Todos os louvores são para Allah.
Em primeiro lugar:
Corrigir a intenção, e tê-la em mente quando começar a praticar a ação, é uma das coisas mais importantes na qual o muçulmano deve focar, pois a aceitação ou rejeição de seus atos é baseada nisso, assim como a solidez ou a corrupção do coração.
Aquele que deseja formar uma intenção sadia para seus atos deve prestar atenção ao motivo que o está levando a praticar essa ação, e ele deve ansiar para que seu motivo seja alcançar a satisfação de Allah, exaltado seja, obedecê-Lo e cumprir os Seus mandamentos.
Ao fazer isso, sua intenção será para Allah, exaltado seja. Então, o servo deve manter este motivo original ao praticar o ato, que será sinceramente pela causa de Allah, exaltado seja. Ele não deve se distrair daquilo enquanto realiza a ação, e deve assegurar que seu coração e sua intenção não mudem ou se desviem para algo diferente de Allah, ou associem qualquer outra coisa à sua intenção.
Em segundo lugar:
O servo pode descobrir se está sendo sincero em seu ato e se está se esforçando apenas por Allah, prestando atenção ao seguinte:
* Ele não deve praticar essa ação para que outras pessoas possam vê-lo ou ouvir sobre ele.
Al-Bukhari (6499) e Muslim (2987) narraram que Jundub disse: O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: "Quem fala sobre suas boas ações (para se exibir), Allah o exporá (no Dia da Ressurreição), e quem fizer uma exibição (hipócrita), Allah fará uma exibição dele.”
Al-Haafiz Ibn Hajar (que Allah tenha misericórdia dele) disse:
Al-Khattaabi disse: O que isto significa é que quem quer que faça uma ação que não seja sincera (pela causa de Allah), não importando se as pessoas o vejam ou ouçam sobre ele, será recompensado por isso, pois Allah o exporá, o envergonhará e tornará público o que ele costumava esconder.
E foi dito: quem quer que, através de sua ação, busque um estatuto elevado entre as pessoas, e não pretenda fazê-lo pela causa de Allah, Allah fará com que ele seja comentado entre aqueles com quem buscou alcançar estatuto elevado, mas não haverá recompensa para ele na outra vida.
Fim da citação de Fath al-Baari (11/336).
Al-'Izz ibn 'Abd as-Salaam (que Allah tenha misericórdia dele) disse: Uma exceção à recomendação de esconder as boas obras inclui: alguém que faz sua boa ação abertamente para que seu exemplo possa ser seguido, ou para que as pessoas possam se beneficiar dele, como escrever livros sobre o conhecimento.
Fim da citação de Fath al-Baari (11/337).
Consulte também a resposta à pergunta n° 148158.
* Ele não deve se concentrar muito no elogio ou crítica das pessoas.
Ibn al-Qayyim (que Allah tenha misericórdia dele) disse:
Quando uma pessoa atinge um alto nível de devoção ao seu Senhor e se torna firme nisso, ela se elevará acima da preocupação com o elogio e a crítica das pessoas, e não se regozijará quando as pessoas a elogiarem ou ficará chateada quando a criticarem. Esta é a descrição de alguém que não é influenciado por seus caprichos e desejos, já atingiu a verdadeira servidão ao seu Senhor, e cujo coração tem provado a doçura da fé e da certeza.
Fim da citação de Madaarij as-Saalikin (2/8).
* Esconder suas boas ações e mantê-las em segredo deve ser mais caro para ele do que fazê-las abertamente.
Foi narrado que 'Aasim disse: Se Abu Waa'il rezasse em sua casa, ele soluçava bastante (em choro) e não fazia isso em um lugar onde as pessoas pudessem vê-lo, mesmo se a ele fosse oferecido o mundo inteiro em troca de alguém que o visse naquela situação.
Narrado por Ahmad em az-Zuhd (p. 290).
* Ele anseia por evitar situações em que possa se tornar proeminente e famoso, a menos que isso sirva a um interesse shari’ legítimo.
Ibraahim ibn Adham (que Allah tenha misericórdia dele) disse: “mão é sincero perante Allah aquele que quer se tornar famoso.”
Fim da citação de Ihyaa ‘Ulum ad-Din (3/297).
* Ele não deve aumentar suas boas ações e fazê-las parecer melhores quando as pessoas estão ao seu redor
Foi dito que a sinceridade significa que os atos de uma pessoa são os mesmos, sejam eles feitos de forma aberta ou privada.
A exibição ocorre quando as ações que alguém faz abertamente são melhores do que aquelas que são feitas em privado.
Fim da citação de Madaarij as-Saalikin (2/91).
* Ele deve sempre pensar em si mesmo como insuficiente, e não deve atribuir quaisquer boas ações a si, e deve perceber que todas as bênçãos vêm de Allah, e se não fosse por Allah, exaltado seja, ele estaria condenado.
Allah, exaltado seja, diz (interpretação do significado):
“E, não fora o favor de Allah para convosco, e Sua misericórdia, Ele jamais dignificaria a nenhum de vós, mas Allah dignifica a quem quer.” [an-Nur, 24:21].
* Ele deve rezar muito por perdão (istighfaar) depois de fazer o ato, porque ele sente que foi insuficiente.
As-Sa'di (que Allah tenha misericórdia dele) disse:
Toda vez que uma pessoa termina um ato de adoração, ela deve buscar o perdão de Allah por suas deficiências, e agradecer a Ele por capacitá-la a fazer aquilo. O servo não deve ser como alguém que pensa que aperfeiçoou seus atos de adoração e fez um favor a seu Senhor, e pensa que aquilo lhe conferiu um estatuto elevado, pois tal pessoa merece ser rejeitada e merece que sua ação não seja aceita, assim como o primeiro merece ser aceito e habilitado a fazer mais ações.
Citação de Tafsir as-Sa'di (p. 92).
* Ele deve se alegrar quando Allah o capacita a fazer boas ações.
Allah, exaltado seja, diz (interpretação do significado):
“Dize: ‘Com o favor de Allah e com a Sua misericórdia, então, com isso, é que devem jubilar: isso é melhor tudo quanto juntam.’” [Yunus, 10:58].
Se a pessoa presta atenção a esses assuntos em relação aos seus atos, então há a esperança de que ela seja uma dentre os sinceros.
Quanto a ter certeza de que alguém é sincero em seus atos, não há como se verificar, porque o conhecimento disso está somente com Allah. Mas, o servo deve tomar medidas para atingir a sinceridade, e pedir a Allah, exaltado seja, para capacitá-lo a realizar seus atos de maneira apropriada e sincera, mas ele não deve afirmar que ele ou qualquer outra pessoa tenha alcançado a sinceridade.
E Allah sabe melhor.