Sábado 18 Shawwal 1445 - 27 Abril 2024
Portuguese

Como Aumentar Seu Amor pelo Profeta Muhammad

Pergunta

Como alguém pode desenvolver em seu coração amor pelo Profeta Muhammad mais do que qualquer outra coisa no mundo?

Resumo da Resposta

Você pode aumentar seu amor pelo Profeta Muhammad percebendo que: 1) O Profeta Muhammad foi enviado por seu Senhor, que o escolheu acima de toda a criação para transmitir a religião de Allah à humanidade. 2) Allah elevou o Profeta Muhammad a um status elevado. 3) Ele sofreu provações e dificuldades para trazer o Islam até nós. 4) Você deve seguir o exemplo de seus companheiros que o amavam profundamente. 5) Você deve seguir a Sunnah dele em palavras e ações, para que sua Sunnah seja o caminho que você seguirá por toda a sua vida.

Todos os louvores são para Allah.

Por que é importante amar o Profeta?

  • Isto aumenta a fé: A força do amor pelo Profeta Muhammad (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) está ligada à fé do muçulmano. Quando sua fé aumenta, seu amor pelo Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) aumenta.
  • É um ato de obediência: Amar o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) é um ato de obediência a Allah e um meio de se aproximar d’Ele.
  • É uma obrigação: Amar o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) é um dos deveres obrigatórios no Islam.

Annas (que Allah esteja satisfeito com ele) narrou: O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Nenhum de vós realmente crê até que eu seja mais amado por ele do que seu pai, seu filho e todas as pessoas” (Narrado por Al-Bukhari, 15; Muslim, 44).

Como Aumentar Nosso Amor pelo Profeta Muhammad

Você pode aumentar seu amor pelo Profeta Muhammad (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) percebendo que:

  1. O Profeta Muhammad foi enviado por seu Senhor, que o escolheu acima de toda a criação para transmitir a religião de Allah à humanidade. Allah o escolheu porque o amava e estava satisfeito com ele. Se Allah não estivesse satisfeito com ele, Ele não o teria escolhido. Portanto, devemos amar aquele a quem Allah ama e estar satisfeitos com aquele com quem Allah está satisfeito. Devemos perceber que ele é o amigo próximo (Khalil) de Allah e que o relacionamento próximo é um status muito elevado e é o mais alto grau de amor.

Jundub disse: Eu ouvi o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) dizer: “Declaro diante de Allah que não tenho nenhum amigo próximo (Khalil) entre vós. Allah me tomou como um amigo próximo, assim como tomou Ibrahim como um amigo próximo. Se eu tivesse escolhido um amigo próximo da minha Ummah, teria escolhido Abu Bakr” (Narrado por Muslim, 532).

  1. Allah elevou muito o status do Profeta Muhammad, pois ele (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) é o melhor da humanidade.

Abu Hurairah disse: O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Eu serei o líder da humanidade no Dia da Ressurreição, o primeiro cujo túmulo será aberto, o primeiro a interceder e o primeiro a ser convidado a interceder” (Narrado por Muslim, 2278).

  1. Ele sofreu provações e dificuldades para trazer o Islam até nós. Devemos lembrar que o Mensageiro (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) foi perseguido, espancado, caluniado e insultado; as pessoas mais próximas dele o deserdaram e o acusaram de ser louco, mentiroso e feiticeiro. Ele lutou contra o povo para proteger a religião, para que ela pudesse chegar até nós; eles lutaram contra ele, expulsaram-no de seu povo e de sua terra natal e reuniram exércitos contra ele.
  1. Deveríamos seguir o exemplo dos seus companheiros que o amavam profundamente. Eles o amavam mais do que a sua riqueza, os filhos e a si mesmos. Seguem alguns exemplos disso:

Annas disse: “Eu vi o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) quando o barbeiro estava cortando seu cabelo e seus companheiros andavam ao seu redor garantindo que seu cabelo cairia apenas na mão de alguém” (Narrado por Muslim, 2325).

Annas (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: “No Dia de Uhud algumas pessoas fugiram e deixaram o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele), mas Abu Talhah ficou diante dele, cobrindo-o com um escudo. Abu Talhah era um arqueiro poderoso que quebrou dois ou três arcos naquele dia. Quando algum homem passava carregando uma aljava contendo flechas, dizia: “Dai-as a Abu Talhah”. Sempre que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) levantava a cabeça para olhar para as pessoas, Abu Talhah dizia: “Ó Profeta de Allah, que meu pai e minha mãe sejam sacrificados por ti, não levanta a cabeça para que tu não sejas atingido por uma flecha disparada pelo inimigo. Meu pescoço está na frente do teu pescoço” (Narrado por Al-Bukhari, 3600; Muslim, 1811).

  1. Você deve seguir a Sunnah dele em palavras e ações, de modo que a Sunnah seja o caminho que você segue em toda a sua vida, e você coloca as palavras dele antes de quaisquer outras palavras e coloca seu comando antes de tudo. Você deve seguir a ‘Aqidah (crença) de seus nobres companheiros, e a ‘Aqidah dos Tabi'in que o seguem, e a ‘Aqidah daqueles que seguiram o seu caminho até aos dias de hoje, nomeadamente Ahl al-Sunnah wal-Jama’ah. E você deve evitar a Bid'ah (inovação religiosa), especialmente a dos Rafidis (Shi’ah), porque seus corações estão endurecidos contra o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) e eles dão aos seus Imames precedência sobre ele e os amam mais do que o amam.

Pedimos a Allah que nos ajude a amar Seu Mensageiro (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) e a torná-lo mais querido para nós do que nossos filhos, pais, famílias e nós mesmos.

E Allah sabe mais.

A Fonte: Islam Q&A