Terça-feira 9 Ramadan 1445 - 19 Março 2024
Portuguese

Regras para as mulheres que trabalham fora de casa

Pergunta

Eu sou uma moça de 20 anos estudando engenharia. Eu trabalho durante o verão em uma papelaria para pagar minhas despesas da faculdade, sou pecadora? Eu uso niqab, e às vezes sinto que nenhum homem religioso me propõe (casamento) por esta razão.

Texto da resposta

Todos os louvores são para Allah.

Em primeiro lugar:

O princípio básico é que uma mulher deve permanecer em casa, e não sair, exceto para fins necessários. Allah diz (interpretação do significado):

"E permanecei em vossas casas, e não façais exibição de vossos encantos corporais como a exibição dos idos Tempos da Ignorância." [Al-Ahzaab 33:33].

Embora isso seja dirigido às esposas do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele), isso se aplica às mulheres crentes. Isto apenas foi dirigido às esposas do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) por causa de sua honra e status com o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele), e porque elas são exemplos para as mulheres crentes.

O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: "A mulher é toda 'awrah (parte privada), e se ela sai, o shaitaan eleva suas esperanças (de desviá-la). Ela nunca está mais perto de Allah do que quando permanece em sua casa." Narrado por Ibn Hibbaan e Ibn Khuzaimah; classificado como sahih por al-Albaani em al-Silsilah al-Shahihah, n°. 2688.

E ele (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse a respeito da oração de uma mulher na mesquita: "Suas casas são melhores para elas." Narrado por Abu Dawud (567) e classificado como sahih por al-Albaani em Sahih Abi Dawud.

Para mais informações, consulte a resposta à pergunta nº. 6742.

Em segundo lugar:

É permitido a uma mulher sair de sua casa para trabalhar, mas isso está sujeito a certas condições. Se forem atendidas, é permitido que ela saia. Estas são:

- Que ela necessite trabalhar para adquirir o dinheiro que precisa, como no seu caso.

- O trabalho deve ser adaptado à natureza da mulher, como medicina, enfermagem, ensino, costura, e assim por diante.

- O trabalho deve ser em um lugar que é apenas para as mulheres, e não deve haver mistura com os homens não mahram (mahram = responsável, homem com quem a mulher não pode se casar, ou seu marido).

- Durante o trabalho ela deve observar o hijab shar'i (legislado) completo.

- Seu trabalho não deve levá-la a uma viagem sem um mahram.

- Sua saída para o trabalho não deve envolver a prática de qualquer ação haraam, como estar sozinha com um motorista, ou usar perfume onde não-mahrams podem senti-lo.

- Isso não deve induzir a negligência de coisas que são essenciais para ela, como cuidar de sua casa, marido e filhos.

Shaikh Muhammad ibn Saalih al-'Uthaymin disse: O campo em que uma mulher trabalha deve ser apenas para as mulheres, tal como se ela trabalhar no ensino de meninas, seja na administração ou apoio técnico, ou se ela trabalhar em casa como costureira de roupas para mulheres e assim por diante. Quanto ao trabalho em campos que são para os homens, isso não lhe é permitido porque exige que ela se misture com os homens, que é uma grande fitnah (fonte de tentação e problemas) e deve ser evitada. Deve-se notar que está provado que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: "Não deixei para trás qualquer fitnah que seja mais prejudicial para os homens do que as mulheres; a fitnah dos Filhos de Israel teve relação com mulheres." Portanto, o homem deve manter sua família longe de lugares de fitnah e suas causas, em quaisquer circunstâncias. Fim da citação.

Fataawa al-Mar'ah al-Muslimah (2/981)

Se essas condições forem cumpridas em seu trabalho, então não há nada de errado em fazê-lo insha’Allah.

Pedimos a Allah que lhe conceda um marido justo, porque Ele é capaz de fazer isso.

E Allah sabe melhor.

A Fonte: Islam Q&A