Segunda-feira 25 Rabi' Ath-Thani 1446 - 28 Outubro 2024
Portuguese

Quais são os graus do Islam?

Pergunta

Existem graus do Islam e quais são eles?

Resumo da Resposta

Existem três graus do Islam, que são: Islam, iman e ihsan. Cada um deles tem um significado e certos pilares ou partes essenciais que são explicados na resposta detalhada.

Todos os louvores são para Allah.

Sim, existem três graus do Islam, que são: Islam, iman e ihsan. Cada um deles tem um significado e determinados pilares ou partes essenciais.

O primeiro grau é o Islam

Islam, que em árabe significa submissão. Na terminologia da Shari’ah, seu significado varia de acordo com o uso, e pode significar uma de duas coisas:

(1) Quando a palavra é usada isoladamente e não é acompanhada pela palavra iman (fé, crença), refere-se à religião como um todo, incluindo questões maiores e menores de crença, palavras e ações, como nos versículos onde Allah diz (interpretação do significado):

“Por certo, a religião, perante Allah, é o Islam.” [Aal ‘Imran 3:19]

“e agradei-Me do Islam como religião para vós…” [Al-Ma’idah 5:3]

“E quem busca outra religião que o Islam, ela não lhe será aceita…” [Aal ‘Imran 3:85]

Consequentemente, alguns estudiosos definiram-no como: Submeter-se a Allah afirmando que Ele é Único (Tawhid) e submeter-se a Ele obedecendo-O e rejeitando o shirk (politeísmo) e seu povo.

(2) Quando é usado em conjunto com a palavra iman (fé, crença), refere-se a ações e palavras externas, como nos versículos onde Allah diz (interpretação do significado):

“Os beduínos dizem: “Cremos.” Dize: “Vós não credes, mas dizei: ‘Islamizamo-nos’; e, ainda, a Fé não entrou em vossos corações…”  [Al-Hujurat 49:14]

No Sahih al-Bukhari (27) e Sahih Muslim (150) é narrado por Sa’d ibn Abi Waqqas que o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) distribuiu (Zakah) entre (um grupo de) pessoas enquanto Sa’d estava sentado naquele local. Sa’d disse: Mas o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) deixou um homem que eu considerava o melhor de todos, e não lhe deu nada. Eu disse: “Ó Mensageiro de Allah, por que tu deixaste de fora Fulano de Tal? Por Allah, eu o considero um crente fiel.” O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Ou (meramente) um muçulmano.” Fiquei quieto por um tempo, mas não pude deixar de repetir minha pergunta em razão do que sabia sobre ele. Eu perguntei: “Ó Mensageiro de Allah, por que deixaste de fora Fulano de Tal? Por Allah, eu o considero um crente fiel.” O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Ou (meramente) um muçulmano.” Fiquei quieto por algum tempo, mas não pude deixar de repetir minha pergunta em razão do que sabia sobre ele. Então, perguntei novamente: “Ó Mensageiro de Allah, por que deixaste de fora Fulano de Tal? Por Allah, eu o considero um crente fiel.” O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Ou (meramente) um muçulmano. Eu dou a uma pessoa mesmo que outra seja mais querida para mim, por medo de que ela possa ser jogada de cara no Fogo.”

No que diz respeito às palavras do Profeta “ou (meramente) um muçulmano”, quando Sa’d (que Allah esteja satisfeito com ele) lhe disse: “Por Allah, eu o considero um crente fiel” significa: Você não sabe sobre a fé dele, tudo que você pode ver é o seu Islam no sentido de suas ações externas.

O segundo grau é iman (fé)

Iman (fé), que em árabe significa crença comprometida com a submissão. Na terminologia islâmica o seu significado varia de acordo com o uso e pode significar uma de duas coisas:

(1) Quando a palavra é usada sozinha e não é acompanhada pela palavra Islam, refere-se à religião como um todo, como nos versículos onde Allah diz (interpretação do significado):

“Allah é O Protetor dos que crêem: fá-los sair das trevas para a luz…” [Al Baqara 2:257]

“ E, em Allah, então, confiai, se sois crentes…” [Al-Ma’idah 5:23]

E o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Ninguém entrará no Paraíso, exceto os crentes.” (Narrado por Muslim, 114)

Os Salaf concordaram unanimemente que iman significa “afirmar no coração (o que inclui ações do coração), dizer com a língua e agir com as faculdades físicas. Aumenta quando praticamos atos de obediência e diminui quando cometemos pecado.”

Portanto, Allah limitou a palavra iman àqueles que aderem à Sua religião por completo, interior e exteriormente, quando Ele disse (interpretação do significado):

“Os verdadeiros crentes são, apenas, aqueles cujos corações se atemorizam, quando é mencionado Allah, e, quando são recitados, para eles, Seus versículos, acrescentam-lhes fé; e eles confiam em seu Senhor; aqueles que cumprem a oração e despendem do que lhes damos por sustento. Esses são, deveras, os crentes. Terão escalões junto de seu Senhor, perdão e generoso sustento.” [Al-Anfal 8:2-4]

E Allah se referiu ao iman incluindo tudo isso, quando Ele disse (interpretação do significado):

“A bondade não está em voltardes as faces para o Levante e para o Poente; mas a bondade é a de quem crê em Allah, e no Derradeiro Dia, e nos anjos, e no Livro, e nos profetas; e a de quem concede a riqueza, embora a ela apegado, aos parentes, e aos órfãos, e aos necessitados, e ao filho do caminho, e aos mendigos, e aos escravos; e a de quem cumpre a oração e concede az-zakah; e a dos que são fiéis a seu pacto, quando o pactuam; e a dos que são perseverantes na adversidade e no infortúnio e em tempo de guerra. Esses são os que são verídicos e esses são os piedosos.” [Al-Baqarah 2:177]

E o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) referiu-se ao iman como incluindo tudo isso no hadith sobre a delegação de ‘Abd al-Qais que é narrado no Sahih al-Bukhari (53) e Sahih Muslim (17), onde ele disse: “Eu recomendo que tu creias somente em Allah. Tu sabes o que é crença (ou fé) somente em Allah?” Eles disseram: “Allah e Seu Mensageiro sabem o que é melhor.” Ele disse: “É testemunhar que não há deus senão Allah e que Muhammad é o Mensageiro de Allah, estabelecer orações regulares, pagar o zakaah, jejuar o Ramadan e doar um quinto do espólio de guerra (os khums).”

O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) descreveu o jejum no mês do Ramadan por fé e na esperança de recompensa como sendo parte da fé; ele também disse o mesmo a respeito de passar a noite de Lailat al-Qadr em oração, cumprindo suas obrigações, jihad, Hajj, participação em funerais, etc. No Sahih al-Bukhari (9) e Sahih Muslim (35) foi dito: “A fé tem setenta ramos, o mais alto dos quais é dizer Laa ilaaha ill-Allah (não há deus exceto Allah) e o menor é remover algo prejudicial do caminho.” Levaria muito tempo para mencionar todos os versículos e ahadith que falam deste tópico.

(2) Quando a palavra iman é usada em conjunto com a palavra Islam. Neste caso, é entendido como uma referência a crenças interiores, como no hadith de Jibril etc., e como no hadith do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) sobre a súplica do funeral: “Ó Allah, quem dentre nós Tu fizeres viver, fá-lo viver no Islam, e quem dentre nós Tu fizeres morrer, fá-lo morrer na fé.” Narrado por at-Tirmidhi, 1-24; ele disse que é hassan sahih. Também foi classificado como sahih por al-Albani, conforme afirmado em Sahih Sunan at-Tirmidhi, 1/299. Isso ocorre porque as ações físicas só podem ser realizadas durante a vida, mas quando alguém está morrendo, tudo o que resta são as palavras e ações do coração.

Diferença entre Islam e Iman

A questão é que quando qualquer uma das palavras, iman ou Islam, é usada sozinha, não há diferença entre elas, quer dizer que cada uma delas, quando usada sozinha, refere-se à religião completa. Se houver alguma diferença entre elas, então a palavra Islam se refere às ações físicas externas e a palavra iman se refere às ações internas do coração. Isto é o que é indicado pelo hadith de Jibril que foi narrado por Muslim em seu Sahih (8) de ‘Umar ibn al-Khattab que disse:

Um dia, quando estávamos com o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele), apareceu diante de nós um homem cujas roupas eram extremamente brancas e seu cabelo era extremamente preto, e não havia sinais de viagem nele. Ninguém entre nós o reconheceu. Ele veio e sentou-se ao lado do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) e apoiou os joelhos contra os dele, colocando as palmas das mãos nas coxas dele. Ele disse: “Ó Muhammad, conte-me sobre o Islam.” O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “O Islam é testemunhar que não há ninguém digno de adoração, exceto Allah e que Muhammad é o Mensageiro de Allah, estabelecer a oração regular, pagar o zakat, jejuar no Ramadan e ir em peregrinação à Casa, se puder.” Ele disse: “Tu falaste a verdade”. E ficamos surpresos quando ele perguntou aquilo e respondeu que a verdade havia sido dita. Então, ele disse: “Fale-me sobre iman (fé, crença)”, o Profeta respondeu: “Significa crer em Allah, em Seus anjos, em Seus Livros, em Seus Mensageiros e no Último Dia, e crer no al-qadar (vontade e decreto divino), sendo ele bom ou ruim.” Ele disse: “Tu falaste a verdade”. E completou: “Conte-me sobre ihsan”. O Profeta respondeu: “Significa adorar a Allah como se tu pudesses vê-Lo, e embora não possas vê-Lo, Ele pode te ver.” Ele disse: “Conta-me sobre a Hora”. O Profeta respondeu: “Quem está sendo questionado não sabe mais sobre isso do que quem está questionando.” Ele disse: “Então, conta-me sobre seus sinais”. O Profeta respondeu: “A escrava dará à luz a sua senhora, e tu verás pastores descalços, nus e indigentes, competindo na construção de arranha-céus.” Assim, ele foi embora e eu fiquei mais algum tempo. Em seguida, o Profeta me disse: “Ó ‘Umar, tu sabes quem foi aquele questionador?” Eu respondi: “Allah e Seu Mensageiro sabem melhor”. Ele disse: “Aquele foi Jibril, que veio te ensinar tua religião”.

O terceiro grau é ihsan

Ihsan significa fazer algo bem, com perfeição e sinceridade. Na terminologia islâmica, seus significados variam de acordo com o uso e podem significar uma de duas coisas:

(1) Quando é mencionado sozinho e não é mencionado em conjunto com Islam ou iman, refere-se à religião como um todo, conforme afirmado acima em relação às palavras Islam e iman.

(2) Quando é mencionado em conjunto com uma ou ambas as palavras Islam e iman, o significado é aperfeiçoamento das ações externas e internas. O Profeta explicou isso de uma maneira que nenhum outro ser criado (além dele, que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) poderia ter explicado, por causa do dom da fala concisa que Allah o concedeu. Ele (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Significa adorar a Allah como se tu O pudesses ver, e embora tu não O vejas, Ele te vê.” Este é o mais alto grau do Islam. Aqueles que alcançam isto são os primeiros em praticar o bem, aqueles que estarão mais próximos de Allah nos mais altos graus do Paraíso.

Categorias de ihsan

O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) nos disse que o grau de ihsan é de duas categorias, uma das quais é mais alta que a outra.

A primeira posição é a mais elevada das duas: isto significa adorar a Allah como se você pudesse vê-Lo. Isso significa que uma pessoa age como se pudesse ver Allah em seu coração, então seu coração fica cheio de luz e as questões do invisível tornam-se quase como aquilo que é visível (ou seja, torna-se muito real para ela). Quem adora Allah com consciência de Sua proximidade, voltando-se para Ele, agindo como se estivesse diante de Allah e olhando para Ele, é obrigado temê-Lo e venerá-Lo.

A segunda posição é a da sinceridade e da consciência de que Allah está sempre observando. Isso significa que uma pessoa age com a consciência de que Allah pode vê-la e está perto dela. Se uma pessoa tiver isso em mente e agir de acordo, então ela será sincera com Allah porque esta consciência a impedirá de prestar atenção a alguém que não seja Allah ou de fazer qualquer coisa pelo bem de qualquer outra pessoa. Se uma pessoa atingir esta posição, será fácil para ela alcançar a posição descrita acima. Por isso o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “e embora tu não O vejas, Ele te vê”. Se uma pessoa realmente entende, ao adorar a Allah, que Ele pode vê-la e conhece todos os seus atos, ocultos e visíveis, internos e externos, e que nada fica oculto para Ele, então será fácil dela passar da posição inferior para a superior, que é a consciência constante de que Allah está perto de Seu servo e está com ele, porque é como se este pudesse vê-Lo. Rogamos a Allah Sua grande generosidade.

Para obter mais informações, consulte as respostas nº (219) e (14055) .

Referência

  1. Ma’arij al-Qubul por Shaikh Hafizh al-Hakami, 20/02-33, 326-328;
  2. Al-Majmu’ ath-Thamin por Ibn Uthaimin, 1/49, 53.
  3. Jami’ al-’Ulum wa’l-Hikam por Ibn Rajab al-Hanbali, 1.106.

A Fonte: Islam Q&A