Sexta-feira 1 Rabi' Ath-Thani 1446 - 4 Outubro 2024
Portuguese

O Alcorão cura todas as doenças?

Pergunta

Li numa resposta (fatwa) que no Alcorão contém cura para doenças físicas e mentais. Qual é a evidência disso? E como o Alcorão pode ser usado para curar a calvície? Que Allah o recompense com o bem.

Resumo da Resposta

O Alcorão é a cura completa para todas as doenças espirituais (mentais) e físicas, e todas as doenças deste mundo e do outro. Se a pessoa doente procurar tratamento no Alcorão da maneira adequada, e aplicá-lo à sua doença com sinceridade e fé, aceitação completa e crença firme, preenchendo as condições necessárias, a doença nunca resistirá.

Todos os louvores são para Allah.

O Alcorão é cura para todas as doenças

O Alcorão é curativo, como Allah, exaltado seja, diz (interpretação do significado):

“E fazemos descer, do Alcorão, o que é cura e misericórdia para os crentes. E, aos injustos, isto não acrescenta senão perdição.” [Al-Isra’ 17:82]

Isso inclui doenças físicas e mentais. O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) costumava recitar al-Mu'awwidhat [Surat Al-Falaq e Surat An-Nas] sobre si mesmo e sobre qualquer membro de sua família que estivesse doente; se isso não os beneficiasse, ele não teria feito.

Muslim (2192) narrou de ‘Aishah: quando o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) estava doente recitava al-Mu’awwidhat para si e soprava sobre si mesmo . Quando sua dor piorava, eu recitava sobre ele e o esfregava com sua própria mão, buscando bênção.

Muslim (2192) narrou que ‘Aishah disse: “Se alguém de sua família adoecesse, o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) sopraria sobre a pessoa e recitaria al-Mu'awwidhat. Quando ele adoeceu com a sua doença terminal, comecei a [recitar al-Mu’awwidhat e] soprar sobre ele e esfregá-lo com a sua própria mão, porque era mais abençoada do que a minha mão.”

Ibn Hibban (6098) narrou de ‘Aishah que o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) entrou quando uma mulher a estava tratando ou fazendo ruqyah por ela , e ele disse: “Trate-a com o Livro de Allah.”

Ibn al-Qayyim (que Allah tenha misericórdia dele) disse:

“Allah, exaltado seja, diz (interpretação do significado): “E fazemos descer, do Alcorão, o que é cura e misericórdia para os crentes. E, aos injustos, isto não acrescenta senão perdição.” [Al-Isra’ 17:82]

A visão correta é que a palavra min [traduzida aqui como ‘do’] refere-se a todo o Alcorão, e não apenas a parte dele. E Allah, exaltado seja, diz (interpretação do significado):

“Ó humanos! Com efeito, uma exortação de vosso Senhor chegou-vos e cura para o que há nos peitos e orientação e misericórdia para os crentes.” [Yunus 10:57]

Portanto, o Alcorão é a cura completa para todas as doenças espirituais (mentais) e físicas, e para todas as doenças deste mundo e do outro. Mas, nem todos estão qualificados ou capacitados para buscar a cura através dele.

Se a pessoa doente procurar tratamento no Alcorão da maneira adequada, e aplicá-lo à sua doença com sinceridade e fé, aceitação completa e crença firme, preenchendo as condições necessárias, a doença nunca resistirá.

Como as doenças podem resistir à palavra do Senhor da terra e do céu, sendo que, se Ele enviasse Sua palavra sobre uma montanha, faria com que ela desmoronasse, e se Ele a enviasse sobre a terra, faria com que ela ruísse?

Não existe doença, espiritual ou física, sem que no Alcorão haja uma indicação que se refira à causa e ao tratamento desta, também como se proteger contra ela, para aquele que é abençoado com a compreensão de Seu Livro." (Zad Al-Ma’ad 4/322)

E ele (que Allah tenha misericórdia dele) disse em Zad Al-Ma'ad (22/04):

“Os remédios do Profeta para as doenças eram de três tipos:

  1. Remédios naturais
  2. Remédios divinos
  3. Remédios compostos por ambos.”

Então, ele (que Allah tenha misericórdia dele) disse (4/162):

“Seção sobre os ensinamentos do Profeta sobre como tratar com Al-Fatihah alguém que foi picado por um escorpião.

Foi narrado em As-Sahihein que Abu Sa'id al-Khudri disse:

Um grupo de Companheiros do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) partiu em uma jornada e viajou até se aproximar de uma das tribos árabes. Eles lhes pediram hospedagem, mas estes se recusaram a mostrar-lhes qualquer hospitalidade. Então, o líder daquela tribo foi picado (por um escorpião) e as pessoas tentaram de tudo, mas nada o ajudou. Aí, alguns deles disseram: Por que tu não vais até aquelas pessoas que estão (por perto)? Talvez uma delas tenha alguma coisa. Assim, as pessoas da tribo foram até eles e disseram: Ó povo, nosso líder foi picado e nós tentamos de tudo, mas nada o ajudou. Algum de vós pode ajudar? Um deles respondeu: Sim, por Allah; posso fazer ruqyah nele. Mas, por Allah, solicitamos hospitalidade e vós não nos déreis nada, então não farei ruqyah para ele, a menos que nos deis algo em troca. Eles concordaram em um rebanho de ovelhas, então ele começou a soprar sobre o líder e recitar {Al-hamdu Lillahi Rabb il-'Alamin….} [Al-Fatihah]. Ele se recuperou imediatamente, como um camelo manco livre de sua corda, levantou-se e começou a andar, e não havia nada de errado com ele. Então, eles lhes deram o que haviam concordado, e alguns (dos Companheiros) disseram: Vamos compartilhar. Aquele que executou a ruqyah disse: Não façais isso até que cheguemos ao Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) e lhe contemos o que aconteceu, esperaremos e veremos o que ele nos diz para fazer. Eles foram até o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) e lhe contaram o que havia acontecido. Ele disse: “Como tu sabias que era uma ruqyah?” Ele confirmou: “Tu fizeste a coisa certa. Compartilha-os e me dê uma parte.”

Ibn Majah narrou em seu Sunan de ‘Ali, que disse: O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “O melhor remédio é o Alcorão.”

É bem sabido, através da experiência, que algumas palavras têm efeitos e benefícios particulares, então imagine quanto às palavras do Senhor dos Mundos, cuja superioridade sobre todas as outras palavras é como a superioridade de Allah sobre Sua criação, com as quais estão: cura completa, proteção benéfica, luz orientadora e misericórdia abrangente, e que, se fossem enviadas para uma montanha, a fariam desmoronar diante de Sua grandeza e majestade.

Allah, exaltado seja, diz (interpretação do significado):

“E fazemos descer, do Alcorão, o que é cura e misericórdia para os crentes. E, aos injustos, isto não acrescenta senão perdição.” [Al-Isra’ 17:82]

A palavra min [traduzida aqui como ‘do’] se refere a todo o Alcorão, e não apenas a parte dele. Esta é a mais correta das duas visões acadêmicas. Isto é como o versículo em que Allah, exaltado seja, diz (interpretação do significado):

“Allah promete aos que crêem e fazem as boas obras, dentre eles, perdão e magnífico prêmio.” [Al-Fath 48:29] [Sabe-se que] todos eles estão entre aqueles que acreditam e praticam boas ações. Então, e quanto à Abertura do Livro (Al-Fatihah), algo que não foi revelado no Alcorão, nem na Torá, nem no Evangelho, nem nos Salmos? Ele contém todos os conceitos mencionados nos Livros de Allah, bem como os nomes mais importantes e concisos de Allah: Allah, Ar-Rabb (o Senhor) e Ar-Rahman (o Misericordioso); afirma a Ressurreição e menciona ambos os tipos de Tawhid, nomeadamente Tawhid Ar-Rububiyyah (Afirmação da unicidade do senhorio) e Tawhid Al-Uluhiyyah (afirmação da unicidade da divindade); e menciona a necessidade do Senhor, glorificado seja, na busca de ajuda e na busca de orientação, que devem ser buscadas somente através d’Ele, glorificado seja.

… Houve um tempo em que eu estava em Makkah e adoeci, e eles não conseguiram encontrar nenhum médico ou remédio , então comecei a me tratar com Al-Fatihah. Eu pegava um pouco de água Zamzam e recitava Al-Fatihah várias vezes, depois bebia e, como resultado, me recuperava totalmente. Eu fazia isso sempre que ficava doente e me beneficiava muito com isso.”

Shaikh Ibn Baz (que Allah tenha misericórdia dele) disse:

“Allah, glorificado e exaltado seja, não enviou nenhuma doença sem que enviasse uma cura para ela. Quem sabe, sabe, e quem não sabe, não sabe. Allah, glorificado e exaltado seja, criou naquilo que enviou ao Seu Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele), nomeadamente o Alcorão e a Sunnah, um remédio para tudo o que as pessoas sofrem, tanto doenças físicas, mentais e espirituais. Allah beneficiou as pessoas com isso, e muita coisa benéfica resultou disso, cuja extensão ninguém sabe, exceto Allah, glorificado e exaltado seja.” (Fatawa, 3/453)

Como tratar doenças físicas com o Alcorão

Uma das formas de tratar doenças físicas com o Alcorão, que foi experimentada e testada, é escrever alguns versículos em um pedaço de papel, colocá-lo na água e buscar a cura com essa água:

Ibn al-Qayyim (que Allah tenha misericórdia dele) disse:

“Algumas das primeiras gerações abriram uma concessão que permite escrever alguns versos do Alcorão e bebê-los, e isso é considerado sob o título de cura que Allah criou no Alcorão.

Outro exemplo disso (ou seja, tratar as dores do parto) é escrever [em árabe] num recipiente limpo os versos (interpretação do significado):

“Quando o céu se fender, e obedecer a seu Senhor, e o fizer devidamente, e, quando a terra for estendida e lançar o que há nela, e se esvaziar, e obedecer a seu Senhor, e o fizer devidamente, o ser humano deparará suas obras.” [Al-Inshiqaq 84:1-5]

Então a mulher grávida pode beber um pouco e um pouco pode ser borrifado em sua barriga.

Para tratar uma hemorragia nasal, o Shaikh al-Islam Ibn Taimiyah (que Allah tenha misericórdia dele) escrevia [em árabe] na testa do paciente, “E foi dito: ‘Ó terra! Engole tua água’ e ‘Ó céu! Detém-te’. E a água diminuiu e a ordem foi encerrada, e ele se instalou em Al Judy” [Hud 11:44] E eu o ouvi dizer: Eu escrevi para mais de uma pessoa, e elas se recuperaram. E ele disse: Não é permitido escrevê-lo com o sangue da hemorragia nasal, como fazem os ignorantes, porque o sangue é impuro (najis), então não é permitido escrever as palavras de Allah, exaltado seja, com ele.

Para tratar uma dor de dente, deve-se escrever [em árabe] na bochecha que está do mesmo lado da dor: Em nome de Allah, o Clemente, o Misericordioso, Dize: "Ele é Quem vos fez surgir e vos fez o ouvido e as vistas e os corações. Quão pouco agradeceis!" [Al-Mulk 67:23] E se desejar, você pode escrever [em árabe]: “E d’Ele é o que repousa na noite e no dia. E Ele é O Oniouvinte, O Onisciente.” [Al-An'am 6:13]

Para tratar um abscesso, pode-se escrever [em árabe]:

“E perguntam-te pelas montanhas; então, dize: "Meu Senhor desintegrá-las-á inteiramente, e deixá-las-á como várzeas, desnudadas, (106) Onde não verás tortuosidade nem altibaixos.” [Ta-Ha 20:105, 106]” (Zad al-Ma’ad, 4:327-329)

Existe remédio para calvície no Alcorão?

Não encontramos nenhum remédio para a calvície no Alcorão, mas o assunto é como discutido acima: o Alcorão cura. Portanto, se houver certa fé, determinação e sinceridade em voltar-se para Allah, exaltado seja, a cura vem de Allah, o Senhor dos Mundos, e por Sua vontade e decreto, como é o caso com todos os medicamentos físicos com os quais as pessoas tratam doenças. Quantas vezes as pessoas procuraram tratar doenças com remédios físicos prescritos pelos médicos mais experientes, mas não obtiveram resultados de cura? Mas, isso não significa que este medicamento não pode ser veículo de cura, ou motivo para caluniar o conhecimento do médico.

E Allah sabe mais.

A Fonte: Islam Q&A