa não jejuou por ignorância, pensando que o jejum não era obrigatório para ele, como se uma mulher atinge a puberdade começando a menstruar quando ela é jovem, e ela não acha que a puberdade é alcançada, exceto por atingir a idade de quinze anos, então ela tem que repor o Ramadan, porque os deveres obrigatórios não são renunciados com base na ignorância.

Esta questão é muito importante para algumas mulheres que começam a menstruação quando são jovens, e elas são tímidas demais para dizer a suas famílias que estão menstruadas, de modo que não jejuam ou, às vezes, jejuam mesmo nos dias da menstruação.

Dizemos àquele que não jejuou: você deve repor os meses em que não jejuou depois de atingir a puberdade.

E nós dizemos para aquela que costumava jejuar durante os dias de sua menstruação: Você tem que repetir os dias que jejuou em reposição a dias perdidos durante a sua menstruação, porque o jejum durante a menstruação não é válido.

Fim da citação de Fataawa Nur 'ala ad-Darb por al-'Uthaimin (2/11)

Assim como no caso das orações, você deve oferecer bastantes jejuns nawafil (voluntários), porque eles compensarão qualquer deficiência nos jejuns obrigatórios.

At-Tirmidhi (413) narrou que Abu Hurairah disse: Eu ouvi o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) dizer: “O primeiro feito pelo qual uma pessoa será cobrada no Dia da Ressurreição é a sua oração. Se estiver boa, então a pessoa prosperará e terá sucesso, mas se não estiver boa, ela fracassará e perderá. Se a sua oração obrigatória estiver em falta, o Senhor, glorificado e exaltado seja, dirá: Veja se Meu servo possui alguma oração voluntária para compensar o que falta à sua oração obrigatória. Então, o resto de seus atos será examinado da mesma maneira.”

Classificado como sahih por al-Albaani em Sahih at-Tirmidhi.

E Allah sabe melhor.

A Fonte: Islam Q&A