Sábado 18 Shawwal 1445 - 27 Abril 2024
Portuguese

Quando é obrigatório aos homens se casarem?

Pergunta

É obrigatório para os homens se casarem?

Texto da resposta

Todos os louvores são para Allah.

A regra sobre o casamento para homens difere de acordo com suas situações e circunstâncias. O casamento é obrigatório para o homem que pode e deseja se casar, e teme “dificuldades” caso contrário, porque é obrigatório para ele se proteger de praticar atos haram e se manter casto – e isso só pode ser alcançado através do casamento.

Al-Qurtubi disse: se uma pessoa é capaz de se casar e teme se prejudicar ou a seu compromisso religioso caso permaneça solteira, a única maneira de evitar esse dano é por meio do casamento, e não há divergência de opinião entre os estudiosos – eles concordam que o casamento é obrigatório para tal pessoa.

Al-Mardaawi (que Allah tenha misericórdia dele) disse em seu livro Al-Insaaf: Parte Três: aquele que teme “dificuldades”. No caso de tal pessoa, o casamento é obrigatório, e esta é a opinião unânime dos estudiosos... “Dificuldade” aqui significa zinaa (fornicação), de acordo com a opinião correta. Ou foi dito que significa ser condenado por cometer zinaa… O que significa “A menos que ele tema cometer ações proibidas” significa, se ele está certo ou desconfia que fará isso. Em Al-Furu' foi dito: (o casamento) torna-se obrigatório apenas quando ele tem certeza de que fará isso.

(Al-Insaaf, parte 8; Kitaab al-Nikaah, Ahkaam al-Nikaah).

Se ele quer se casar, mas não pode gastar com uma esposa, então ele deve seguir as palavras de Allah (interpretação do significado):

“E que os que não encontram meios para o casamento se abstenham de adultério, até que Allah os enriqueça de Seu favor” [al-Noor 24:33]

Portanto, ele deve jejuar muito, por causa do hadith narrado por Ibn Mas'ud, que disse que o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Ó jovens, quem dentre vós puder se casar, que o faça, pois ajuda a recatar o olhar e proteger as partes íntimas (ou seja, permanecer casto). Quem não puder arcar com esta despesa, jejue, pois isto é uma proteção”.

'Umar disse a Abu'l-Zawaa'id: "Nada o está impedindo de se casar, exceto incapacidade ou imoralidade."

(Ver Fiqh Al-Sunnah, 15-17/2)

O casamento é obrigatório para quem é solteiro e comete pecados como olhar ou beijar. Se um homem ou uma mulher sabe ou pensa que é mais provável que, se não se casar, cometerá zinaa – ou o que estiver sob as mesmas regras ou for semelhante a isto, como a masturbação – então, o casamento é obrigatório. Ainda é obrigatório, mesmo que a pessoa saiba que cometerá pecado após o casamento, porque uma vez que se casou, terá menos probabilidade de cometer pecado, já que ficará distraída, pelo menos parte do tempo, enquanto que se permanecer solteira, ela cometerá pecado o tempo todo.

Quem olhar para as coisas atuais, com tanta imoralidade e tentação por aí, ficará convencido de que a obrigação de casar é ainda mais importante agora do que em qualquer época do passado. Pedimos a Allah que purifique nossos corações, nos afaste das coisas haram e nos ajude a ser castos. Que Allah abençoe nosso Profeta Muhammad.

A Fonte: Sheikh Muhammed Salih Al-Munajjid