Sábado 18 Shawwal 1445 - 27 Abril 2024
Portuguese

Características de Ahl al-Sunnah wa’l-Jamaa’ah

Pergunta

Vocês podem me dizer qual é a característica do Jamaat Islam que devemos seguir?

Resumo da Resposta

As características do Ahl al-Sunnah wal-Jama’ah são: 1- eles seguem a verdade, 2- obedecem aos mandamentos de Allah, 3- serão vitoriosos até a Última Hora, e 4- são pacientes e resistem aos outros com paciência.

Todos os louvores são para Allah.

É dever do muçulmano seguir a verdade e juntar-se ao grupo vitorioso, o povo da Sunnah e Jama’ah (Ahl al-Sunnah wal-Jama’ah) que são seguidores dos piedosos predecessores (as-salaf as-salih), amando-os por Allah, estejam eles em seu próprio país ou em outro lugar, e cooperando com eles na retidão.

Os atributos do grupo vitorioso

Os atributos do grupo vitorioso estão relacionados em vários ahaadith sahih, por exemplo:

  • O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Minha ummah é uma ummah que executa os mandamentos de Allah; aqueles que decepcionam minha ummah ou divergem dela não a prejudicam e ela continuará aderindo a este caminho até o Dia do Juízo”.
  • Mu'awiyah e 'Umar ibn al-Khattab (que Allah esteja satisfeito com eles) relataram que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: 'Um grupo da minha ummah continuará aderindo vitoriosamente à verdade até a Última Hora chegar.”
  • Al-Mughirah ibn Shu'bah (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: “Eu ouvi o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) dizer: “Algumas pessoas da minha ummah permanecerão vitoriosas sobre o povo até que o decreto de Allah os alcance.”
  • 'Imran ibn Hussein (que Allah esteja satisfeito com ele) disse que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Um grupo da minha ummah continuará lutando pela verdade e prevalecerá sobre aqueles que se opõem a eles, até que o último deles matará al-Masih al-Dajjal (o Mentiroso ou Anticristo).”

A partir desses ahaadith podemos entender o seguinte:

  1. As palavras do Profeta “Um grupo da minha ummah continuará...” indicam que este é um grupo da ummah, não a ummah inteira. Isto também indica que haverá outros grupos e seitas.
  2. As suas palavras “aqueles que se opõem a eles não lhes farão mal” indicam que haverá outros grupos que se oporão ao grupo vitorioso na forma como praticam a religião. Isto também corrobora com o hadith que descreve a ummah sendo dividida em setenta e dois grupos ou seitas que se opõem ao único grupo que segue a verdade.
  3. Ambos os ahaadith oferecem boas novas às pessoas que seguem a verdade. O hadith que fala do grupo vitorioso fala da sua vitória neste mundo.
  4. As palavras “até que o decreto de Allah os alcance” referem-se ao vento ou brisa que virá e levará a alma de cada homem e mulher crente. Isto não contradiz o hadith “'Um grupo da minha ummah continuará aderindo vitoriosamente à verdade até a Última Hora”, porque esse hadith significa que eles continuarão a seguir a verdade até que aquela brisa suave leve suas almas pouco antes do Dia da Ressurreição, quando muitos outros Sinais da Última Hora já tenham se manifestado.

Características de Ahl al-Sunnah wal-Jama’ah

Dos ahaadith citados acima e de outros relatos, podemos extrair as seguintes características do grupo vitorioso:

  • Eles seguem a verdade. Eles são descritos de diversas maneiras como “seguidores da verdade”, “seguidores dos mandamentos de Allah”, “seguidores da verdadeira religião”, etc.

Todas essas frases indicam que eles estão aderindo à verdadeira religião com a qual Muhammad (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) foi enviado.

  • Eles obedecem aos mandamentos de Allah, o que significa:
  1. Eles se distinguem do resto da humanidade por carregarem a bandeira da da’wah para Allah.
  2. Eles assumem a missão de ordenar o que é bom e proibir o que é mau.
  • Eles serão vitoriosos até a Última Hora.

Os ahaadith dizem que “eles serão vitoriosos até que o decreto de Allah chegue”, “eles apoiarão vitoriosamente a verdade” ou “eles serão vitoriosos sobre aqueles que se opõem a eles”.

Esta vitória inclui:

  1. Estar aberto e não se esconder: eles são conhecidos e proeminentes e estão em vantagem.
  2. Aderência à verdadeira religião, retidão, seguindo os comandos de Allah e lutando contra Seus inimigos na jihad.
  3. Vitória, derrotando todos os outros.
  • Eles são pacientes e resistem aos outros com paciência.

Abu Tha'labah al-Khashani (que Allah esteja satisfeito com ele) relatou que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Depois de vós virão dias de paciência, nos quais a paciência necessária será como segurar uma brasa quente nas mãos”.

Quem são as pessoas da seita vitoriosa?

Al-Bukhari disse: “Eles são as pessoas do conhecimento (os estudiosos)”.

Muitos estudiosos disseram que o grupo vitorioso é formado pelos estudiosos do hadith.

An-Nawawi disse: “É possível que este grupo esteja espalhado entre todos os tipos de crentes. Alguns podem ser bravos lutadores, ou juristas, ou estudiosos de hadith, ou ascetas, ou pessoas que ordenam o bem e proíbem o mal, e outros tipos de pessoas boas”.

An-Nawawi também disse: “Poderia ser um grupo de diferentes tipos de crentes, incluindo aqueles que são corajosos e habilidosos na guerra, faqihs, estudiosos de hadith, exegetas do Alcorão (mufassirin), aqueles que ordenam o bem e proíbem o mal, ascetas e adoradores devotados.”

Ibn Hajar, que Allah tenha misericórdia dele, explicou o assunto da seguinte forma: “Eles não precisam estar todos na mesma cidade; eles podem estar reunidos em um país ou dispersos pelo mundo. Eles podem estar reunidos em uma cidade ou em parte dela. É possível que um grupo exista, depois desapareça, depois seja substituído por outro grupo, e assim por diante, até o Dia do Juízo, quando todos desaparecerão, exceto um grupo em uma cidade, que desaparecerá quando virá a brisa decretada por Allah."

A discussão dos estudiosos sobre este grupo não especifica um tipo de pessoa, ou uma cidade ou país, exceto sobre o último grupo, que estará em ash-Sham (o território que compreende a atual Síria, Líbano, Jordânia e Palestina) e lutará contra o Dajjal, como disse o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele).

Sem dúvida, aqueles que estão envolvidos com as ciências da Shari’ah – ‘aqidah, fiqh, hadith e tafsir, estudando e ensinando – são as pessoas mais qualificadas para serem chamadas de Grupo Vitorioso, e deveriam estar na vanguarda da da’wah e jihad, ordenando o que é bom, proibindo o que é mau, e refutando o povo da bid’ah (inovadores), tudo isso deve ser acompanhado de conhecimento sólido baseado na Revelação.

Pedimos a Allah que nos coloque entre eles. Que Allah abençoe nosso Profeta Muhammad.

E Allah sabe o que é melhor.

A Fonte: Sheikh Muhammed Salih Al-Munajjid